• AbrilAbril

Aumento de capital estatal na TAP, por si só, não é solução

É urgente assegurar a gestão e o controlo público da companhia aérea, responder aos problemas que lhe estão colocados e assegurar um plano estratatégico que a coloque ao serviço do País.

Créditos / Bomdia.eu

O Governo anunciou na noite desta quinta-feira que chegou a acordo com os accionistas privados da TAP, ficando com 72,5% do capital da companhia aérea, por 55 milhões de euros, com a aquisição da participação (22,5%) até agora detida por David Neeleman.

O empresário Humberto Pedrosa, dono do grupo Barraqueiro, que já veio dizer que «não nacionalizar a TAP é bom para o País», detém ainda 22,5% e os trabalhadores os restantes 5%.

Numa conferência conjunta com o ministro das Infraestruturas e da Habitação, João Leão, ministro das Finanças, afirmou que o acordo tem o objectivo de «evitar o colapso da empresa» estratégica para a economia nacional, que o governo do PSD e do CDS-PP privatizou em 2015.

Com a solução política saída das eleições de Outubro desse ano foi possível reverter o processo de privatização, com o Estado a assumir 50% do capital da TAP. No entanto, e apesar de dominar o capital da empresa, continuaram a ser os accionistas privados a controlar as decisões estratégicas de gestão, com uma aposta na redução de trabalhadores, ao mesmo tempo que a empresa veio apresentando centenas de milhares de euros de prejuízos. 

Com 11023 funcionários em 2015, a TAP chega a 2020 com menos 1880 (9143 funcionários). Curiosamente, o número de aeronaves aumentou de 77 para 107 em igual período.

As consequências da gestão privada daquela que é a maior exportadora nacional vieram à tona com os impactos do surto epidémico e evidenciaram que, sem a intervenção e o controlo público do Estado, não haveria futuro para a companhia aérea.

Tão importante como a intervenção estatal é a libertação das imposições da União Europeia, que colocou o machado da reestruturação como condição para os 1200 milhões de euros de recursos públicos que vão ser injectados na TAP, e colocação da empresa ao serviço do desenvolvimento nacional.

Numa reacção ao acordo anunciado ontem, o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) afirmou esperar que o mesmo assegure a viabilidade da empresa e salvaguarde os postos de trabalho.

Porém, após votação final do Orçamento Suplementar, esta manhã, António Costa admitiu que o programa de reestruturação que será aplicado na TAP «terá consequências sobre o emprego».

Ver original em "AbrilAbril" na seguinte ligação:

https://www.abrilabril.pt/nacional/aumento-de-capital-estatal-na-tap-por-si-so-nao-e-solucao

Artigos relacionados

Comboio histórico do início do século passado volta ao Douro
Comboio histórico do início do século passado volta ao Douro Afonso de Sousa - 02/08/2020     Por causa da pandemia, os lugares foram reduzidos em dois terços. A CP iniciou este verão a campanha 2020 do comboio históric... 25 views Mon, 03 Aug 2020,
CP não reabre bares e empurra trabalhadores para o despedimento
CP não reabre bares e empurra trabalhadores para o despedimento A CP mantém a recusa da reabertura do serviço de refeições dos bares dos comboios e não indica nenhuma data para o fazer, admitindo não voltar a precisar do serviço. CréditosMIGUEL A. LOPES / LUSA A Risto R... 76 views Thu, 16 Jul 2020,
Trabalhadores da CP em greve nacional no dia 24 de julho
Trabalhadores da CP em greve nacional no dia 24 de julho Giacomo Giugiaro / Flickr   Os trabalhadores das bilheteiras e revisores da CP cumprem dia 24 de julho uma greve nacional, exigindo a retirada da proposta de regulamento de carreiras apresentada pela empre... 58 views Fri, 10 Jul 2020,
SATA pede auxílio ao Estado no valor de 163 milhões de euros
SATA pede auxílio ao Estado no valor de 163 milhões de euros EK056 / Flickr   A SATA, companhia aérea detida a 100% pela Região Autónoma dos Açores, precisa do valor até ao final do ano para pagar dívidas.   A SATA pediu um auxílio ao Estado de 163 milhões de... 198 views Wed, 08 Jul 2020,
Portugal | Não nos TAPem os olhos
Portugal | Não nos TAPem os olhos     Anselmo Crespo | TSF | opinião     A minha primeira grande viagem de trabalho foi ao Brasil, pela TAP e por causa da TAP. A companhia aérea - à época gerida por Fernando Pinto - falhara... 68 views Mon, 06 Jul 2020,
Governo chega a acordo com acionistas privados e fica com 72,5% da TAP
Governo chega a acordo com acionistas privados e fica com 72,5% da TAP (Comentário: Ver: A escolha que sobrava para a TAP)   02/07/2020   O Governo anunciou hoje que chegou a acordo com os acionistas privados da TAP, passando a deter 72,5% do capit... 71 views Fri, 03 Jul 2020,

Comentários (0)

Rated 0 out of 5 based on 0 voters
There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
Rate this post:
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Transportes

  • Criado em .
Aumento de capital estatal na TAP, por si só, não é solução
Note 0 sur 5 Pour 0 votes

Publicações mais recentes

Últimos posts (Conversando à beira-mar)

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

    Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
    Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
    Gravação da reunião na Assembleia da República
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
  • Homicidal Cops Caught On Police Radio
    #TheJimmyDoreShow
    Homicidal Cops Caught On Police Radio
    42 219 visualizações
    •05/06/2020
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades

página no Facebook

[an error occurred while processing this directive]
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate