• in AbrilAbril

Morreu a resistente antifascista Isaura Borges Coelho

Enfermeira de profissão, Isaura Borges Coelho lutou pela democracia, liberdade e igualdade de direitos no trabalho e na vida. Faria 93 anos na próxima quinta-feira.

Isaura Borges Coelho faleceu no dia 11 de JunhoCréditos

Isaura Assunção da Silva nasceu em Portimão, a 20 de Junho de 1926, e faleceu esta terça-feira, na Parede, concelho de Cascais. Os últimos nomes viriam do historiador e companheiro de vida, António Borges Coelho.

A resistente antifascista foi presa e torturada pela PIDE (Polícia Internacional e de Defesa do Estado), devido à luta pela igualdade e conquista dos direitos das mulheres, em particular das enfermeiras.

«Num tempo em que as enfermeiras não podiam casar e eram despedidas por terem casado sem autorização, esta mulher que agora nos deixou encabeçou um abaixo-assinado a Salazar, ao Cardeal Cerejeira e ao enfermeiro-mor dos hospitais, para o qual recolheu centenas de assinaturas para exigir a liberdade de casamento para as enfermeiras», lê-se num texto de homenagem do Movimento Democrático de Mulheres (MDM). 

Na luta contra o fascismo, Isaura aderiu ao Movimento de Unidade Democrática (MUD), tendo sido presa em 1953 juntamente com outros jovens. O MDM recorda que ficou em prisão preventiva por dinamizar o «movimento das enfermeiras», sujeita ao regime de isolamento, «brutalmente espancada e arrastada pelos cabelos, na presença do seu advogado, Dr. Lopes Correia, também violentamente agredido pela PIDE».

Passou quatro anos na prisão e os maus tratos infligidos pela PIDE quase lhe tiraram a vida. Depois de ter saído da prisão, foi impedida de trabalhar nos hospitais públicos, mas com a ajuda de alguns amigos conseguiu arranjar trabalho numa clínica privada.  

O casamento com António Borges Coelho, a 4 Janeiro de 1959, aconteceu no Forte de Peniche, onde o futuro historiador esteve seis anos a cumprir pena de prisão, seis meses dos quais em total isolamento. 

Isaura Borges Coelho foi militante do PCP e delegada sindical das enfermeiras na Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, até se reformar. O corpo estará em câmara ardente no Centro Funerário de Cascais, a partir das 18h desta quinta-feira. O funeral realiza-se na sexta-feira, às 13h30, no mesmo local.

Ver original em "AbrilAbril" na seguinte ligação:

https://www.abrilabril.pt/nacional/morreu-resistente-antifascista-isaura-borges-coelho

Artigos relacionados

O Jornalixo de alta intensidade
O Jornalixo de alta intensidade (Rodrigo Sousa Castro, in Facebook, 12/09/2019) (Ó JOÃO MIGUEL TAVARESUmas “carícias” da PIDE – daquelas de “ba... 29 views Sun, 15 Sep 2019, 00:53:49
O museu Salazar nunca existiu
O museu Salazar nunca existiu Não sei se os historiadores de Coimbra têm dado conta, mas o regresso do fascismo não se fará de botas cardadas, c... 41 views Sun, 08 Sep 2019, 16:57:31
Wallerstein, o sociólogo da descolonização
Wallerstein, o sociólogo da descolonização   Ele difundiu o conceito de sistema mundo, que permitiu às ciências sociais enxergar além dos espaços na... 58 views Tue, 03 Sep 2019, 17:52:22
Na morte de Wallerstein
Na morte de Wallerstein Durante o meu curso de História vivi algum tempo um equívoco. Como quase todos os teóricos recomendados já estavam m... 14 views Sun, 01 Sep 2019, 23:02:19
Contributo para a iconografia alegre de uma ideia de merda
Contributo para a iconografia alegre de uma ideia de merda Ver original em 'O sítio dos desenhos' na seguinte ligação:: http://ositiodosdesenhos.blogspot.com/2019/08/contributo-p... 47 views Sat, 31 Aug 2019, 20:02:51
Petição concluida
Petição concluida Uma luta para continuar !   Entendeu-se desactivar a petição, por ter cumprido o principal objectivo: fazer... 32 views Wed, 28 Aug 2019, 13:44:53

Memória

  • Criado em .

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Últimos posts

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • Vasco Graça updated his profile
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate