• Página Global

PR timorense diz que Governo apoiado por "grande maioria" é sinal de "unidade nacional"


Díli, 29 mai 2020 (Lusa) -- O Presidente timorense disse hoje que o Governo tem a "legitimidade constitucional" de uma "nova grande maioria" no parlamento, um sinal de uma "unidade nacional" mais ampla e essencial para acelerar o desenvolvimento do país.

"Este Governo detém a legitimidade constitucional que lhe é conferida pelo Parlamento Nacional. Uma nova maioria vem claramente expressando o seu apoio a este Governo, com a estabilidade necessária à perspetivação da sua governabilidade pelo período do mandato respetivo", afirmou Francisco Guterres Lu-Olo, após a cerimónia em que empossou oito novos membros do executivo, no Palácio Presidencial de Díli.

"Estes sinais de mais ampla unidade nacional assinalada pelos partidos com assento parlamentar reflete a vontade do nosso povo de unidade e reforço da participação na ação governativa, para um mais efetivo e rápido desenvolvimento nacional", considerou.

Estes oito novos membros do executivo são as primeiras nomeações para o Governo, agora com uma nova maioria parlamentar, apoiada pela Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin), pelo Partido Libertação Popular (PLP), pelo Kmanek Haburas Unidade Nacional Timor Oan (KHUNTO) e pelo Partido Democrático (PD), que representam 41 dos 65 deputados.


Lu-Olo defendeu os seus esforços de promoção de "diálogo com todos os partidos políticos com assento parlamentar", explicando que pretendia assim "contribuir para o reforço da unidade nacional e a promoção de uma política de grande inclusão na ação governativa" do país.

"É neste sentido que a grande maioria dos partidos com assento parlamentar se tem vindo a expressar, de forma cada vez mais clara, o que me encoraja a prosseguir o caminho do diálogo", sublinhou.

Lu-Olo considerou essencial que o Governo acelere agora a implementação do plano económico de resposta aos efeitos da covid-19, que teve grande impacto na vida das famílias e das empresas timorenses.

"É previsível um aumento do número de famílias com défice alimentar, casos de desnutrição, raquitismo, anemia e outras doenças", disse o chefe de Estado referindo-se à urgência das várias medidas aprovadas pelo executivo.

"Urge agora que à inteligência na tomada de decisão se acrescente celeridade e eficácia na implementação", destacou.

Esta primeira alteração ao Governo, disse Lu-Olo, quer "tornar mais forte e eficaz a ação governativa", e criar a unidade que é necessária para responder aos grandes desafios nacionais.

As "novas circunstâncias parlamentares" permitiram ao chefe do Governo, Taur Matan Ruak, nomear novos membros e, com a nova maioria no parlamento "prosseguir o pleno exercício das suas competências constitucionais", indicou.

"Após apreciar as propostas da iniciativa do primeiro-ministro, decidi aceitar essas propostas, através de um juízo que é livre e só meu. Deste modo, estamos a dar passos fundamentais na resolução do que foi considerado um impasse político no que se refere à plenitude da formação do VIII Governo Constitucional", afirmou.

As expectativas do país, disse, recaem sobre o chefe do Governo e o resto do executivo, tanto para ultrapassar a pandemia da covid-19 e os efeitos como para corrigir os problemas estruturais do país, disse o Presidente.

"Urge pensar um novo modelo de desenvolvimento económico e social que tenha a pessoa humana no centro", acrescentou.

ASP // EJ

Ver o original em 'Página Global' na seguinte ligação:

https://paginaglobal.blogspot.com/2020/05/pr-timorense-diz-que-governo-apoiado.html

Artigos relacionados

Moçambique | RENAMO acusa Governo de violar espírito de reintegração
Moçambique | RENAMO acusa Governo de violar espírito de reintegração O maior partido da oposição moçambicana diz que o Estado está a excluir os desmobilizados de posições de chefia no... 0 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Soldado angolano morto em confronto com exército congolês
Soldado angolano morto em confronto com exército congolês OGoverno da província congolesa do Kasai diz que a morte do soldado angolano, na fronteira entre os dois países, f... 0 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Isabel dos Santos: "Estou disponível a colaborar com a justiça"
Isabel dos Santos: "Estou disponível a colaborar com a justiça" A empresária angolana acusada de desviar fundos do Estado negou que as autoridades desconheçam o seu paradeiro ou ... 0 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Hutchinson recorre ao lay-off e aumenta carga horária
Hutchinson recorre ao lay-off e aumenta carga horária Nas fábricas da Hutchinson, o surto epidémico tem sido pretexto para avançar na retirada de direi... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Cabo Verde felicita ex-ministra que vai ser conselheira de Guterres
Cabo Verde felicita ex-ministra que vai ser conselheira de Guterres O Governo cabo-verdiano felicitou "vivamente" a ex-ministra das Finanças Cristina Duarte pela escolha como nova co... 2 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Guiné-Bissau | Comunidade internacional "falhou desde o começo"
Guiné-Bissau | Comunidade internacional "falhou desde o começo" Para o analista Diamantino Lopes, a comunidade internacional, em "função dos seus múltiplos interesses", não está ... 2 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
  • Criado em .

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate