• AbrilAbril

Forças Armadas livres de racismo e xenofobia

Os militares são embaixadores e defensores dos direitos e liberdades fundamentais, tanto no país como no estrangeiro, no quadro do desempenho dos seus deveres.

CréditosManuel Araújo / Agência Lusa

Numa declaração emitida pela Organização Europeia de Associações e Sindicatos Militares (EUROMIL) chama-se a atenção para o facto de a crise sanitária que o mundo está a enfrentar ter também como consequência «um aumento de actos discriminatórios, racistas e xenófobos», que atinge igualmente as Forças Armadas de diferentes países europeus.

Nesse sentido, a EUROMIL congratula-se com as medidas anunciadas pela ministra da Defesa alemã aos membros militares e civis do Bundeswehr (Exército Alemão), que visam «prevenir e responder» ao comportamento da extrema-direita.

Um extremismo com que a Europa foi confrontada nas últimas décadas, alimentado, segundo a organização, «por vários elementos, incluindo a globalização, uma crise económica e financeira, questões de segurança e migração ou a normalização de discursos populistas e xenófobos».

A EUROMIL reafirma na declaração, por um lado, «princípios democráticos e os direitos humanos» e, por outro, «que um soldado tem direito aos mesmos direitos e obrigações que qualquer outro cidadão», considerando ainda que, «nos estados democráticos, as Forças Armadas devem estar a serviço do estado e do seu povo e são democraticamente responsáveis perante a sociedade».

«Os militares são embaixadores e defensores dos direitos e liberdades fundamentais, tanto no país como no estrangeiro, enquanto no desempenho dos seus deveres. Como "Cidadãos em Uniforme", propagam esses valores em todas as circunstâncias», afirma Emmanuel Jacob, presidente da EUROMIL, citado na nota.

A Organização Europeia de Associações e Sindicatos Militares é uma organização abrangente, composta por 32 associações e sindicatos militares de 21 países, que procura garantir e promover os direitos humanos, liberdades fundamentais e interesses socioprofissionais dos militares, de todos os postos, na Europa.

A EUROMIL, que integra também as associações profissionais de militares portuguesas representativas de oficiais (AOFA), sargentos (ANS) e praças (AP), é o principal fórum europeu de cooperação entre associações militares profissionais em questões de interesse comum.

Ver original em "AbrilAbril" na seguinte ligação:

https://www.abrilabril.pt/nacional/forcas-armadas-livres-de-racismo-e-xenofobia

Tags:

Artigos relacionados

"Faturas" do governo Passos/Portas custam aos portugueses mais de 9 milhões?
"Faturas" do governo Passos/Portas custam aos portugueses mais de 9 milhões? Ministro da Defesa responsabiliza PSD pelo "prejuízo" no processo das contrapartidas dos aviões C-295 João Gomes Cravinho passa a responsabilidade das críticas que o Tribunal de Contas lhe fez para o ex-ministro d... 25 views Wed, 05 Aug 2020,
Militares contra degradação das suas condições de vida
Militares contra degradação das suas condições de vida As associações militares criticam o Governo pela forma como trata os militares, sem olhar aos riscos e às restrições e deveres a que estão sujeitos, e não cumprindo o Estatuto da Condição Militar. As associações pro... 132 views Mon, 20 Jul 2020,
O Exército dos EUA contra Trump
O Exército dos EUA contra Trump A Arma de Infantaria do Exército dos Estados Unidos (U.S. Army) enviou um correio electrónico a todo o seu pessoal civil e militar, denunciando o supremacismo branco. Segundo este “e-mail”, o facto de celebrar o D... 63 views Tue, 14 Jul 2020,
Portugal | A “funcionalização” dos militares
Portugal | A “funcionalização” dos militares     Independentemente da opinião de cada um sobre a função militar e os estatutos que a regulam, a realidade é que aos militares se aplica um regime de excepcionalidade que está vertido na legislação. &n... 82 views Fri, 26 Jun 2020,
Marinha dos EUA não reintegrará comandante demitido do porta-aviões USS Theodore Roosevelt
Marinha dos EUA não reintegrará comandante demitido do porta-aviões USS Theodore Roosevelt Washington, 19 jun (Xinhua) -- A Marinha dos EUA anunciou na sexta-feira que o comandante demitido do porta-aviões USS Theodore Roosevelt não será reintegrado. "Não recolocarei o capitão Brett Crozier como ofici... 67 views Sat, 20 Jun 2020,
EUA: tropas contra manifestantes?
EUA: tropas contra manifestantes? Há quatro dias, a Casa Branca chamou as Forças Armadas a intervirem nas cidades dos EUA para “dominar” as ruas. Nos três dias seguintes, dois ex-chefes do Estado-Maior Conjunto manifestaram-se contra esse destacamento.... 135 views Tue, 09 Jun 2020,

Comentários (0)

Rated 0 out of 5 based on 0 voters
There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
Rate this post:
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Defesa

  • Criado em .
Forças Armadas livres de racismo e xenofobia
Note 0 sur 5 Pour 0 votes

Publicações mais recentes

Últimos posts (Conversando à beira-mar)

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

    Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
    Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
    Gravação da reunião na Assembleia da República
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
  • Homicidal Cops Caught On Police Radio
    #TheJimmyDoreShow
    Homicidal Cops Caught On Police Radio
    42 219 visualizações
    •05/06/2020
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades

página no Facebook

[an error occurred while processing this directive]
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate