portugal001Diferentes perspetivas informativas e opinativas sobre o país

  • jorge rocha in 'Ventos Semeados'
  • Portugal

O homem certo no lugar certo!


A propósito da aquisição pelo Estado de uma posição maioritária no capital da TAP não resisto a contar uma história pessoal. Durante anos geri uma empresa de manutenção, que passou da lógica de pequenina e honrada, para uma maior ambição, que a tornou prestadora de serviços nalgumas das maiores marcas presentes no mercado, daquelas que todos conhecem por serem referências maiores quanto ao seu peso no PIB nacional.

 

Habituados ao contexto anterior muitos dos colaboradores - sobretudo a nível de encarregados gerais - vinham intimidados questionar-me como seria possível corresponderem a desafios novos tornados possíveis por ganharmos concursos, que obrigavam a sempre se contratar mais gente e subcontratar algumas competências de que ainda não dispúnhamos.

 

A minha reação era invariavelmente a mesma:

 

- Sei que não vai ser fácil, mas se o fosse não se justificaria que aqui estivéssemos! É por se tratar de desafio difícil, que somos nós a assumi-lo!

 

Felizmente a realidade deu-me razão: nos anos seguintes o volume de vendas esteve sempre a crescer e os critérios quantitativos e qualitativos dos clientes para apreciarem o nosso desempenho foram sempre positivos. Muitas vezes a considerarem-nos próximos da excelência.

 

Quando me reformei foi essa a herança, que passei a quem me sucedeu.

 

Vem isto a propósito de Pedro Nuno Santos que, merece da imprensa em geral uma permanente contestação. José Miguel Júdice fala...

Partido Socialista

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 58

Governo chega a acordo com acionistas privados e fica com 72,5% da TAP

(Comentário:
Ver: A escolha que sobrava para a TAP)
 
02/07/2020
 

O Governo anunciou hoje que chegou a acordo com os acionistas privados da TAP, passando a deter 72,5% do capital da companhia aérea, por 55 milhões de euros.

“De forma a evitar o colapso da empresa o Governo optou por chegar a acordo por 55 milhões de euros”, referiu o ministro das Finanças, João Leão, numa conferência de imprensa conjunta com o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.

O Estado aumenta a participação na TAP dos atuais 50% para 72,5%.

Ver o original em 'Plataforma Media' na seguinte ligação:

https://www.plataformamedia.com/2020/07/02/tap-governo-chega-a-acordo-com-acionistas-privados-e-fica-com-725-da-companhia-aerea/

Transportes

  • Criado em .
  • Visualizações: 26

PCP não aprova o Orçamento Suplementar

Os comunistas chumbam um Orçamento que prolonga «o corte de salários a centenas de milhares de trabalhadores e canaliza milhões e milhões para o grande capital».

CréditosMIGUEL A. LOPES / LUSA

Um caminho errado que, segundo o líder parlamentar do PCP, «mantém uma situação insuportável para quem sofre esses cortes, um caminho de retracção do mercado interno e constrangimento na dinamização económica de que o País precisa».

Na discussão na especialidade, o PCP apresentou mais de 50 propostas que foram, na sua larga maioria, chumbadas pela convergência PS/PSD, mantendo o desequilíbrio inicial entre os benefícios e privilégios ao capital e a falta de resposta aos problemas dos trabalhadores.

Para João Oliveira, faltam soluções que garantam os salários a 100%, o emprego e os direitos com a proibição dos despedimentos, o investimento público e os apoios que viabilizem o conjunto de micro e pequenas empresas confrontadas com a redução ou mesmo a cessação forçada da sua actividade. Mas também o alargamento dos apoios sociais e a garantia de meios de subsistência a quem ficou sem eles, para além da necessidade de «dotar o Serviço Nacional de Saúde da capacitação indispensável para responder às necessidades imediatas no plano sanitário e para reforçar o nível de resposta exigível à garantia dos cuidados de saúde em geral».

«Em contraste, aprofundam-se privilégios e benefícios ao capital e aos grupos económicos como o prolongamento do lay-off associado agora a novas...

Partido Comunista Português, Assembleia da República

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 33

Ex-ministro da Saúde Correia de Campos alerta para “dias difíceis” até Setembro

correia de campos

“Preparemo-nos para o que aí vem”, avisou o antigo ministro na apresentação de um manifesto que propõe medidas para “salvar” o Serviço Nacional de Saúde.

 

O ex-ministro da Saúde Correia de Campos alertou esta terça-feira para os “dias difíceis, até mais que os actuais”, nos próximos meses, devido à covid-19 e a 1,5 milhões de pessoas que vão andar pelo país até Setembro.

Falando na apresentação de um manifesto que propõe várias medidas para “salvar” o Serviço Nacional de Saúde (SNS), que também assinou, o antigo ministro, a propósito do período de férias de Verão e da propagação do novo coronavírus, que provoca a doença covid-19, avisou: “Preparemo-nos para o que aí vem.”

“Assinei o manifesto porque tem os pontos mais importantes do que é necessário fazer no SNS”, explicou, falando depois da “situação complicada” na região de Lisboa e Vale do Tejo, com muitos casos de novas infecções pela covid-19. “Das 600 ou 700 mil pessoas que não têm médico de família, 80% estão em Lisboa. Lisboa foi abandonada durante décadas. Eu também abandonei Lisboa”, disse o antigo ministro.

Questionada pela Lusa à margem da cerimónia, a ministra da Saúde, Marta Temido, comentou o alerta de Correia de Campos sobre a mobilidade em tempo de férias assim: “Preocupação com esses movimentos em si, não; com alguma menor consciência relativamente aos riscos em que as pessoas incorrem, sim.” A propósito dessa maior mobilidade em...

Saúde, Covid-19

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 66

A escolha que sobrava para a TAP

(Daniel Oliveira, in Expresso Diário, 02/07/2020)

Daniel Oliveira

Já o escrevi demasiadas vezes para ter de desenvolver muito mais: a renacionalização da TAP, depois da estranhíssima privatização na 25ª hora organizada por Passos (quando já sabia que não seria primeiro-ministro), foi uma fraude política. Uma fraude política dirigida por António Costa, executada pelo seu amigo Lacerda Machado – que depois foi nomeado para o Conselho de Administração da companhia aérea – e pelo qual deu a cara o agora eurodeputado Pedro Marques. O seu sucessor no Ministério limita-se a ter de resolver o que todos recebemos. A cláusula do contrato, que permite aos privados recuperarem os cerca de 200 milhões que emprestaram  à TAP através de prestações acessórias no caso do Estado reforçar a sua posição acionista, é a confissão da própria fraude.

Escrevi,, há uns dias, que havia três escolhas possíveis: meter mais dinheiro na TAP e manter esta situação pantanosa e insustentável, nacionalizar a TAP por via de aumento de capital ou de outra forma, ou permitir que TAP fosse à falência– deixando de ter uma companhia de bandeira ou criando uma nova, mais pequena, ao lado. À hora a que escrevo ainda não é claro se o controlo público se fará a bem ou a mal. Espero que seja a bem. A boa notícia é que foi posta de lado a possibilidade da injeção de dinheiro público sem controlo público. Não repetiremos Novo Banco, porque não entregamos o dinheiro do Estado...

Transportes, Privatização

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 75

Salvar o SNS – Estamos do lado da solução

Manifesto Salvar o SNS Estamos do lado da solução

Entendemos estar a viver o tempo em que se decide a sobrevivência do SNS – ou o defendemos, valorizamos e reforçamos ou, no embate e “desnatação” para os privados, vai-se tornar um sistema minimalista de cuidados de Saúde, de tratamento da patologia não rentável, desvalorizado pelos cidadãos com rendimentos médios e altos e com missão assistencialista e residual para os cidadãos mais desfavorecidos. É agora ou nunca.

 
Vivemos tempos de pandemia que põem à prova a opção política adotada para a enfrentar, a vitalidade e o desgaste do SNS e o posicionamento dos prestadores privados. Apesar de terem decorrido apenas alguns meses desde o seu início, e de não existir uma avaliação definitiva, é já possível confrontar as políticas seguidas e o desempenho dos serviços de saúde de vários países com os seus resultados. As políticas neoliberais de desmantelamento dos serviços públicos de saúde ou a adoção da estratégia de não combate ao contágio para atingir rapidamente a imunidade de grupo acarretam enormes riscos para as pessoas mais fragilizadas e têm levado a maior mortalidade, desorientação e sofrimento das populações, com a inevitável afetação da...

Saúde, Política de saúde

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 151

Empresa tenta dissuadir plenários de trabalhadores vidreiros

A administração da Carl Zeiss tentou dissuadir a participação dos trabalhadores nos plenários, com o argumento do «estado de calamidade em Lisboa» e a proibição de ajuntamentos.

Créditos / STIV

Os trabalhadores da empresa Carl Zeiss, em Setúbal, organizados no Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Vidreira (STIV/CGTP-IN), responderam à atitude unilateral da empresa de romper com as negociações salariais em curso, através da realização de três plenários, diurno e nocturnos, nos dias 29 e 30 de Junho.

O sindicato refere que se aprovou uma nova posição negocial a apresentar na reunião do dia 2 de Julho com a administração, na sequência da qual serão decididas novas formas de luta.

O STIV denuncia ainda que a administração tentou dissuadir a participação dos trabalhadores nos plenários, através de um comunicado enviado no domingo, com o argumento do «estado de calamidade» na Área Metropolitana de Lisboa e a «proibição» de ajuntamentos superiores a dez pessoas.

A generalidade de Portugal continental entrou, esta quarta-feira, em situação de alerta, com excepção da Área Metropolitana de Lisboa, onde 19 freguesias continuam em situação de calamidade e as restantes passam à de contingência.

Porém, a estrutura sindical lembra que as reuniões gerais de trabalhadores não são «ajuntamentos» na via pública e a actividade sindical não está suspensa.

Os plenários realizaram-se, como previsto, no espaço do parque de estacionamento da fábrica...

Trabalho

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 23

Setúbal exige requalificação urgente da Secundária du Bocage

O Município sadino e a comunidade educativa alertam para o «elevado estado de degradação» da Escola Secundária du Bocage, com mais de 70 anos, e exigem uma intervenção urgente por parte do Governo.

Créditos / Mapio

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou esta terça-feira, em reunião pública, uma moção para a realização de obras urgentes de requalificação da Escola Secundária du Bocage, associando-se a alunos, professores, funcionários não docentes, pais e encarregados de educação daquele estabelecimento de ensino. 

Em causa, refere a autarquia num comunicado, está a necessidade de suprir um conjunto de «problemas e patologias» identificados e apetrechar a escola com os «equipamentos e recursos indispensáveis à continuidade do percurso educativo que tem trilhado ao longo dos tempos».

Na moção aprovada no dia 1, a Câmara Municipal de Setúbal lembra que o edifício da escola, com mais de 70 anos, está há cerca de 20 sem obras de requalificação ou manutenção, colocando em risco a segurança de todas as pessoas que frequentam o estabelecimento.

«O antigo Liceu de Setúbal, instituição com mais de 160 anos de história, apresenta vários problemas estruturais, assim como evidentes sinais de degradação, nomeadamente ao nível da cobertura, que conduzem a infiltrações frequentes nas salas de aula, corredores e noutros espaços», lê-se na nota. 


À lista de preocupações somam-se as caixilharias em mau estado, balneários inadequados e «subdimensionados», mobiliário...

Educação

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 60
  • Ladrões de Bicicletas (João Rodrigues)
  • Portugal

A música agora tem de ser mesmo outra


Qualquer intervenção do Estado na TAP implicará que o Estado acompanhe todas as decisões que são tomadas com impacto na vida da empresa (...) A música agora é outra na TAP (...) É bom que estejamos conscientes que a missão é salvar a TAP e não nenhum acionista em particular (...) Estamos interessados que parceiros nos acompanhem na intervenção na empresa. Se não acompanharem, o Estado não deixará cair a empresa. Mas isso terá consequências na relação societária (...) O Estado está a acompanhar a situação tremendamente difícil da TAP e a estudar diferentes alternativas de intervenção e a discutir o seu futuro de acordo com interesse nacional, e não de qualquer interesse particular. A TAP sem intervenção pública não tem qualquer possibilidade de sobreviver.



Pedro Nuno Santos, 28 de Abril de 2020.

A perturbação da elite compradora e dos seus ideólogos com a nacionalização da TAP é visível. Não estão habituados a ter governantes que defendem de forma intransigente o interesse nacional, o que obviamente exige um controlo público da empresa. Lentamente, demasiado lentamente, até o Primeiro-Ministro parece estar a ser compelido pela realidade que tem muita força.

A perturbação de Manuel Carvalho é então visível em mais um editorial do Público. Como não tem coragem para defender a falência de uma empresa reconhecidamente crucial para a economia nacional, embora garanta que “é há décadas uma ferida aberta na vida do país”, somos confrontados com um penoso texto cheio de...

Transportes, Nacionalização

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 37

Despedidos por participarem em plenário sindical

Depois de terem participado num plenário com dirigentes sindicais, os trabalhadores do Praia da Lota Resort foram chamados pela direcção e informados de que os seus contratos não seriam renovados.

Sindicato considera que «a elevação salarial no sector do turismo é uma emergência nacional». Créditos

Os trabalhadores do Praia da Lota Resort, em Manta Rota, Vila Nova de Cacela, foram alvo de «repressão patronal» por terem participado no plenário de trabalhadores realizado esta terça-feira, denuncia o Sindicato da Hotelaria do Algarve (CGTP-IN).

Numa nota, o sindicato refere que, depois de terminado o plenário, em que os dirigentes sindicais informaram os trabalhadores dos seus direitos e deveres, estes foram chamados pela direcção da empresa para serem informados de que os seus contratos não seriam renovados por terem participado na reunião.

Uma das empregadas de andares, contratada em Junho para fazer a época alta, e que ainda estava no período experimental, foi imediatamente despedida, apesar de o número de funcionárias para esta tarefa ser insuficiente, afirma a estrutura sindical.

«Esta situação configura uma grave violação dos direitos dos trabalhadores, nomeadamente o direito à liberdade sindical e à actividade sindical na empresa, consagrado no Código do Trabalho e na Constituição da República Portuguesa», pode ler-se na nota.

O sindicato solicitou de imediato a intervenção da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e repudia o que considera ser uma...

Trabalho

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 29

Um certo amadorismo…

«Portal das Matrículas continua a dar problemas: prazo para renovação é até 12 de Julho

Há dezenas de queixas de encarregados de educação que não conseguem aceder ao site.» (in  Público)

O trocadilho é fácil, mas torna-se irresistível. Há um evidente amadorismo na forma como os serviços da administração educativa, tutelados pela SE Susana Amador, estão a lidar com o problema das matrículas e da sua renovação, este ano feitas exclusivamente através do Portal das Matrículas.

Há vários dias que o portal se encontra inacessível ou com acesso muito difícil e limitado aos encarregados de educação.  Trata-se, obviamente, de um problema de falta de capacidade do sistema, que se resolve contratando servidores mais potentes para alojar o site das matrículas.

Mas em vez de resolverem o problema, tornado inevitável ao colocarem toda a gente a aceder ao mesmo tempo, preferem negar a sua existência – nós é que somos uns nabos informáticos, que não sabemos ser pacientes nem usar devidamente o sistema – e, por via das dúvidas, alargar sucessivamente os prazos: já vai em 12 de Julho, e não sabemos se fica por aqui.

Para poupar umas centenas de euros na migração de servidores, Susana Amador sujeita-se mesmo ao ridículo – e ao cúmulo do amadorismo! – de recorrer à sua página pessoal no Facebook para tentar justificar a incompetência dos decisores. E fazer recomendações aos pais que não conseguem aceder…

Educação

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 42

Irmandade de Braga exigiu “donativo” de 10 mil euros para aceitar idosa no lar

A filha de uma utente do lar de idosos da Irmandade de Santa Cruz, em Braga, denunciou esta quinta-feira que em 2018 teve de pagar um “donativo” de 10 mil euro por uma vaga, contrariando uma acusação do Ministério Público.

 

O Ministério Público (MP) acusou um ex-provedor daquela irmandade de “solicitar ou exigir” o pagamento de quantias monetárias para a admissão de utentes para o lar de idosos, mas indicava que este procedimento terminou em 2017, após a entrada do novo provedor.

Em fevereiro de 2018, porém, e segundo contou à Lusa Maria Pereira Reis, a irmandade pediu-lhe um donativo de 10 mil euros como contrapartida de vaga para a admissão da mãe no lar. “A diretora técnica disse-me que havia vaga para a minha mãe, na condição de aceitar as condições deles. E as condições passavam por fazer um donativo de 10 mil euros, alegadamente destinada a melhorar a qualidade dos serviços prestados”, afirmou.

A Lusa teve acesso ao recibo emitido pela irmandade, que dá conta de um “donativo” de 10.001,54 euros. Outra condição era o pagamento de uma mensalidade de 700 euros.

A filha manifestou-se convencida de que o seu não deverá ser “nem pouco mais ou menos um caso único”. Adiantou que a família se prepara para avançar com uma queixa no Ministério Público contra a irmandade, por alegados “atropelos constantes” à lei.

Segundo a acusação, a que a Lusa teve acesso, a Irmandade é igualmente arguida no processo. O...

IPSS

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 50

Mais de cem viaturas em defesa do Hospital dos Covões

A buzinar ininterruptamente, os carros percorreram a cidade de Coimbra durante a tarde, na defesa do Hospital dos Covões, terminando na Praça da Canção, onde decorreu um comício drive in.

CréditosPaulo Novais / Agência Lusa

Mais de cem viaturas concentraram-se hoje na Praça da Canção, em Coimbra, num comício drive in, em defesa do Hospital dos Covões, com intervenientes a pedirem uma reversão da fusão com os Hospitais da Universidade de Coimbra.

Com uma parte das pessoas dentro dos carros, a substituir as palmas por buzinas, e uma outra parte fora, junto ao palco da Praça da Canção, vários intervenientes, a maioria profissionais de saúde, deram voz às suas preocupações em relação ao Hospital dos Covões, integrado no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) em 2011.

A antiga diretora clínica do Hospital dos Covões, Deolinda Portelinha, foi uma das primeiras a subir ao palco, onde mostrou preocupação com aquilo que tem sido o passado recente do hospital, desde unidades com novas instalações que foram desmanteladas à rejeição da instalação da maternidade do CHUC na área daquele hospital.

«O hospital foi desactivado em diversas áreas com prejuízo para a saúde de Coimbra e da região», frisou Deolinda Portelinha, notando que o ataque surgiu ao mesmo tempo que «passaram a florescer as [unidades de saúde] privadas» na cidade.

Também Rui Pato, antigo presidente do Conselho de Administração do Hospital dos Covões, criticou o «desmantelamento» daquela...

Saúde

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 29

Garantir condições de higiene, saúde e segurança a quem trabalha

Diana Ferreira* - 02/07/2020
 

Nos últimos tempos têm sido muitos os aplausos e o reconhecimento a trabalhadores que garantem serviços e bens fundamentais para o país – trabalhadores que o fazem todos os dias e que todos os dias correm riscos no cumprimento das suas funções, mesmo antes do surto que o país enfrenta.

O momento pelo qual passamos evidenciou a realidade laboral destes trabalhadores e demonstrou bem a enorme importância do escrupuloso cumprimento de todas as normas de higiene, saúde e segurança no trabalho.

Sendo fundamental garantir aos trabalhadores que estes podem trabalhar e que são efectivamente cumpridas medidas de prevenção de contágio, importa também que as entidades patronais cumpram efectivamente com as demais medidas de prevenção de outras doenças, de doenças profissionais e de acidentes de trabalho.

A prestação do trabalho em condições de higiene, segurança e saúde é um direito constitucional dos trabalhadores, devendo as entidades patronais assumir as suas responsabilidades nesta matéria e devendo o Estado, nomeadamente através da ACT, assegurar a efectiva fiscalização e acção punitiva em caso de incumprimento.

Propusemos um suplemento de 20% sobre o valor base da remuneração para todos os trabalhadores que foram e têm sido chamados a desempenhar funções essenciais

O PCP tem intervindo em diferentes momentos sobre este assunto. Propusemos um suplemento de 20% sobre o valor base da remuneração para...

Trabalho

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 32

Portugal com ‘stock’ e acesso imediato a medicamento remdesivir – Infarmed

01/07/2020
 
 

O Infarmed assegurou hoje que Portugal tem ‘stock’ disponível e reserva para uso imediato do medicamento remdesivir, que tem sido usado contra a covid-19, e que o laboratório não antecipa constrangimentos no seu acesso aos doentes portugueses.

“Podemos informar que existe ‘stock’ disponível do medicamento remdesivir, de acordo com as alocações que têm vindo a ser feitas ao nosso país, constituindo uma primeira reserva que garante o acesso imediato ao medicamento”, destacou, em comunicado, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde.

O Infarmed revelou ainda que, após contacto com o laboratório titular do medicamento remdesivir, este confirmou que “antecipa que não venha a existir qualquer constrangimento no acesso ao tratamento por parte dos doentes portugueses, tendo a garantia de acompanhamento conjunto da situação”.

A autoridade para o medicamento em Portugal explica que o remdesivir obteve um parecer positivo do Comité de Medicamentos de Uso Humano (CHMP) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), “cuja autorização deverá ser concedida em breve pela Comissão Europeia”.

O parecer emitido tem a indicação terapêutica para o tratamento da covid-19 em adultos e adolescentes a partir dos 12 anos com pneumonia e que requerem oxigénio suplementar, acrescenta.

“Esta autorização será condicional por ainda se aguardarem resultados confirmatórios”, sublinha o comunicado.

A nota realça ainda que...

Saúde

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 33

PSD vai abster-se na votação final global e viabiliza Orçamento Suplementar

(Comentário:

Já tardava a confirmação política do Bloco Central. Paz à defunta Geringonça. Tudo vai voltando ao 'normal')

Manuel de Almeida / Lusa

 

O PSD vai manter a abstenção na sexta-feira na votação final global do Orçamento Suplementar, tal como fez na generalidade, o que significa a viabilização do documento.

 

“Não vemos razões, pela forma como decorreu a discussão na especialidade, para o PSD mudar o sentido de voto de abstenção”, disse à Lusa o presidente social-democrata Rui Rio.

No dia da votação na generalidade, o líder do PSD já tinha admitido que dificilmente o partido mudaria o seu sentido de voto.

“Só se houvesse uma alteração profundíssima é que alterávamos o sentido de voto, penso que não vai haver uma alteração profundíssima, o diploma vai para a votação final mais ou menos parecido”, disse.

Rio afirmou por várias vezes que o partido iria analisar o Orçamento Suplementar com vontade de “ajudar”, salientando que faria depender o voto não da “aceitação desta ou daquela medida”, mas da avaliação se o documento responde às necessidades do país até final do ano face às consequências da pandemia de covid-19.

O PCP anunciou esta quinta-feira que vai votar contra o Orçamento Suplementar na votação final global agendada para sexta-feira na Assembleia da República, depois de se ter abstido na votação na generalidade.

Esta é a primeira vez, em cinco anos, que o PCP vota contra um orçamento do Governo minoritário do PS...

Partido Socialista, Partido Social Democrata, Assembleia da República

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 27

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
03, julho 2020

Bolsonaro veta uso obrigatório de máscaras em comércio, templos e repartições públicas

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

Presidente alegou que uso de máscaras em locais fechados pode ser classificado como "violação de domicílio" e vetou trecho do projeto de lei que obrigava o poder público a fornecer máscaras para a população mais…
03, julho 2020

Irmandade de Braga exigiu “donativo” de 10 mil euros para aceitar idosa no lar

em Portugal

por Lusa in ZAP

(CC0/PD) rawpixel / Pixabay   A filha de uma utente do lar de idosos da Irmandade de Santa Cruz, em Braga, denunciou esta quinta-feira que em 2018 teve de pagar um “donativo” de 10 mil…
03, julho 2020

Estudo concluiu que o Brasil terá 8 milhões de infetados, seis vezes mais do que o número oficial

em Mundo

por ZAP in ZAP

António Lacerda / EPA   O Brasil terá pelo menos oito milhões de infetados pelo novo coronavírus, quase seis vezes mais do que o número oficial, segundo um estudo encomendado pelo Ministério da Saúde, que…
03, julho 2020

Número de infetados em lar de Alcabideche sobe para 52

em Cascais

por Portal CASCAIS

O número de infetados com covid-19 no lar de Alcabideche, em Cascais, no distrito de Lisboa, subiu para 52 depois de terem sido realizados os testes aos colaboradores da instituição, indicou hoje fonte do município.…
03, julho 2020

Um certo amadorismo…

em Portugal

por António Duarte

«Portal das Matrículas continua a dar problemas: prazo para renovação é até 12 de Julho Há dezenas de queixas de encarregados de educação que não conseguem aceder ao site.» (in  Público) O trocadilho é fácil,…
03, julho 2020

EUA criticados por açambarcamento de Remdesivir

em Mundo

por Página Global

    Os Estados Unidos são alvo de críticas crescentes depois de terem anunciado a compra da quase totalidade dos próximos três meses de produção de Remdesivir, um antiviral usado para tratar a Covid-19. "Nunca…
03, julho 2020

Governo chega a acordo com acionistas privados e fica com 72,5% da TAP

em Portugal

por Filipe Sousa

(Comentário: Ver: A escolha que sobrava para a TAP)   02/07/2020   O Governo anunciou hoje que chegou a acordo com os acionistas privados da TAP, passando a deter 72,5% do capital da companhia aérea,…
03, julho 2020

ONU prevê encerramento de 2,7 milhões de empresas na América Latina

em Mundo

por Filipe Sousa

02/07/2020   A pandemia vai provocar o encerramento de 2,7 milhões de empresas na América Latina, microempresas sobretudo, e a destruição de 8,5 milhões de postos de trabalho, revelou a Comissão Económica para a América…
03, julho 2020

Concursos de covid-19 nos EUA. O primeiro a ser infetado recebe prémio

em Mundo

por ZAP in ZAP

(CC0/PD) Maurício Mascaro / Pexels   Jovens norte-americanos estão a organizar festas de covid-19 com concursos em que a primeira pessoa a ser infetada pelo novo coronavírus recebe o dinheiro da venda dos bilhetes para…
03, julho 2020

COVID-19 VAI ATINGIR DURAMENTE OS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO – por MARTIN WOLF

em Mundo

por joaompmachado in 'A Viagem dos Argonautas'

Covid 19 will hit developing countries hard, por Martin Wolf Finantial Times, 9 de Junho de 2020 Selecção e tradução de Júlio Marques Mota    A permanência das perdas causadas pela pandemia depende do tamanho…
03, julho 2020

PSD vai abster-se na votação final global e viabiliza Orçamento Suplementar

em Portugal

por ZAP in ZAP

(Comentário: Já tardava a confirmação política do Bloco Central. Paz à defunta Geringonça. Tudo vai voltando ao 'normal') Manuel de Almeida / Lusa   O PSD vai manter a abstenção na sexta-feira na votação final…
03, julho 2020

Governo avança com nacionalização da Efacec

em Portugal

por ZAP in ZAP

(Comentário: Nacionalização mas...temporária e com rápida privatização para que já há interessados. Apenas o Estado a intermediar negócios privados.Claro?!) (dr) efacec.pt   O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, anunciou esta quinta-feira que a Efacec,…
03, julho 2020

PS “junta-se” ao PSD e apoia fim dos debates quinzenais

em Portugal

por ZAP in ZAP

(Comentário: Parece que os debates quinzenais eram transparência a mais e contribuíam para azedar as relações que se pretendem promissoras entre o PSD e o PS. Eles querem entender-se e não andar a debater na…
03, julho 2020

PCP não aprova o Orçamento Suplementar

em Portugal

por AbrilAbril

Os comunistas chumbam um Orçamento que prolonga «o corte de salários a centenas de milhares de trabalhadores e canaliza milhões e milhões para o grande capital». CréditosMIGUEL A. LOPES / LUSA Um caminho errado que,…
03, julho 2020

Cascais quase a atingir um total de 1000 infetados

em Cascais

por Portal CASCAIS

  No relatório de hoje, da Direcção Geral da Saúde (DGS) registam-se 33 novos casos no número de infectados com o COVID-19 no Concelho de Cascais, subindo este valor para 997 casos confirmados em Cascais. Os dados…
03, julho 2020

Prémio aos profissionais de saúde pode deixar de fora maioria dos médicos

em Portugal

por Lusa in ZAP

Massimo Percossi / EPA   A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) alertou hoje que o prémio aos profissionais de saúde, aprovado na quarta-feira, “não compensa o risco” e “pode deixar de fora a maioria dos…
03, julho 2020

Como uma favela lotada de um milhão de pessoas barrou o coronavírus

em Mundo

por Pensar Contemporâneo

  Desde o início do surto de COVID-19, examinando a propagação, a taxa de infecções, a resposta internacional e como essas coisas variaram de nação para nação, temos uma fonte de muitos desacertos. A novidade…
03, julho 2020

Venezuela vai recorrer de decisão britânica que deu a Guaidó direitos sobre US$ 1 bi em reservas de ouro do país

em Mundo

por Brasil24/7

  Reuters - O Reino Unido reconheceu o líder da oposição venezuelana, Juan Guaidó, como presidente do país, decidiu o Supremo Tribunal inglês nesta quinta-feira, em um caso sobre quem deve controlar 1 bilhão de…
03, julho 2020

Por que Alemanha estaria reorientando sua política em relação à Rússia?

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© REUTERS / Michele Tantussi De acordo com o acadêmico Vladimir Olenchenko, a Alemanha ressente sua "posição subordinada" ante os EUA, e que já se viram sinais desse afastamento durante a presidência de Barack Obama.…
03, julho 2020

Mortes por "gripezinha" aumentam 191% no Centro-Oeste em junho e superam a média nacional

em Mundo

por Brasil24/7

  247 - Enquanto Jair Bolsonaro subestima os efeitos da pandemia do coronavírus, o número de mortes pela doença aumentou 191% entre 8 e 28 de junho no Centro-Oeste. O País como um todo teve…
03, julho 2020

A escolha que sobrava para a TAP

em Portugal

por in 'Estátua de Sal'

(Daniel Oliveira, in Expresso Diário, 02/07/2020) Daniel Oliveira Já o escrevi demasiadas vezes para ter de desenvolver muito mais: a renacionalização da TAP, depois da estranhíssima privatização na 25ª hora organizada por Passos (quando já…
03, julho 2020

O super juiz que cercou a República

em Portugal

por Valupi in Aspirina B

Existe um juiz em Portugal que em 2016 deu uma entrevista. Nessa entrevista atacou um inocente à sua guarda constitucional enquanto arguido, tratando-o como criminoso e violando o dever de imparcialidade. Ao violar o dever…
03, julho 2020

Parlamento vai debater o teletrabalho por iniciativa do PAN

em Portugal

por Lusa in ZAP

Mário Cruz / Lusa   O PAN considera que “o teletrabalho é uma ferramenta que pode ajudar a conciliar a vida profissional e a vida familiar”, ainda que apresente fragilidades como a “invasão da vida…
03, julho 2020

PSP também queria prémio semelhante ao dos profissionais de saúde

em Portugal

por Lusa in ZAP

Mário Cruz / Lusa   O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP) manifestou-se esta quinta-feira “desiludido” com “a falta de respeito” que o Governo demonstra em relação à PSP e a outras forças de segurança…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate