• jorge rocha in 'Ventos Semeados'

Os manuéis germanos desta vida

Há muitos anos, que as direitas perderam qualquer réstia da qualidade intelectual demonstrada em tempos idos, quando contava a seu favor, alguns mestres de pensamento - Raymond Aron, Albert Camus - de dimensão quase tão significativa quanto a dos oponentes do polo contrário. Se perguntarmos a alguém da direita em que fundamenta a pertinência do seu pensamento, vê-lo-emos atrapalhar-se com umas quantas razões contraditórias, em que importam, sobretudo, os ataques pessoais a quem tenha tomado como alvos dos ódios de estimação, porque outros argumentos não consegue elencar.

 

Essa constatação está bem evidenciada nestas eleições europeias em que Paulo Rangel voou por cima das áreas destruídas há dois anos, acompanhado de um manifesto incendiário de então - Xavier Viegas -, procurando cavalgar uma tragédia, que tem de ser assacada à incúria de décadas, não a quem teve de minimizar-lhe os efeitos e pagar-lhe os prejuízos. Por seu lado Nuno Melo julga colher ainda algum retorno do caso Sócrates, como se não fosse assunto mais do que requentado e do qual ainda poderá advir judicialmente uma dolorosa surpresa para quem insiste em apontar-lhe crimes, cuja prova continua por fazer.

 

Paulo Marques, pelo contrário, tem um património de concretizações do governo a que pertenceu, e um pensamento muito estruturado sobre que tipo de Europa nos poderá satisfazer. Pegando na célebre máxima de Mário de Carvalho, comparar o candidato socialista com os cabeças de fila das direitas, equivaleria a confundir o género humano, a que pertence, com os ineptos Manuéis Germanos, que só em aparência se lhe assemelham.

 

No dia 26 de maio não há margem para enganos: entre as direitas, sem qualquer visão para o futuro dos portugueses, e Pedro Marques, a escolha só pode incidir no candidato socialista.

Veja o original em 'Ventos Semeados':

https://ventossemeados.blogspot.com/2019/05/os-manueis-germanos-desta-vida.html

  • Criado em .

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Últimos posts

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • Vasco Graça updated his profile
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades

Eventos

21
Set.
PATXI ANDION 50 ANIVERSARIO
sábado, 21 Set. 2019 - 21:00
  1.  Administração web
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate