• Entrada
  • Artigos
  • Portugal
  • Portugal | Aprovada proposta do PCP para mais 2500 elementos para PSP e GNR

Portugal | Aprovada proposta do PCP para mais 2500 elementos para PSP e GNR

 
 
O parlamento aprovou hoje uma proposta do PCP para a admissão em 2020 de 2.500 novos elementos na PSP e na GNR, de acordo com uma faseamento a propor pelo Governo, ouvidos os sindicatos e associações do setor.
 
A proposta do PCP foi aprovada com a abstenção do PSD e os votos a favor de todos os outros partidos, enquanto a proposta do Bloco de Esquerda com o mesmo objetivo foi rejeitada.
 
Os deputados também aprovaram uma proposta de lei do PSD, de alteração da Lei de Programação de Infraestruturas e Equipamentos das Forças e Serviços de Segurança tutelados pelo Ministério da Administração Interna (MAI).
 
O diploma propõe, "para efeitos de acompanhamento pela Assembleia da República", que o Governo inclua no Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) um capítulo contendo "a informação necessária ao controlo da execução das medidas previstas na atual lei, designadamente a pormenorização das dotações respeitantes a cada projeto, dos contratos efetuados no ano anterior e das responsabilidades futuras deles resultantes".
 
Numa nota justificativa junta à proposta de alteração do Orçamento do Estado para 2020 (OE2020), o PCP salienta que "as forças e serviços de segurança, e particularmente as de maior dimensão e com maiores responsabilidades no combate à criminalidade em geral e à garantia da segurança e tranquilidade das populações, têm vindo, desde há vários anos, a perder efetivos em termo reais".
 
"Para garantir as reposições do número de efetivos existentes há uma década, impõe-se um grande esforço de admissão de novos profissionais nestas forças de segurança" e, nesse sentido, "o PCP considera que, para 2020, se impõe um objetivo exigente de recrutamento que não se traduza do adiamento de uma reposição de efetivos que tem caráter urgente".
 
 
Já o diploma do PSD "estabelece a programação das medidas respeitantes aos investimentos na modernização e operacionalidade das forças e serviços de segurança sob a tutela do MAI para os anos de 2017 a 2021, bem como o financiamento, a forma de execução e as regras em matéria de acompanhamento dessa execução".
 
"Com a presente alteração pretende-se uma informação mais detalhada quanto ao cumprimento da programação e dos objetivos que foram definidos na lei, designadamente quanto à execução dos projetos de infraestruturas e equipamentos nela previstos", lê-se na proposta.
 
Nesta alteração ao OE 2020, o PSD quer que o artigo 4.º da Lei n.º 10/2017, de 03 de março (Lei de Programação de Infraestruturas e Equipamentos das Forças e Serviços de Segurança do MAI) tenha a seguinte redação: para efeitos de acompanhamento por parte da Assembleia de República, o Governo deve incluir no RASI "um capítulo contendo a informação necessária ao controlo da execução das medidas previstas na presente lei, designadamente a pormenorização das dotações respeitantes a cada projeto, dos contratos efetuados no ano anterior e das responsabilidades futuras deles resultantes".
 
Notícias ao Minuto | Lusa | Imagem: © iStock
 
Leia em Notícias ao Minuto: 

Ver o original em 'Página Global' na seguinte ligação:

https://paginaglobal.blogspot.com/2020/02/portugal-aprovada-proposta-do-pcp-para.html

Artigos relacionados

PSP detém dois polícias suspeitos de integrar grupo criminoso violento
PSP detém dois polícias suspeitos de integrar grupo criminoso violento   Dois polícias foram detidos numa operação que a PSP está a realizar, esta quarta-feira, em várias zonas do... 44 views Wed, 27 May 2020, 17:17:05
Idoso de 80 anos sofre queimaduras em incêndio habitacional no Murtal
Idoso de 80 anos sofre queimaduras em incêndio habitacional no Murtal Por Redação 19 maio 2020 Um idoso, 80 anos, sofreu queimaduras graves, na sequência de um incêndio habitaciona... 145 views Wed, 20 May 2020, 01:50:55
Ucraniano esteve 15 horas preso numa sala. Enfermeiro diz que avisou S...
Ucraniano esteve 15 horas preso numa sala. Enfermeiro diz que avisou S...   O ucraniano que morreu no Centro de Instalação Temporária (CIT) do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (S... 111 views Sun, 10 May 2020, 23:14:07
Furto de motociclos “disparou” em abril e PSP avança com medidas preve...
Furto de motociclos “disparou” em abril e PSP avança com medidas preve...   04 ABRIL 2020 O furto de motociclos aumentou no concelho de Cascais no período em que... 164 views Mon, 04 May 2020, 23:05:57
Apanhado pela PSP a assaltar Burger King de Abóboda a 150 metros de ca...
Apanhado pela PSP a assaltar Burger King de Abóboda a 150 metros de ca... Por Redação 29 abril 2020 Agentes da PSP de Trajouce detiveram um homem, 32 anos, que assaltou o Burger Kin... 238 views Thu, 30 Apr 2020, 14:34:49
Crimes caem para metade. Mas aumentam denúncias de violência doméstica...
Crimes caem para metade. Mas aumentam denúncias de violência doméstica...   Um relatório do Ministério da Administração Interna (MAI) sobre o segundo estado de emergência mostra que ... 110 views Thu, 30 Apr 2020, 15:00:00

Partido Comunista Português, Segurança

  • Criado em .
  • Visualizações: 110

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
29, maio 2020

A família de Mahfouda Elfakir denuncia estar sob prisão domiciliar

em Mundo

por Abril de Novo Magazine

PUSL.- Bamba Elfakir, pai da ativista e recentemente libertada Mahfouda Elfakir, denuncia que a libertação da sua filha foi fictícia. A casa da família de Mahfouda está a partir do dia da sua libertação, depois…
29, maio 2020

Avivar memórias na informação

em Portugal

por Abril de Novo Magazine

O ObservadorDos meninos do dinheiro  & do J.Manuel Fernandes “A publicação online é detida pela empresa Observador On Time,  tem no empresário português Luís Amaral o seu grande acionista. Através da Amaral e Hijas Holdings,…
29, maio 2020

NO CAMINHO CERTO

em Portugal

por Classe Política

  O país e o mundo vivem com a Pandemia que nos tem flagelado uma situação nova e inesperada para a qual ninguém estava preparado nem tinha soluções pré definidas para ocorrer aos profundos e…
29, maio 2020

O sucesso de Cuba com a Covid-19 explicado de dentro

em Mundo

por Gabriel Deslandes

Cuba é um dos países com um dos sistemas de saúde de maior reconhecimento no mundo e, durante a pandemia da Covid-19, isso foi demonstrado mais uma vez. É o que os números apontam: no…
29, maio 2020

Brasil tem 26.754 mortes por Covid-19, diz ministério

em Mundo

por Brasil24/7

    247 - O balanço do Ministério da Saúde de casos confirmados e mortes provocadas pela Covid-19 mostram que o país registra 26.754 mortes. Nesta quarta eram 25.598. Foram 1.156 registros de morte incluídos…
29, maio 2020

Bolsonaro volta a criticar isolamento e diz que fechar economia foi 'desgraça'

em Mundo

por Brasil24/7

    247 - Em sua live semanal nesta quinta-feira (28), Jair Bolsonaro voltou a defender o fim do isolamento, apesar da curva do contágio do coronavírus continuar a subir. "Terrível a desgraça que fizeram…
29, maio 2020

'São pessoas de bem', diz Bolsonaro sobre alvos da operação contra fake news

em Mundo

por Brasil24/7

    247 - Jair Bolsonaro voltou a atacar a impensa ao falar sobre o inquérito da fake news aberto pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ele isentou os apoiadores investigados pela Polícia Federal e afirmou…
29, maio 2020

Da análise às tarefas: por onde começar?

em Mundo

por resistir.info

por Caio Andrade  "Os filósofos apenas interpretaram o mundo de diferentes maneiras; porém, o que importa é transformá-lo" . Não é necessário ser especialista na obra de Marx para capturar o sentido da famosa tese…
29, maio 2020

Na Suíça, os bordéis vão regressar primeiro do que alguns desportos

em Mundo

por ZAP in ZAP

    Na Suíça, os chamados profissionais do sexo vão poder regressar brevemente ao ativo. No entanto, desportos que envolvam contacto físico permanecem proibidos no país.   O ministro da Saúde helvético entende que as…
29, maio 2020

Trump assina ordem executiva que retira proteção de redes sociais após polêmica com Twitter

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© REUTERS / Leah Mills O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quinta-feira (28) uma ordem executiva que permite que redes sociais sejam legalmente responsabilizadas em processos. Antes de assinar o documento, Trump…
29, maio 2020

Afastado juiz que disse que “fechar as pernas” impedia agressão sexual

em Mundo

por ZAP in ZAP

  Um juiz de Nova Jersey, nos Estados Unidos (EUA), que disse que fechar as pernas poderia evitar uma agressão sexual foi impedido de presidir um tribunal, tendo sido afastado da Suprema Corte do Estado.…
29, maio 2020

Após 16 meses no governo Bolsonaro, Moro condena “notícias falsas” e “campanhas difamatórias”

em Mundo

por Brasil24/7

    Revista Fórum - O ex-ministro Sérgio Moro usou as redes sociais nesta quinta-feira (28) para defender a operação conduzida pela Polícia Federal contra empresários, blogueiros e parlamentares bolsonaristas alvos de inquérito que investiga…
29, maio 2020

COVID-19 e HIV agem da mesma forma para driblar as defesas humanas, aponta estudo chinês

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© AP Photo / NIAID-RML Pesquisadores na China apresentaram notícias bastante preocupantes e estão alertando que os vírus COVID-19 e o HIV apresentam características e táticas semelhantes, algo que pode significar que a humanidade terá…
29, maio 2020

O presidente dos portuenses que é “amigo” do presidente dos portistas tem um Conselho Superior para dar

em Portugal

por in 'Estátua de Sal'

(Pedro Candeias, in Expresso Diário, 28/05/2020) Durante anos, duas vezes por ano nos anos antes de Cristo, celebravam-se em Roma dois festivais dedicados à Bona Dea, a Boa Deusa. Estas duplas comemorações tinham as suas particularidades…

Fins

2 acessos

29, maio 2020

Fins

em Portugal

por Ladrões de Bicicletas (João Rodrigues)

Confirma-se que é hoje mais fácil pensar o fim da esquerda neste continente do que o fim da UE, do que o fim desta forma de império liberal. A esquerda dominante continua a querer salvar…
29, maio 2020

O real significado do envio de combustível do Irã para a Venezuela

em Mundo

por Brasil24/7

      Assistimos nos últimos dias, desde 25 de maio, a chegada à Venezuela de vários grandes petroleiros transportando mais de meio bilhão de litros de gasolina e derivados petroquímicos para ativar as grandes…
29, maio 2020

Coronavírus Significa a Hora Zero para a União Europeia Por Thomas Ferguson e Edward J. Kane

em Mundo

por franciscogtavares in 'A Viagem dos Argonautas'

    U Seleção e tradução de Júlio Marques Mota   Texto 38. Coronavírus Significa a Hora Zero para a União Europeia Por  Edward J. Kane Publicado por  em 16/03/2020 (“Coronavirus Means Zero Hour for…
29, maio 2020

EUA | São Francisco: uma cidade de desigualdades

em Mundo

por Página Global

    A cidade que se esvai São Francisco, em tempos um pilar do tech-capitalism e actualmente a segunda cidade mais cara da América (apenas atrás de Nova Iorque), desvia-se pelas ruas da amargura.   Inês Pedrosa…
29, maio 2020

Infarmed suspende hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19

em Portugal

por ZAP in ZAP

  O Infarmed suspendeu o uso de hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19. Para além da OMS, outros países já tomaram a mesma decisão que Portugal.   A decisão vem no mesmo sentido da…
29, maio 2020

Os direitos também estão de quarentena?

em Portugal

por António Duarte

A primeira página do último Jornal da Fenprof é dominada por uma mensagem forte e muito oportuna: os direitos laborais dos professores não estão de quarentena. Têm, agora e sempre, de ser respeitados. Uma ideia…
29, maio 2020

A chantagem da CIP está a atenuar-se...?

em Portugal

por Ladrões de Bicicletas (João Ramos de Almeida)

Fonte: MTSSS, GEP   ... ou será apenas uma pausa até se perceber o que serão os novos apoios públicos? Ou será que o desconfinamento está a funcionar? Ou um pouco de tudo? Ver original…
29, maio 2020

Bons resultados não se traduzem em aumentos dignos na Panasqueira

em Portugal

por in AbrilAbril

As previsões continuam a ser favoráveis para o ano corrente, apesar do surto epidémico, mas esse facto não leva a que aqueles que criam a riqueza vejam os seus salários valorizados. Foto de Arquivo: Minas…
29, maio 2020

28 de maio de 1926

em Portugal

por Carlos Esperança in 'PONTE EUROPA'

Há 94 anos teve lugar o golpe de Estado de que viriam a apropriar-se as pessoas erradas para a mais longa ditadura europeia. O integralismo lusitano, o nacional-sindicalismo e a Cruzada Nun’Álvares tinham feito o…
29, maio 2020

Puro desconchavo

em Portugal

por Vitor Dias in "O Tempo das Cerejas"

O azar de um liberal No «Observador» (é o melhor sítio para uma coisa destas) um tal Diogo Prates que é apresentado como tendo sido cabeça de lista da Iniciativa liberal por Setúbal sentencia que…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
Atividades Recentes
Aqui ainda não existem atividades

Últimos posts (País e Mundo)

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • Plataforma Cascais juntou-se ao grupo Conversando sobre o País e o Mundo
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate