• AbrilAbril

Câmara Municipal de Almada não paga salários na Ecalma

O executivo camarário não garantiu o financiamento à empresa Ecalma/Wemob, da qual é o único accionista, alegando problemas de tesouraria.

Créditos / abrilabril

Reunidos em plenário esta segunda-feira, os trabalhadores decidiram «não baixar os braços» enquanto não forem pagos os salários relativos ao mês de Maio e os subsídios de férias de 2019.

Em declarações ao AbrilAbril, Pedro Rebelo, dirigente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local (STAL/CGTP-IN), afirmou que na resolução aprovada em plenário e entregue ao executivo da Câmara Municipal de Almada (CMA) fica patente que os trabalhadores não deixam para trás nenhuma das outras reivindicações.

«Há aqui uma tentativa de deslocar as reivindicações, parece-nos. Mas, a par da exigência do pagamento [dos salários em atraso], os trabalhadores mantêm as reivindicações pelo aumento dos salários, regulamentação das carreiras, melhores condições de trabalho, fim do assédio no local de trabalho e dos processos disciplinares», referiu.

Os trabalhadores não aceitam os argumentos contraditórios da presidente da Câmara de que teria havido um problema administrativo mas também problemas de tesouraria por falta de receita durante o estado de emergência e calamidade.

«É verdade que a principal fonte de receita, as multas, deixou de entrar durante o estado de emergência, mas por isso mesmo deveria ter havido um reforço do orçamento por parte do executivo, garantindo que os trabalhadores não eram prejudicados», afirmou o dirigente.

O dirigente critica ainda as afirmações «descabidas» da presidente da Câmara, que relaciona as dificuldades financeiras com o facto de não ter recorrido ao lay-off, quando este regime não se aplica a empresas públicas.

«Houve um aumento da massa salarial mas não se traduziu em aumentos substanciais para os trabalhadores», lembrou, acrescentando que continuam sem conhecer a macro-estrutura da empresa.

Alguns dirigentes e delegados sindicais estarão hoje à porta das instalações da Ecalma/Wemob para denunciar esta situação e quinta-feira haverá outro plenário. Em breve será emitido um pré-aviso de greve.

Ver original em "AbrilAbril" na seguinte ligação:

https://www.abrilabril.pt/trabalho/camara-municipal-de-almada-nao-paga-salarios-na-ecalma

Artigos relacionados

Em lay-off, períodos de férias não gozados têm de ser remarcados
Em lay-off, períodos de férias não gozados têm de ser remarcados A FNAC pretende que as férias marcadas no mapa anual para o que acabou por ser o período do lay-off, fiquem gozadas e ... 62 views Thu, 02 Jul 2020, 00:54:43
Trabalhadores dos SAMS ficam sem Acordos de Empresa
Trabalhadores dos SAMS ficam sem Acordos de Empresa A Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho publicou os avisos de caducidade dos Acordos de Empresa dos SAM... 48 views Sun, 28 Jun 2020, 23:28:23
TAP prolonga ‘lay-off’ até final de julho porque operação continua red...
TAP prolonga ‘lay-off’ até final de julho porque operação continua red... 25/06/2020 A TAP vai prolongar o ‘lay-off’ até final de julho, justificando a decis... 41 views Fri, 26 Jun 2020, 01:33:54
Sindicato acusa Pingo Doce de estar a esconder casos de covid-19. “Tot...
Sindicato acusa Pingo Doce de estar a esconder casos de covid-19. “Tot...   O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal diz que o Pingo Doce... 75 views Wed, 24 Jun 2020, 15:41:40
As notícias sobre a apetência pelo teletrabalho são bastante exagerada...
As notícias sobre a apetência pelo teletrabalho são bastante exagerada... A fazer fé na maioria dos títulos de notícias sobre o recente estudo da ENSP, os portugueses gostam do teletrabalho, imp... 79 views Thu, 18 Jun 2020, 23:50:05
Não, não vamos ficar todos bem (III)
Não, não vamos ficar todos bem (III)  Em abril de 2019,     – mais de 1 em cada 4 trabalhadores recebia o Salário Mínimo... 45 views Thu, 18 Jun 2020, 00:13:08

Trabalho

  • Criado em .

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate