• Página Global

Portugal | Somos tão bons, não fomos?

 
 
Pedro Ivo Carvalho | Jornal de Notícias | opinião

 


A passagem repentina do "olhem para nós a mostrar ao Mundo como se faz" para o "estamos a caminhar assustadoramente para o abismo dos contágios" é um traço distintivo da esquizofrenia lusitana.

 


Somos campeões olímpicos da variação coletiva de estados de alma. Ainda assim, não devemos render-nos a esta fatalidade. Estamos a colher o que semeámos. No que gerámos de expectativas não cumpridas, no que não acautelámos no passo decisivo rumo ao desconfinamento.

 


Apesar de, durante a reclusão inicial, os portugueses terem sido exemplares, apesar de terem sido criadas condições políticas ímpares, apesar da tremenda abnegação dos profissionais de saúde. Hoje, com a viagem tormentosa a meio (esperamos), só podemos dar graças pelo facto de o Serviço Nacional de Saúde não ter colapsado. Fomos competentes a lançar os dados.

 


É justo reconhecer que a gestão de uma pandemia desta envergadura não traz livro de instruções. Estamos a viver as dores mais sofridas do regresso à vida. Travar a fundo é uma coisa, abrir urgentemente, mesmo que a medo, é outra. E por isso é natural que a tensão entre os cientistas e os políticos se agudize. Porque as incertezas decorrentes de uma maior imprevisibilidade nos comportamentos individuais fazem aumentar o risco.

 


 
Os políticos precisam de respostas cabais para tomar decisões, mas elas não abundam. Nem mesmo entre os que produzem linhas orientadoras a partir dos factos. Se há coisa que aprendemos é que todos os que cantam algum tipo de vitória sobre este vírus maldito acabam por levar com as canas dos foguetes na testa.

 

 

As guerras videirinhas entre Norte e Sul sobre quem está a lidar melhor com o "bicho" são tão mais paroquiais e absurdas quando falamos de um país que se percorre de ponta a ponta em cerca de sete horas. O perigo muda de geografia num sopro.

 


Ninguém estava preparado para o que vinha, mas o exército de contaminados dará agora lugar a um exército de desempregados, sobretudo nos setores mais atingidos, como o turismo. É assustador pensar que, no final deste mês, quase 40% dos restaurantes vão encerrar, quando terminar o período do lay-off simplificado.

 


É assustador pensar que a galinha dos ovos de ouro da economia vai deixar a cesta vazia durante não se sabe quanto tempo. De resto, o muro agora erguido pelos ingleses faz adivinhar uma catástrofe ainda maior para a economia, ainda maior para o Algarve. Era bom, por isso, que não falhássemos aqui como falhámos no desconfinamento. O vírus é diferente, mas mata na mesma.

 


*Diretor-adjunto

Ver o original em 'Página Global' na seguinte ligação:

https://paginaglobal.blogspot.com/2020/07/portugal-somos-tao-bons-nao-fomos.html

Tags:

Artigos relacionados

A Saúde e o dinheiro que virá. É necessário planeamento
A Saúde e o dinheiro que virá. É necessário planeamento Este tem que ser o momento para que se encontrem novas alternativas. Sem elas, caminharemos para a barbárie. E ao nível da Saúde, na Europa e especificamente em Portugal, ou planeamos e executamos ou perdemos a oport... 59 views Mon, 10 Aug 2020,
Obrigado, ministério da Saúde!
Obrigado, ministério da Saúde!     Sou dos acreditam que a esperança de vida não aumentará eternamente, que, no futuro, haverá avanços e recuos e, no presente, efeitos nefastos do combate que a COVD-19 mobilizou e dos que aproveitaram o ... 44 views Wed, 05 Aug 2020,
Britânicos são hospitalizados com infecções raras causadas por picada de carrapatos
Britânicos são hospitalizados com infecções raras causadas por picada de carrapatos © CC BY 2.0 / Fernando Dall'Acqua / Um carrapato! Duas pessoas foram hospitalizadas no Reino Unido após serem diagnosticadas com infecções raras transmitidas por picada de carrapato. Autoridades de saúde... 32 views Mon, 03 Aug 2020,
União Europeia rejeita aliança global da OMS para aquisição de vacinas e busca priorizar europeus
União Europeia rejeita aliança global da OMS para aquisição de vacinas e busca priorizar europeus   O bloco europeu está conversando com várias farmacêuticas para obter suas vacinas contra coronavírus em potencial por antecipação     Reuters - A União Europeia não está interessada em compr... 100 views Fri, 24 Jul 2020,
Médicos da CPLP vão debater abordagens terapêuticas da COVID-19
Médicos da CPLP vão debater abordagens terapêuticas da COVID-19 O Reitor do Centro Universitário da Faculdade de Medicina ABC (Brasil) e membro do corpo clínico do prestigiado Hospital Sírio-Libanês, Prof. Doutor David Everson Uip, no âmbito de uma iniciativa da Universidade ... 76 views Thu, 23 Jul 2020,
Encontrado corpo de mulher desaparecida
Encontrado corpo de mulher desaparecida SEGURANÇA Por Valdemar Pinheiro 14 julho 2020 Francisca do Nascimento Rosário Fernandes, 66 anos, que estava dada como desaparecida desde sábado, depois de alta hospitalar, foi encontrada sem vida, esta terça-fei... 109 views Tue, 14 Jul 2020,

Comentários (0)

Rated 0 out of 5 based on 0 voters
There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
Rate this post:
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Saúde

  • Criado em .
Portugal | Somos tão bons, não fomos?
Note 0 sur 5 Pour 0 votes

Publicações mais recentes

Últimos posts (Conversando à beira-mar)

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

    Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
    Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
    Gravação da reunião na Assembleia da República
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
  • Homicidal Cops Caught On Police Radio
    #TheJimmyDoreShow
    Homicidal Cops Caught On Police Radio
    42 219 visualizações
    •05/06/2020
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades

página no Facebook

[an error occurred while processing this directive]
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate