• Página Global

Macau anuncia mais dois casos importados de Portugal


Macau, China, 28 mar 2020 (Lusa) - As autoridades de Macau anunciaram hoje mais dois casos importados de contágio da covid-19 provenientes de Portugal, elevando o número de infetados no território para 37 desde o início do surto do novo coronavírus.

Trata-se um português de 32 anos de idade, residente de Macau, noivo do 11.º caso confirmado no território, que esteve a visitar a família no Porto com a sua noiva sul-coreana, regressando a Macau no dia 14 de março.

"Como este indivíduo tinha sido considerado como um caso do contacto próximo esteve desde o dia 16 de março em observação médica no Centro Clínico de Saúde Pública", informou em comunicado o Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus.

Após vários testes negativos, o português realizou hoje um de teste do ácido nucleico e revelou positivo, "confirmando a pneumonia causada pelo novo tipo de coronavírus", acrescentaram as autoridades.


Já o segundo agora anunciado trata-se de um residente de Macau, de 21 anos de idade, que voltou para Macau também vindo de Portugal.

"Chegou a Macau na madrugada do dia 15 de Março, foi sujeito à observação domiciliária conforme as medidas em vigor na altura", informou o Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus.

Após a realização de vários exames, hoje "foram realizados novos testes de zaragatoa nasofaríngea e os resultados foram positivos para a pneumonia causada pelo novo tipo de coronavírus".

Em cerca de 24 horas o território registou quatro novos casos, todos importados.

Após Macau ter estado 40 dias sem identificar qualquer infeção, nos últimos 13 dias foram identificados 27 novos casos, todos importados.

Em fevereiro, Macau registou uma primeira vaga de 10 casos da covid-19, já todos com alta hospitalar. Após a deteção de novos casos, as autoridades reforçaram as medidas de controlo e restrições fronteiriças, assim como a obrigatoriedade de quarentena de 14 dias imposta a praticamente todos aqueles que entrem no território.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 600 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram quase 28.000.

Dos casos de infeção, pelo menos 129.100 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

A China, sem contar com os territórios de Hong Kong e Macau, conta com 81.394 casos (mais de 74 mil recuperados) e regista 3.295 mortes. A China anunciou hoje 54 novos casos, todos oriundos do exterior, e mais três mortes, numa altura em que o país suspendeu temporariamente a entrada no país de cidadãos estrangeiros, incluindo residentes.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 100 mortes, mais 24 do que na véspera (+31,5%), e registaram-se 5.170 casos de infeções confirmadas, mais 902 casos em relação a sexta-feira (+21,1%).

MIM // JH

Ver o original em 'Página Global' na seguinte ligação:

https://paginaglobal.blogspot.com/2020/03/macau-anuncia-mais-dois-casos.html

Artigos relacionados

Fins
Fins Confirma-se que é hoje mais fácil pensar o fim da esquerda neste continente do que o fim da UE, do que o fim desta forma... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
O presidente dos portuenses que é “amigo” do presidente dos portistas ...
O presidente dos portuenses que é “amigo” do presidente dos portistas ... (Pedro Candeias, in Expresso Diário, 28/05/2020) Durante anos, duas vezes por ano nos anos antes de Cristo, celebravam... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
EUA | São Francisco: uma cidade de desigualdades
EUA | São Francisco: uma cidade de desigualdades A cidade que se esvai São Francisco, em tempos um pilar do tech-capitalism e actualmente a segunda cidade mais car... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Covid-19: curva continua em trajectória ascendente em África, há 4200 ...
Covid-19: curva continua em trajectória ascendente em África, há 4200 ... Saiba sobre a situação nos PALOP Parte deste crescimento é justificado pelo aumento do número de testes realizad... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Guiné-Bissau | Ordem dos Advogados critica silêncio sobre ataque a dep...
Guiné-Bissau | Ordem dos Advogados critica silêncio sobre ataque a dep... A Ordem dos Advogados da Guiné-Bissau criticou, esta terça-feira, a "indiferença" do Presidente e do primeiro-minis... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Moçambique | Julgamento das dívidas ocultas em Londres: "É assim que a...
Moçambique | Julgamento das dívidas ocultas em Londres: "É assim que a... Em Londres, decorrem as audições do caso ligado às "dívidas ocultas". Privinvest tenta arbitragem para se livrar. ... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
  • Criado em .

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
Atividades Recentes
Aqui ainda não existem atividades

Últimos posts (País e Mundo)

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • Plataforma Cascais juntou-se ao grupo Conversando sobre o País e o Mundo
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate