• Página Global

FRELIMO rejeita acusações de reativar "esquadrões da morte"


Depois da acusação da RENAMO, a resposta da FRELIMO: o partido no poder em Moçambique rejeita ter reativado "esquadrões da morte". Acusa ainda a RENAMO de querer perturbar a ordem e a tranquilidade no país.

"Esta não é a primeira vez que a RENAMO [Resistência Nacional Moçambicana] fala de esquadrões da morte, mostra claramente que esta questão é uma linha da própria RENAMO", declarou o porta-voz da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), Caifadine Manasse. 

A reação surgiu horas depois de acusações feitas pelo porta-voz da RENAMO, José Manteigas, de que o partido no poder reativou alegados esquadrões para perseguir membros do principal partido da oposição, na sequência da contestação aos resultados das eleições gerais de 15 de outubro.

Manasse disse que as acusações à FRELIMO são uma tentativa de manipulação para instalar um clima de perturbação da ordem e tranquilidade pública.

"Nós vamos continuar a dirigir os destinos do povo e não vamos apoiar nem vamos admitir qualquer perturbação que retarde o desenvolvimento do país", defendeu o porta-voz da FRELIMO.

"Problemas internos sérios" na RENAMO

A RENAMO, prosseguiu, está a passar por um clima de crise e divisão interna, com uma ala dirigida pelo líder do partido, Ossufo Momade, e uma outra chefiada pelo líder da autoproclamada Junta Militar.

"A RENAMO está com problemas internos sérios", frisou Caifadine Manasse.

O porta-voz da FRELIMO acusou a Renamo de estar por detrás dos ataques armados nalguns troços de estrada no centro de Moçambique, assinalando que o partido protagonizou esse tipo de ações no passado como parte da sua estratégia de contestação dos resultados eleitorais.

Na manhã desta terça-feira (12.11), um grupo armado atacou um autocarro no centro de Moçambique, ferindo três pessoas, disseram à Lusa testemunhas e autoridades, na sequência da violência armada que desde agosto já matou 10 pessoas na região.

O mesmo tipo de violência naquela região aconteceu em 2015, em período pós-eleitoral, quando Afonso Dhlakama (antigo líder da Renamo) rejeitou a vitória da FRELIMO, mas negando o envolvimento nos confrontos.

Desta vez, o cenário é ainda mais complexo depois de em junho um número incerto de guerrilheiros da RENAMO chefiados por Mariano Nhongo se terem revoltado contra o líder do partido, Ossufo Momade, ameaçando destabilizar a região.

No entanto, em contactos pontuais com a Lusa e outros órgãos de comunicação social, Nhongo tem negado serem os seus homens os autores destes ataques.

Deutsche Welle | Agência Lusa

Ver o original em 'Página Global' na seguinte ligação:

https://paginaglobal.blogspot.com/2019/11/frelimo-rejeita-acusacoes-de-reativar.html

Artigos relacionados

aF313
aF313 Ver original em 'O sítio dos desenhos' na seguinte ligação:: http://ositiodosdesenhos.blogspot.com/2020/07/af... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Piquenique da Interjovem: «Já conhecemos bem a precariedade»
Piquenique da Interjovem: «Já conhecemos bem a precariedade» «A luta é o caminho» para «fazer valer» a exigência de emprego estável, er... 3 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
É A GUERRA Abril de Novo Magazine CENSURADORepúdio ao Wordpress.com! 26.6.20É de lamentar que um Portal de Esquerda que est... 5 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Os estéreis tacticismos de quem olha para o curto prazo
Os estéreis tacticismos de quem olha para o curto prazo Não me surpreende a notícia em como o governo gastou menos com a crise do covid do que estimara inicialmente: em vez de ... 6 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Asfaltamento na Fonte da Telha leva ministro do Ambiente ao Parlamento
Asfaltamento na Fonte da Telha leva ministro do Ambiente ao Parlamento O PCP, perante a estupefacção das imagens de asfaltamento de caminhos na Fonte da Telha, em plena zona d... 6 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Gato & Rato
Gato & Rato (Angela Silva, in Expresso, 04/07/2020)Esta é a saga de um professor e de um aluno que, após 40 anos de encontros e d... 5 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
  • Criado em .

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate