• Página Global

Moçambique regista oitavo caso da Covid-19


O número de infetados com o novo coronavírus em Moçambique subiu de sete para oito, informou o Ministério da Saúde. Novo caso confirmado é de transmissão local.

Moçambique registou um novo caso do novo coronavírus, elevando o total de registos da Covid-19 no país para oito, anunciou este sábado (28.03) o ministro da Saúde moçambicano, Armindo Tiago. 

"O novo caso é um caso de transmissão local. Temos no país, até agora, de forma cumulativa, oito casos positivos, seis importados e dois de transmissão local", referiu, indicando que não há registo de mortes. 

Desde o início da pandemia provocada pelo novo coronavírus, Moçambique testou 205 casos suspeitos, 64 dos quais nas últimas 24 horas. O número "demonstra que a nossa capacidade de testar está a aumentar diariamente", realçou Armindo Tiago. 

O governante fez um novo apelo à prevenção, com reforço de medidas de higiene pessoal e coletiva, sobretudo com lavagem das mãos. 

Em Moçambique recomenda-se a suspensão de eventos com mais de 50 pessoas, há quarentena obrigatória para viajantes e isolamento domiciliário para casos suspeitos ou para quem com eles tenha contactado.

Há uma semana, o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, apelou ainda à implementação de medidas de prevenção em todas as instituições. As escolas fecharam na segunda-feira (23.03) e, no mesmo dia, foram suspensos os vistos de entrada no país.


Estado de emergência

Esta sexta-feira (27.03), o Conselho de Estado recomendou a Nyusi que declare o estado de emergência, o que permitirá implementar medidas mais severas de prevenção, à semelhança do que acontece na vizinha África do Sul, que iniciou na sexta-feira um recolher obrigatório de 21 dias.

"O Conselho de Estado aconselhou o chefe do Estado a enveredar pela declaração do estado de emergência", lê-se no comunicado da Presidência da República.

De acordo com a Constituição moçambicana, o estado de emergência terá de ser delimitado pelo Presidente da República quanto às medidas concretas e prazo, numa declaração detalhada que requer aprovação do Parlamento. 

Entre as restrições às liberdades individuais que podem ser invocadas encontra-se a "obrigação de permanência em local determinado", à semelhança do recolher obrigatório em vigor na vizinha África do Sul. Um total de 7.235 moçambicanos atravessaram a fronteira de Ressano Garcia com a África do Sul, no sul de Moçambique, uma "avalanche" explicada pelo recolher obrigatório decretado pelo Governo sul-africano. 

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 600 mil pessoas em todo o mundo e causou mais de 28 mil mortes.

Deutsche Welle | Agência Lusa, kg

Ver o original em 'Página Global' na seguinte ligação:

https://paginaglobal.blogspot.com/2020/03/mocambique-regista-oitavo-caso-da-covid.html

Artigos relacionados

Covid-19: curva continua em trajectória ascendente em África, há 4200 ...
Covid-19: curva continua em trajectória ascendente em África, há 4200 ... Saiba sobre a situação nos PALOP Parte deste crescimento é justificado pelo aumento do número de testes realizad... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Guiné-Bissau | Ordem dos Advogados critica silêncio sobre ataque a dep...
Guiné-Bissau | Ordem dos Advogados critica silêncio sobre ataque a dep... A Ordem dos Advogados da Guiné-Bissau criticou, esta terça-feira, a "indiferença" do Presidente e do primeiro-minis... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Moçambique | Julgamento das dívidas ocultas em Londres: "É assim que a...
Moçambique | Julgamento das dívidas ocultas em Londres: "É assim que a... Em Londres, decorrem as audições do caso ligado às "dívidas ocultas". Privinvest tenta arbitragem para se livrar. ... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
"Terroristas envergam uniforme das Forças Armadas de Moçambique"
"Terroristas envergam uniforme das Forças Armadas de Moçambique" É o que diz o ministro do Interior moçambicano, que acrescenta: os atacantes que atuam em Cabo Delgado recorrem t... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Angola | Alimentar a fogueira da ingerência e da manipulação a partir ...
Angola | Alimentar a fogueira da ingerência e da manipulação a partir ... COM O DEDO NA FERIDA  Martinho Júnior, Luanda  Inspiradas na “proficuidade” das redes “stay behind” da NATO, s... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Angola | Lei de justificação de óbitos não resolve "Caso 27 de Maio"
Angola | Lei de justificação de óbitos não resolve "Caso 27 de Maio" Ocorrido há 43 anos, o massacre de 27 de maio de 1977 deixou feridas em muitas famílias angolanas, que ainda não c... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
  • Criado em .

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
Atividades Recentes
Aqui ainda não existem atividades

Últimos posts (País e Mundo)

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • Plataforma Cascais juntou-se ao grupo Conversando sobre o País e o Mundo
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate