• AbrilAbril

Após novo recorde de desflorestação na Amazónia, governo demite investigadora

Lubia Vinhas, coordenadora-geral de Observação de Terra do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foi exonerada esta segunda-feira, 3 dias após um alerta de destruição ambiental histórica.

Há 14 meses consecutivos que se regista um crescimento da desflorestação por comparação com igual período do ano anterior CréditosLilo Clareto / portalamazonia.com

A exoneração do cargo, ontem publicada no Diário Oficial da União, foi assinada pelo ministro brasileiro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes. O Brasil de Fato questionou o Ministério sobre o motivo da exoneração, mas até ao momento, não teve resposta.

Por seu lado, Vinhas disse à imprensa que desconhecia a razão pela qual fora despedida. O departamento que comandava é responsável pelo monitorização da devastação florestal no Brasil e publicou, na sexta-feira passada, um estudo que dá conta de outro recorde de desmatamento na Amazónia.

De acordo com levantamento do Inpe, a devastação ambiental na Amazónia em Junho deste ano é a maior registada nos últimos cinco anos, tendo em conta igual período. A área desmatada foi de 1034,4 km², 10,65% superior ao registado no mesmo mês do ano passado (934,81 km²).

Ainda segundo os dados divulgados pelo Inpe, registam-se 14 meses consecutivos de crescimento da desflorestação por comparação com igual período do ano anterior. No total, foi devastada uma área de 7566 km², face aos 4589 km² no período compreendido entre Agosto de 2018 e Junho de 2019. O aumento é de 65%.

Alertas

Organizações de defesa do ambiente têm vindo a alertar para o problema desde o início do governo de Jair Bolsonaro. Marcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do Clima, afirma que o Brasil está no seu pior momento da agenda ambiental.

«Enquanto o Planalto [sede do governo] se esforça para tentar enganar o mundo de que preserva a Amazónia, a realidade dos números revela que o governo Bolsonaro está colaborando na destruição da maior floresta tropical do planeta», disse, citado pelo Brasil de Fato.

Vários ataques ao Inpe

Tendo em conta a divulgação de dados que efectua, o Inpe tem sido alvo de ataques por parte do presidente brasileiro. Quando, em Julho de 2019, os dados apontavam também para a desflorestação histórica da Amazónia, Bolsonaro classificou-os como «sensacionalistas», procurou ridicularizá-los e atacar a ciência.

Ricardo Galvão, na altura o director do Inpe, recusou-se a maquilhar os dados e, acusado de estar ao serviço de «organizações ambientais estrangeiras», foi demitido, a 2 de Agosto.

Galvão, muito apoiado pelos cientistas brasileiros, defendeu os dados e refutou as acusações. Numa entrevista ao Brasil de Fato, em Setembro do ano passado, disse não se arrepender do trabalho feito mas afirmou que teme a perda do prestígio internacional alcançado pela ciência brasileira nas últimas décadas.

Em Dezembro, a revista britânica Nature escolheu-o como um dos dez cientistas do ano.

Ver original em "AbrilAbril" na seguinte ligação:

https://www.abrilabril.pt/internacional/apos-novo-recorde-de-desflorestacao-na-amazonia-governo-demite-investigadora

Artigos relacionados

No Brasil há uma população de analfabetos superior a Portugal: 11 milhões
No Brasil há uma população de analfabetos superior a Portugal: 11 milhões 15/07/2020   A taxa de analfabetismo ainda recua a passos lentos, descendo a 6,6% em 2019. O Brasil ainda tem 11,041 milhões de analfabetos, ou seja, pessoas que já comp... 44 views Thu, 16 Jul 2020,
Brasil atinge 72 mil mortes por Covid-19 com 1.866.416 infectados
Brasil atinge 72 mil mortes por Covid-19 com 1.866.416 infectados O balanço mais recente divulgado no domingo indicou 1.866.176 infectados e 72.151 vítimas fatais, com 659 óbitos registrados nas últimas 24 horas     247 - O número de casos confirmados de Covid-19 n... 53 views Mon, 13 Jul 2020,
Brasil supera 60 mil mortes por COVID-19
Brasil supera 60 mil mortes por COVID-19 Rio de Janeiro, 1º jul (Xinhua) -- O Brasil superou a marca de 60 mil óbitos causados pela pandemia do novo coronavírus após contabilizar 1.038 mortes nas últimas 24 horas e chegar a 60.632, segundo o balanço... 32 views Fri, 03 Jul 2020,
 Brasil:   O FBI e a Lava Jato
Brasil:   O FBI e a Lava Jato – A proximidade entre a PF e procuradores do Brasil com o FBI incluía "total conhecimento" das investigações sobre a Odebrecht – Agente que atuou em investigações da Lava-Jato no Brasil tornou-se chefe da Unidade de Cor... 260 views Thu, 02 Jul 2020,
Ministro da Educação pede demissão após cinco dias no cargo
Ministro da Educação pede demissão após cinco dias no cargo ©Marcello Casal Jr./Agência Brasil Carlos Decotelli não é mais ministro da Educação. A passagem relâmpago pelo ministério do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) acaba nesta terça-feira (30) após ser descob... 107 views Wed, 01 Jul 2020,
É preciso cuidar dos prados marinhos essenciais
É preciso cuidar dos prados marinhos essenciais Plataforma - 28/06/2020     O Dia Mundial dos Oceanos, no passado 8 de junho, celebrou os mares e os recursos abundantes que ajudam a sustentar a Terra. Alguns recursos e ecossi... 41 views Sun, 28 Jun 2020,

Ambiente, Brasil

  • Criado em .

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
Atividades Recentes
Aqui ainda não existem atividades

Últimos posts (País e Mundo)

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

    Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
    Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
    Gravação da reunião na Assembleia da República
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
  • Homicidal Cops Caught On Police Radio
    #TheJimmyDoreShow
    Homicidal Cops Caught On Police Radio
    42 219 visualizações
    •05/06/2020
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate