• Página Global

Angola | Empresário quer demissão do Presidente do Tribunal Supremo


O antigo proprietário da empresa Arosfran, Francisco Dias dos Santos “Kito dos Santos”, lançou no sábado uma campanha para destituição do presidente do Tribunal Supremo de Angola, juiz Rui Constantino Ferreira.

A campanha vem juntar-se a outros pedidos para a demissão do juiz, mas neste caso envolve alegações de conduta ilegal enquanto advogado do empresário.

Tudo aconteceu quando em 2011 o governo angolano recebeu uma nota das Nações Unidas, através do Ministério das Relações Exteriores, sobre alegadas ligações do sócio Kassim Tajideen a uma lista de terroristas do Hezbollah.

Para salvar a empresa, na altura a mais poderosa na venda de bens de consumo, como arroz, massa alimentar, frescos, farinha de trigo, óleo alimentar e tantos outros, foi decidido vender a companhia.

Francisco Dias dos Santos “Kito dos Santos” acusa Rui Ferreira de se ter  apoderado dos imóveis da Arosfran para beneficio de seus familiares.

“O objectivo desta campanha é a recolha de assinaturas que visa a destituição do presidente do tribunal supremo por tudo errado que fez à nação e especialmente comigo e meu irmão em relação à Arosfran”, disse.

O pedido de demissão do juiz supremo será entregue ao presidente da Republica, à Assembleia Nacional e ao conselho superior da magistradura.

Kito dos Santos diz que apenas agora vem reclamar a titularidade da Arosfran pela abertura que a justiça angolana tem, por isso acha importante que Rui Ferreira seja destituído da presidência do Tribunal Supremo

Enquanto Presidente do Tribunal Supremo Rui Ferreira é igualmente Presidente do Conselho Superior da Magistratura, órgão com poderes de destituir o Presidente do Tribunal Supremo.

A VOA tentou contactar Rui Ferreira mas nao obteve qualquer resposta.

Sabe-se que após a campanha Kito vai fazer chegar documentação ao Presidente da Republica, à Assembleia Nacional e ao Conselho Superior da Magistratura.

Coque Mukuta | VOA – Voz da América

Ver o original em 'Página Global' na seguinte ligação:

https://paginaglobal.blogspot.com/2019/06/angola-empresario-quer-demissao-do.html

  • Criado em .

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate

Para estar informado(a)

Registo para receber a informação da Plataforma Cascais

captcha