• Unknown in "duas ou três coisas"

Da boa posta

Há já uns bons anos, um (bom) restaurante de Vila Real anunciava na sua lista “posta mirandesa”. Desconfiei, mas mandei vir. Quando o prato chegou à mesa, era um bom bife, mas nada parecido com a posta. Mandei de volta, dizendo ter pedido posta mirandesa e que aquilo não era nada disso. E lá voltou outro bife, agora com ar de naco de vitela. Chamei o patrão e expliquei que aquilo também não era uma “posta”. Simpático, o proprietário lá me foi dizendo que era tudo o que tinham. Até hoje, a “posta mirandesa” desapareceu da lista daquele restaurante. Quanto mais não seja, talvez para não me ouvirem.
A posta é um pedaço de carne muito especial, com uma textura muito própria. Os entendidos dizem que se deve poder cortar com “o outro lado da faca”. Não exijo tanto, mas exijo a macieza dada pela genuinidade absoluta do produto e por um tempo de ida ao lume que não “mate” a carne, que, para o meu gosto, deve estar num ponto médio/mal passada, com molho suficiente para sobreviver por si própria, venha ou não com as batatas a murro clássicas.
Comi, na minha vida, postas memoráveis. Desde logo, nesse santuário que foi a “Gabriela”, em Sendim, ainda com a dita senhora pela sala. Também no “Artur”, em Carviçais, com o mudo a servir-nos o vinho. Em Mogadouro, na “Lareira”, tenho memória de excelentes postas. O mesmo aconteceu, embora sem nunca deslumbrar, na “Balbina”, na própria Miranda. Perto de Bragança, em Gimonde, o “Dom Roberto”, tinha, em tempos, uma posta soberba. Podendo espantar, uma das melhores postas mirandesas que comi na vida foi em Braga, num restaurante já desaparecido, chamado “Abade de Priscos”. 
A que propósito vem esta conversa? Apenas para informar que agora, em Bragança, no sempre excelente “Geadas”, comi aquela que considero ser a melhor posta de que tenho memória. A mão da dona Iracema continua infalível, dando plena confiança a quem por ali vai - e eu já não ia há uns tempos, para alimento dos meus pecados carnais.

Ver original em "duas ou três coisas" (aqui)

  • Criado em .

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Últimos posts

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • Vasco Graça updated his profile
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades

Eventos

21
Set.
PATXI ANDION 50 ANIVERSARIO
sábado, 21 Set. 2019 - 21:00
  1.  Administração web
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate