• Página Global

Alemanha | Três homens disputarão presidência do partido de Merkel


Após o ex-ministro do Meio Ambiente Norbert Röttgen, ex-líder partidário Friedrich Merz e governador Armin Laschet anunciam candidatura à chefia da CDU. Cargo é trampolim para disputa da chefia de governo alemã.

Friedrich Merz, ex-líder da bancada parlamentar da União Democrata Cristã (CDU) – o partido da chanceler federal alemã, Angela Merkel –anunciou nesta terça-feira (25/02) que concorrerá à liderança da legenda, se colocando como possível candidato ao governo da Alemanha.

"Esta decisão é uma decisão sobre a direção da CDU", disse ele, em entrevista coletiva em Berlim. "Não é uma ruptura com o passado, mas um começo e uma renovação para o futuro. A CDU deve agora olhar para o futuro", afirmou.

Merz, ao mesmo tempo colega de partido e rival de longa data de Merkel, é o terceiro político da CDU a anunciar sua candidatura a presidente da sigla. Tradicionalmente, quem preside a CDU também é lançado como candidato a chancelar federal.

Tido como representante da ala mais à direita da CDU, Merz aproveitou o lançamento de sua candidatura para alfinetar Merkel. "Quando um governo perde o controle sobre a imigração em seu próprio país, não pode se surpreender ao perder a confiança da população", comentou, respondendo a um jornalista que fez uma pergunta sobre controle de fronteiras.


No mesmo dia, o governador da Renânia do Norte-Vestfália, Armin Laschet, também anunciou que vai concorrer à chefia da CDU. Falando ao lado do ministro alemão da Saúde, Jens Spahn, em uma entrevista coletiva em Berlim, Laschet disse que o partido atualmente se encontra "na maior crise de sua história".

Spahn, que também era considerado possível candidato, disse que não concorrerá e, em vez disso, atuará como vice de Laschet.

O partido vem lutando para encontrar uma nova liderança depois que a indicada pela própria Merkel como sua sucessora, Annegret Kramp-Karrenbauer, anunciou que deixaria o cargo , abrindo também mão da candidatura a chanceler federal.

O ex-ministro do Meio Ambiente Norbert Röttgen foi o primeiro a anunciar sua intenção de concorrer à liderança da CDU.

A escolha da nova liderança da CDU ocorrerá em um congresso do partido agendado para 25 de abril.

Deutsche Welle | MD/dpa/rtr

Imagem: Röttgen, Laschet, Merz e Spahn: "corrida de saco de homens na CDU", diz alegoria do Carnaval de Düsseldorf

Ver o original em 'Página Global' na seguinte ligação:

https://paginaglobal.blogspot.com/2020/02/alemanha-tres-homens-disputarao.html

Artigos relacionados

Imagem simbólica
Imagem simbólica "É uma imagem que não dá segurança lá fora. (...) Pede-se aos jovens que, verdadeiramente sem pensar nos riscos que acha... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
EUA | Silicon Valley viola a liberdade de expressão.  Está na hora de ...
EUA | Silicon Valley viola a liberdade de expressão. Está na hora de ... Robert Bridge* | Strategic Culture Em algum lugar ao longo do caminho do desenvolvimento da América, as empresas... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
OLHAR OS JACARANDÁS DE LISBOA Ainda fui a tempo de me deslumbrar com os jacarandás de Lisboa. Em maio, eles transfiguram a cidade. São árvores magn... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Eis o sistema que é preciso destruir
Eis o sistema que é preciso destruir Como os bancos centrais inundam de dinheiro o cassino financeiro global. A moeda do mundo, criada do nada, em favo... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Covid-19 | Jovens infetados são a nova preocupação na região de Lisboa
Covid-19 | Jovens infetados são a nova preocupação na região de Lisboa A ministra da Saúde lembrou, este domingo, que os jovens são "o novo grupo de infetados" em Lisboa e Vale do Tejo,... 6 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Insensato me assumo
Insensato me assumo 1. O irlandês Bernard Shaw viveu quase um século, vendo a Inglaterra vitoriana transformar-se à conta da Revolução Indus... 3 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
  • Criado em .

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
Atividades Recentes
Aqui ainda não existem atividades

Últimos posts (País e Mundo)

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • Plataforma Cascais juntou-se ao grupo Conversando sobre o País e o Mundo
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate