• Página Global

Responsáveis preparam regresso a Portugal de professores portugueses em Timor-Leste


Díli, 28 mar 2020 (Lusa) -- Mais de duas centenas de professores portugueses destacados em Timor-Leste estão a ser informados da operação de apoio ao regresso temporário a Portugal anunciada pelo Governo português, disseram hoje responsáveis dos projetos de cooperação.

A medida deverá abranger os professores portugueses que estão destacados em vários projetos educativos em Timor-Leste, incluindo o Centros de Aprendizagem e Formação Escolar (CAFE), que integra 140 docentes, e a Escola Portuguesa de Díli, com 66.

Estão ainda destacados em Timor-Leste professores que participam no projeto PRO-Português, de apoio à formação de docentes timorenses, e outros destacados na Universidade Nacional Timor Lorosa'e (UNTL).

Alguns professores estão também destacados no Programa da UE de Parceria para a Melhoria da Prestação de Serviços através do Reforço da Gestão e da Supervisão das Finanças Públicas em Timor-Leste (PFMO), cofinanciado e gerido pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.

Finalmente há ainda professores destacados em Timor-Leste no programa Consultório da Língua para Jornalistas.


A coordenadora do projeto CAFE, Lina Vicente, disse à Lusa que está a contactar os coordenadores destacados nos 12 municípios e na Região Administrativa Especial de Oecusse-Ambeno (RAEOA) para os informar da operação de regresso, ainda sem data confirmada.

"A instrução que estou a dar aos coordenadores é que vai ser facilitado o regresso dos professores a Portugal no termo do regulamento consular, com a articulação a ser feita com a Embaixada de Portugal", disse.

"Os professores, para já, aguardam. Cada um articula-se com as suas equipas e eu aqui com a embaixada", disse.

O diretor da Escola Portuguesa em Díli, Acácio de Brito, disse à Lusa que está igualmente a informar os 66 professores, 44 dos quais de mobilidade e os restantes de contratação local.

"Estou a contactar os professores e irá quem quer. A medida abrange os professores e os seus acompanhantes", referiu o responsável, adiantando que ficará em Timor-Leste.

"Ainda não temos ideia de que quando será o voo", referiu.

O Governo português anunciou hoje que vai organizar uma operação de transporte aéreo para regresso temporário a Portugal de professores sem atividades letivas presenciais, caso Timor-Leste confirme o fecho das escolas durante um mês.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou cerca de 572 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 26.500.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

ASP // EJ

Ver o original em 'Página Global' na seguinte ligação:

https://paginaglobal.blogspot.com/2020/03/responsaveis-preparam-regresso-portugal.html

Artigos relacionados

Fins
Fins Confirma-se que é hoje mais fácil pensar o fim da esquerda neste continente do que o fim da UE, do que o fim desta forma... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
O presidente dos portuenses que é “amigo” do presidente dos portistas ...
O presidente dos portuenses que é “amigo” do presidente dos portistas ... (Pedro Candeias, in Expresso Diário, 28/05/2020) Durante anos, duas vezes por ano nos anos antes de Cristo, celebravam... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
EUA | São Francisco: uma cidade de desigualdades
EUA | São Francisco: uma cidade de desigualdades A cidade que se esvai São Francisco, em tempos um pilar do tech-capitalism e actualmente a segunda cidade mais car... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Covid-19: curva continua em trajectória ascendente em África, há 4200 ...
Covid-19: curva continua em trajectória ascendente em África, há 4200 ... Saiba sobre a situação nos PALOP Parte deste crescimento é justificado pelo aumento do número de testes realizad... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Guiné-Bissau | Ordem dos Advogados critica silêncio sobre ataque a dep...
Guiné-Bissau | Ordem dos Advogados critica silêncio sobre ataque a dep... A Ordem dos Advogados da Guiné-Bissau criticou, esta terça-feira, a "indiferença" do Presidente e do primeiro-minis... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Moçambique | Julgamento das dívidas ocultas em Londres: "É assim que a...
Moçambique | Julgamento das dívidas ocultas em Londres: "É assim que a... Em Londres, decorrem as audições do caso ligado às "dívidas ocultas". Privinvest tenta arbitragem para se livrar. ... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
  • Criado em .

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
Atividades Recentes
Aqui ainda não existem atividades

Últimos posts (País e Mundo)

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • Plataforma Cascais juntou-se ao grupo Conversando sobre o País e o Mundo
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate