• Página Global

Portugal | Os jovens não são inconscientes. São jovens

 
 
Inês Cardoso | TSF | opinião
 
Começámos o tempo de estranheza que vivemos a olhar para os mais velhos - e por vezes a policiar os seus passos e saídas à rua. Nos últimos dias o olhar virou-se para os jovens e temos ouvido sucessivos apelos para que respeitem as regras de isolamento social. Já no fim de semana, Marcelo Rebelo de Sousa pediu mais contenção, referindo-se a festas em que os jovens não pensam no risco que julgam não correr. 

Também a ministra da Saúde realçou o aumento de contágios entre os jovens adultos, admitindo ser necessário reforçar a comunicação com esta faixa. Vão sendo divulgadas operações policiais que dão conta de festas privadas e a Câmara de Cascais proibiu entretanto a venda de bebidas alcoólicas nas bombas de combustíveis do concelho, entre as 20 e as 8 horas da manhã, depois de se terem formado filas e até incidentes nalguns postos.
 
Os indicadores mostram ser necessário estar atento aos mais jovens, mas não faz sentido um discurso acusatório ou proibitivo. Estamos há quase três meses com medidas restritivas de contacto social. Os bares e discotecas estão encerrados desde 16 de março. O mesmo aconteceu com as escolas. Seria anormal se os mais novos quisessem pacificamente aceitar um isolamento que é contra a natureza de ser humano.

 
Não há nada mais importante do que viver com o outro. E queixamo-nos de uma geração que tende a viver isolada, por estar mais dependente do digital, mas nesta altura o digital tornou-se um modo tão intensivo de interligação que é natural a saturação e overdose. Percebe-se a necessidade de presença.
 
Apesar do natural receio que continuam a provocar imagens de pessoas nas praias ou esplanadas, os espaços ao ar livre apresentam risco mínimo em tempo de calor. Como explicam os infeciologistas, o arejamento e a intervenção do ultravioleta do sol, que neutraliza o material genético do vírus, são aliados na minimização do perigo. É preciso apostar em mecanismos regulados de socialização, dando espaço a algum contacto, ou irão continuar a multiplicar-se formas descontroladas de ela se fazer.
 
Além da saúde, há também que olhar para outros efeitos desta pandemia entre as camadas jovens. A investigadora Maria Manuel Mota usou uma frase que entra facilmente no ouvido e se tornou muito discutida, sobre o facto de este ser "um vírus relativamente bonzinho", na medida em que tem efeitos mínimos sobre os jovens e as crianças, ao contrário do que acontece com outras doenças.
 
É verdade que do ponto de vista sanitário estão a salvo, mas sentem efeitos avassaladores noutras vertentes. Desde logo na educação, com os efeitos imediatos do encerramento das escolas e a preparação desigual para os exames de 11º e 12º ano, e com as universidades a insistirem no discurso de redução das aulas presenciais no próximo ano.

E mais ainda no acesso ao emprego, no caso dos que já estão em idade ativa. Os dados do desemprego em abril mostram como se acentuou uma tendência que já não é nova. A taxa de desemprego dos jovens foi estimada em 20,2%, a que corresponde um aumento de 1,9 pontos percentuais relativamente à taxa de março, enquanto a taxa de desemprego dos adultos foi estimada em 5,3%, igual à do mês anterior.
 
A somar ao desemprego, há características do trabalho difíceis de sinalizar em estatísticas. Aprecariedade tornou-se uma doença crónica do emprego jovem, havendo ainda um grande desajustamento entre as habilitações e as funções desempenhadas. Já para não falar dos milhares forçados a emigrar durante o período de intervenção da troika. Para quem anda agora nos 30 e poucos anos, esta será a segunda crise desde que entraram em idade ativa. Não é coisa pouca.
 
 

Ver o original em 'Página Global' na seguinte ligação:

https://paginaglobal.blogspot.com/2020/06/portugal-os-jovens-nao-sao.html

Artigos relacionados

EUA num “buraco negro de Covid-19”
EUA num “buraco negro de Covid-19” 13/07/2020 Os Estados Unidos estão retidos no “buraco negro da COVI... 4 views Mon, 13 Jul 2020, 13:48:41
Escoteiros "Boy Scouts of America" enfrentam 10.000 queixas por abuso ...
Escoteiros "Boy Scouts of America" enfrentam 10.000 queixas por abuso ... Boy Scouts of America / Facebook A organização de escotismo Boy Scouts of America vai ter de responder ... 69 views Fri, 10 Jul 2020, 18:03:40
Imunidade de grupo não vai travar pandemia, diz estudo espanhol
Imunidade de grupo não vai travar pandemia, diz estudo espanhol Sebastião Moreira / Lusa Um estudo espanhol, que abrangeu mais de 60 mil pessoas, colocou em causa... 76 views Wed, 08 Jul 2020, 01:11:30
Seis meses de coronavírus: o pior ainda está para vir
Seis meses de coronavírus: o pior ainda está para vir José Miguel Gaspar - 05/07/2020 Seis meses de pandemia: sem vacina ainda certa, o M... 55 views Mon, 06 Jul 2020, 01:51:33
Surtos em lar e infantário fazem 38 infetados nas Caldas da Rainha
Surtos em lar e infantário fazem 38 infetados nas Caldas da Rainha Rashid Sadykov / unsplash Dois surtos de covid-19 foram detetados num lar e num infantário nas Caldas d... 145 views Tue, 07 Jul 2020, 01:08:01
País passa a estado de alerta, Lisboa entre a contingência e calamidad...
País passa a estado de alerta, Lisboa entre a contingência e calamidad...  A grande maioria do país vai passar a estado de alerta a partir de 1 de julho, enquanto que a Área Metropo... 120 views Fri, 26 Jun 2020, 01:10:34

Jovens, Covid-19

  • Criado em .

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate