• Página Global

Portugal | OU VAI OU RACHA

 
 
Rafael Barbosa | Jornal de Notícias | opinião

A macroeconomia é um conceito distante, quase sempre ilustrado com previsões, percentagens e valores fora da nossa compreensão.


A vida da maioria das pessoas faz-se de microeconomia: saber se o salário chega ao fim do mês; se há dinheiro para uns dias de descanso; se a fatura da luz está a crescer; como acomodar o imposto do carro; se a pensão dá para os medicamentos que o médico receitou.

Ainda assim, quando chega um alerta como o da Comissão Europeia, que prevê, para Portugal, uma recessão superior ao da Grande Depressão do início do século XX, vale a pena um esforço acrescido para perceber o que isso quer dizer (e dar uma espreitadela aos manuais de história ou à wikipédia). Uma perda de 10% no PIB (na riqueza do país) é uma catástrofe. Entre outras razões, porque a pancada se fará sentir, como sempre, de forma desigual.

Não vamos ficar todos 10% mais pobres. Alguns até ficarão mais ricos: por exemplo os grandes acionistas da EDP, cujo valor em Bolsa cresceu 200 milhões de euros, mesmo com a suspeita de corrupção a bater à porta com estrondo.

 Outros ficarão um pouco menos folgados, mas não o suficiente para o sentirem na carne. Mas outros ainda ficarão 100% mais pobres: já não terão sequer o miserável salário de antes.

Superado o abalo inicial, a Galp, a Autoeuropa ou a Continental continuarão a exportar gasolina, carros e pneus, e ainda bem. Mas vão aumentar as falências no têxtil e no calçado. E centenas de restaurantes e lojas vão fechar. Arrastando pequenos empresários e os seus trabalhadores desqualificados e/ou envelhecidos para uma pobreza ainda maior.

Asseguram-nos que vêm aí milhares de milhões da União Europeia. Como nunca se viu. Mas como os vamos gastar? Será desta que os decisores políticos percebem que é preciso reequilibrar o país? E reduzir as desigualdades? Será desta que percebem que para ter um país mais rico é preciso pensar mais na periferia que no centro, mais no interior do que no litoral, mais na paisagem do que na capital?

Não é uma pergunta para quem está confortavelmente instalado no Terreiro do Paço. Na verdade é um desafio para quem está fora dos círculos privilegiados da corte política, económica e financeira. E a resposta, no fundo, até é simples: ou vai ou racha.

*Chefe de Redação

Ver o original em 'Página Global' na seguinte ligação:

https://paginaglobal.blogspot.com/2020/07/portugal-ou-vai-ou-racha.html

Artigos relacionados

 Acerca da crise sistémica disparada pela actual pandemia
Acerca da crise sistémica disparada pela actual pandemia A boa solução de Hamurabi – Transcrição de observações emitidas na 1st ASECU Teleconference 'Systematic Crises Triggered the Current Pandemic & Progressive Way-Outs, 08/Maio/2020 por Michael Hudson  Bem,... 89 views Fri, 24 Jul 2020,
E líderes há?
E líderes há? Arsénio Reis* - 13/07/2020   A dívida pública mundial vai atingir em 2020 um pico histórico, ou seja, um nível ao registado no final da Segunda Guerra Mundial. Quem ... 36 views Mon, 13 Jul 2020,
AS CARATERÍSTICAS DO CAPITALISMO E DO ESTADO EM PORTUGAL: A PASSAGEM DE GRUPOS ECONÓMICOS E FINANCEI...
AS CARATERÍSTICAS DO CAPITALISMO E DO ESTADO EM PORTUGAL: A PASSAGEM DE GRUPOS ECONÓMICOS E FINANCEI... Eugénio Rosas August 2014       Resumo: O artigo analisa as características do capitalismo na formação social portuguesa, considerando os grupos econômicos em Portugal antes e depois do 25 de Abril.... 143 views Sun, 12 Jul 2020,
A ILUSÃO DE UMA RÁPIDA RECUPERAÇÃO DA ECONOMIA AMERICANA, por JAMES K. GALBRAITH
A ILUSÃO DE UMA RÁPIDA RECUPERAÇÃO DA ECONOMIA AMERICANA, por JAMES K. GALBRAITH The Illusion of a rapid US recovery, por JAMES K. GALBRAITH Project Syndicate, 9 de Junho de 2020 Selecção e tradução por Júlio Marques Mota   NEW YORK, NY – MAY 07: A Levi’s store stands locked along ... 126 views Wed, 01 Jul 2020,
Para uma economia política do cuidado
Para uma economia política do cuidado O país que se tinha dedicado a julgar que as questões do território eram apenas a floresta, os incêndios, o mitificado interior, não deu conta que os grandes problemas eram a fragilização de todo o sistema urbano: as... 46 views Sat, 27 Jun 2020,
 Boom do mercado de acções em meio à crise da economia real
Boom do mercado de acções em meio à crise da economia real por Prabhat Patnaik [*]  Algo impar está a acontecer nos Estados Unidos. As mortes pelo coronavírus continuam a crescer sem fim à vista. A economia virtualmente entrou em colapso com mais de 40 milhões de pessoas... 108 views Mon, 22 Jun 2020,

Comentários (0)

Rated 0 out of 5 based on 0 voters
There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
Rate this post:
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Economia política

  • Criado em .
Portugal | OU VAI OU RACHA
Note 0 sur 5 Pour 0 votes

Publicações mais recentes

Últimos posts (Conversando à beira-mar)

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

    Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
    Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
    Gravação da reunião na Assembleia da República
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
  • Homicidal Cops Caught On Police Radio
    #TheJimmyDoreShow
    Homicidal Cops Caught On Police Radio
    42 219 visualizações
    •05/06/2020
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades

página no Facebook

[an error occurred while processing this directive]
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate