• Página Global

Jornalistas timorenses concluem segundas jornadas de literacia orçamental


Díli, 28 fev 2020 (Lusa) -- Um grupo de jornalistas timorenses conclui hoje o segundo ciclo de formação em literacia orçamental no âmbito de um programa luso-europeu de reforço da gestão e supervisão das finanças públicas em Timor-Leste.

O embaixador de Portugal em Díli, José Pedro Machado Vieira, sublinhou a importância da formação que permitir fortalecer a capacidade dos jornalistas para acompanhamento de temas económicos e financeiros no país.

Isso permite, referiu na cerimónia de entrega dos certificados de formação, capacitar os profissionais do setor para "um de jornalismo rigoroso, ativo e independente" nestas matérias, tornando-se mais capazes de "analisar e informar os cidadãos".

O embaixador da União Europeia na capital timorense, Andrew Jacobs, disse que a formação se insere num dos programas europeus "mais importantes" em Timor-Leste.

Referindo-se à importância dos 'media' e da sociedade civil na construção e fortalecimento democrático, Jacobs disse que o papel é crucial especialmente no que toca à "gestão do dinheiro público".


Opiniões partilhadas pelo secretário de Estado da Comunicação Social timorense, Merício Akara, que disse que "não há democracia consolidada com uma comunicação social fraca", sendo a formação "uma mais valia para o setor da comunicação social".

Isso é especialmente o caso "no tema de literacia orçamental" que é "especialmente importante no contexto de Timor-Leste", acrescentou.

A cobertura de temas orçamentais e financeiros, disse, exige "rigor na transmissão da informação".

A iniciativa foi desenvolvida pela Unidade de Implementação do Camões, do Programa da UE de Parceria para a Melhoria da Prestação de Serviços através do Reforço da Gestão e da Supervisão das Finanças Públicas em Timor-Leste (PFMO).

Cofinanciado pela UE e implementado com o modelo de cooperação delegada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, o projeto PFMO é um dos mais amplos programas de apoio institucional em Timor-Leste.

O projeto conta com um financiamento de 12 milhões de euros através do 11.º Fundo Europeu de Desenvolvimento e de cerca de 600 mil euros do Camões, e divide-se em dois componentes essenciais, nomeadamente o apoio orçamental ao Ministério das Finanças e o fortalecimento e capacitação institucional.

A ação de formação de 40 horas contou com duas dezenas de participantes de diversos órgãos de comunicação social e realizou-se com o apoio do CENJOR (Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas), da SECOMS (Secretaria de Estado para a Comunicação Social) e do Conselho de Imprensa.

ASP // JMC

Ver o original em 'Página Global' na seguinte ligação:

https://paginaglobal.blogspot.com/2020/02/jornalistas-timorenses-concluem.html

Artigos relacionados

Rock: uma autêntica expressão da sociedade industrial
Rock: uma autêntica expressão da sociedade industrial Carolina RuyO rock and roll é o grande fenômeno mundial de massas surgido em meados do século passado, e q... 0 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Mundo em transição – os processos internacionais revelados e acelerado...
Mundo em transição – os processos internacionais revelados e acelerado... Em que mundo nos encontramos? A pandemia do novo coronavírus produziu o maior acontecimento político e ec... 0 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Portugal | Caso BES. Salgado acusado de 65 crimes incluindo associação...
Portugal | Caso BES. Salgado acusado de 65 crimes incluindo associação... O ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES) Ricardo Salgado foi na terça-feira acusado de 65 crimes, incluindo a... 5 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Número de mortos em África sobe para 13.456 em quase 611 mil casos
Número de mortos em África sobe para 13.456 em quase 611 mil casos Onúmero de mortos em África devido à covid-19 subiu hoje para 13.456, mais 218 nas últimas 24 horas, em quase 611 ... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
EUA com 850 mortos e mais de 63 mil infeções nas últimas 24 horas
EUA com 850 mortos e mais de 63 mil infeções nas últimas 24 horas Os Estados Unidos registaram 850 mortes causadas pela covid-19 e 63.262 novas infeções nas últimas 24 horas, indic... 2 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Incerteza
Incerteza DIA 15, FALAMOS in·cer·te·za |ê| 15 Julho, 2020J. A. Nunes Carneiro, no Porto... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
  • Criado em .

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate