• Página Global

Outro português infetado no Japão, surto espalha-se na Europa - ponto da situação


Já foram reportados casos de coronavírus em 49 países pelo mundo. Em Portugal, os casos já avaliados deram negativo mas aguardam-se os resultados das análises a 16 pessoas.

O Covid-19 continua a fazer a sua viagem à volta do mundo. Já foram confirmados casos em mais de 10 países europeus, pertencendo as últimas confirmações à Irlanda do Norte, Países Baixos e Bielorrúsia.

No último briefing da Direção-Geral da Saúde, ao final da tarde de ontem, nas últimas 24 horas houve 27 novos casos suspeitos (perfazendo um total de 52 casos no total, com 32 a dar negativo), mas aguardam-se os resultados das análises a 16 pessoas - um dos casos suspeitos encontra-se nos Açores. Trata-se de um homem de 31 anos que regressou de Milão, em Itália, e está já a ser acompanhado pelas autoridades de saúde, aguardando-se agora pelos resultados dos testes.

Há ainda um segundo português hospitalizado no Japão que, segundo o Ministro dos Negócios Estrangeiros, se encontra hospitalizado por "por indícios relacionados" com o Covid-19. Tal como Adriano Maranhão (o único português que, oficialmente, contraiu o novo coronavírus), é tripulante do navio Diamond Princess que está atracado no Japão.

Em termos globais, há registo de casos de coronavírus em quase 60 países pelo mundo. Ao todo, cerca de 83 mil pessoas foram infetadas - mais de duas mil em 24 horas e há o total de vítimas mortais já ultrapassou os 2.800.

País de Gales regista o seu primeiro caso de infeção por coronavírus. O paciente esteve no norte de Itália e, segundo o responsável de Saúde galês, as autoridades de saúde estão a tomar "todas as medidas apropriadas" para garantir o acompanhamento do doente e reduzir o risco de transmissão.

A confirmação surge ao mesmo tempo que são revelados mais dois casos em Inglaterra. O que perfaz um total de 17 casos no Reino Unido. 

Coreia do Sul registou 571 novos casos de infeção pelo novo coronavírus (Covid-19) nas últimas 24 horas, elevando para 2.337 o número de casos no país, de acordo com as autoridades sul-coreanas.

Uma jovem de 27 anos, residente em Saragoça e que viajou para Itália, é o primeiro caso de coronavírus em Aragão. Com este caso, são 24 positivos registados em Espanha - sete em Valência, quatro em Tenerife, quatro em Madrid (um grave), três na Catalunha, um em Sevilha, um em Castellón e dois em Castela e Leão.

Segundo a Reuters, o Kuwait confirmou mais dois casos de coronavírus, o que eleva o total de infeções no país para 45.

Presidente da Mongólia posto em quarentena depois de regressar da China. Battulga Khaltmaa - que é o primeiro chefe de Estado a visitar a China desde que o país começou a implementar as medidas especiais para conter o surto em janeiro - e outros 14 responsáveis governamentais vão ficar isolados durante 14 dias após o regresso ao país, refere a agência estatal mongol, esta sexta-feira.

Os primeiros casos da Nova Zelândia e da Bielorrússia: A primeira-ministra da Nova Zelândia confirmou que um homem residente do país, de cerca de 60 anos, que esteve recentemente no Irão, foi diagnosticado com o novo coronavírus. Também a Bielorrússia registou o primeiro infetado, trata-se de um estudante iraniano.

Se chegou aqui agora, vamos recapitular. O vírus já se espalhou para mais 57 países, com as últimas confirmações na Nova Zelândia, Bielorrússia, Lituânia e a Nigéria - o primeiro caso na África Subsariana - todos com primeiros casos no último dia.

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (CDC) defendeu esta quinta-feira que um eventual controlo de fronteiras na União Europeia devido ao novo coronavírus "não é eficaz nem recomendável", mas admitiu uma "distribuição ampla do contágio".

PG com Sara Gouveia em Notícias ao Minuto | Imagem: © Reuters

Ver o original em 'Página Global' na seguinte ligação:

https://paginaglobal.blogspot.com/2020/02/outro-portugues-infetado-no-japao-surto.html

Artigos relacionados

Os corsários  Juan Guaidó e Boris Johnson 2020 - Francis Drake1591Um juiz britânico concedeu a Juan Guaidó o controle das 31... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
PCP não aprova o Orçamento Suplementar
PCP não aprova o Orçamento Suplementar Os comunistas chumbam um Orçamento que prolonga «o corte de salários a centenas de milhares de tra... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
EUA criticados por açambarcamento de Remdesivir
EUA criticados por açambarcamento de Remdesivir Os Estados Unidos são alvo de críticas crescentes depois de terem anunciado a compra da quase totalidade dos próxi... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Partido Comunista da China comemorou seu 99º aniversário. 1 de julho de 2020, o Partido Comunista da China comemorou seu 99º aniversário. 99 anos da sua fundação, 71 anos no po... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
A escolha que sobrava para a TAP
A escolha que sobrava para a TAP (Daniel Oliveira, in Expresso Diário, 02/07/2020) Daniel OliveiraJá o escrevi demasiadas vezes para ter de desenvolv... 5 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Empresa tenta dissuadir plenários de trabalhadores vidreiros
Empresa tenta dissuadir plenários de trabalhadores vidreiros A administração da Carl Zeiss tentou dissuadir a participação dos trabalhadores nos plen&a... 2 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
  • Criado em .

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate