• M. Azancot de Menezes in 'O TORNADO'

Washintgton Post prova que a vitória de Morales na Bolívia foi legítima

Uma análise realizada por John Curiel e Jack Williams publicada ontem no Jornal Washintgton Post demonstra que Evo Morales ganhou as eleições de forma justa. A “fraude” eleitoral defendida pela OEA, fica agora provado cientificamente, foi a vergonhosa justificação para o golpe de Estado na Bolívia.

O Jornal Tornado, em diversos momentos, denunciou as acções conducentes ao golpe de Estado na Bolívia, com o apoio do exterior.

Após Evo Morales ter ganho as eleições de Outubro de 2019, rapidamente, a Organização dos Estados Americanos (OEA), com o apoio dos EUA de Trump e do Brasil de Bolsonaro, e também de forma mais subtil da União Europeia, acusaram Evo Morales de ter ganho as eleições de forma fraudulenta.

Como se não bastasse terem apoiado o golpe de Estado na Bolívia, na sequência dos planos em curso para a realização de novas eleições sem Morales, foi emitido um mandado totalmente ilegal contra o presidente legítimo da Bolívia, acusando-o de actividades terroristas.

Todas essas tristes acções e planos nada mais foram que um pretexto para a instalação de uma ditadura que originou prisões, mortes e perseguições políticas aos dirigentes do MAS (Movimento ao Socialismo) e para afastar Evo Morales da corrida eleitoral.

Cientistas do MIT demonstram que não houve fraude eleitoral

As evidências apresentadas ontem, dia 27 de Fevereiro, pelo Jornal Washintgton Post, com o título «Bolivia dismissed its October elections as fraudulent. Our research found no reason to suspect fraud», baseiam-se num estudo estatístico realizado por John Curiel, um cientista do Laboratório de Ciência e Dados Eleitorais do célebre Massachusetts Institute of Technology (MIT), um académico doutorado em Ciências Políticas, e também pelo seu colega Jack Williams.

Na opinião dos pesquisadores ficou demonstrado que “não parece haver diferença estatística significativa antes e depois da interrupção da votação preliminar”.

Pelo contrário, segundo os académicos, apontando o dedo à OEA, afirmam não haver evidências de fraude eleitoral e que “o mais provável é Evo Morales ter ultrapassado a margem dos 10 pontos percentuais logo na 1.ª volta das eleições”.

É de notar que já diversas organizações, nomeadamente o Center for Economic and Policy Research (CEPR), sediado em Washington, DC, tinham analisado o processo eleitoral na Bolívia e já tinham afirmado que os resultados eleitorais que deram a vitória a Morales eram legítimos.

O CEPR inclui como membros personalidades conhecidas, como J. Stiglitz e R. Solow (Prémio Nobel de Ciências Económicas).

Agora, até para os mais cépticos, é possível constatar também com fundamentação científica, a história inventada da fraude eleitoral foi tudo uma encenação bem preparada com o objectivo de eliminar Evo Morales e instalar-se de forma despudorada e inqualificável uma ditadura neoliberal na Bolívia.


 

Ver original no jornal 'TORNADO' na seguinte ligação:

https://www.jornaltornado.pt/washintgton-post-prova-que-a-vitoria-de-morales-na-bolivia-foi-legitima/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=washintgton-post-prova-que-a-vitoria-de-morales-na-bolivia-foi-legitima

Artigos relacionados

Os doutores Salgado e Mexia: fantasmas de um flirt passado do ISEG
Os doutores Salgado e Mexia: fantasmas de um flirt passado do ISEG  A última semana trouxe a debate a crescente ingerência do dinheiro das grandes empresas privadas na universidade públic... 5 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Não há campus grátis
Não há campus grátis (Daniel Oliveira, in Expresso Diário, 06/07/2020) Daniel Oliveira No imaginário da direita conservadora, as universida... 17 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
China | “Lei não retira o poder legislativo da região administrativa H...
China | “Lei não retira o poder legislativo da região administrativa H... Elsie Leung, antiga secretária para justiça do governo de Hong Kong e fundadora do maior partido pró-Pequim, o DAB... 4 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
China e EUA medem forças no Mar do Sul da China com exercícios militar...
China e EUA medem forças no Mar do Sul da China com exercícios militar... AChina organizou um grande exercício militar e, dias depois, os EUA lançaram o seu e, pela primeira vez em seis an... 16 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Portugal Temido | Contagem decrescente?
Portugal Temido | Contagem decrescente? Júlio Machado Vaz* | Jornal de Notícias | opiniãoSe o primeiro-ministro puxou as orelhas à ministra da Saúde, t... 5 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Portugal | António Mexia e Manso Neto suspensos de funções na EDP
Portugal | António Mexia e Manso Neto suspensos de funções na EDP Os presidentes da EDP e EDP Renováveis, António Mexia e Manso Neto, foram suspensos de funções pelo juiz de instru... 3 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
  • Criado em .

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate