• Página Global

ONU | Bachelet denuncia retrocessos no Brasil e EUA


Alta comissária da ONU para os direitos humanos critica governos Bolsonaro e Trump por "andarem para trás" em termos de políticas ambientais, e alerta contra ataques a ativistas e indígenas na Amazónia.

A alta comissária das Nações Unidas para os direitos humanos, Michelle Bachelet, acusou nesta quinta-feira (27/02) o Brasil e os Estados Unidos de "andarem para trás" no que diz respeito à proteção ambiental.

"A proteção do nosso meio ambiente é fundamental para que se desfrutem todos os direitos humanos", disse a ex-presidente do Chile em depoimento à Comissão de Direitos Humanos da ONU. Ela lamentou o que chamou de "retrocessos importantes nas políticas de proteção ao meio ambiente e dos direitos dos povos indígenas" no Brasil.

O presidente Jair Bolsonaro vem sendo fortemente criticado por flexibilizar as restrições à exploração dos recursos naturais da Amazónia. Em 2019, primeiro ano do governo Bolsonaro, o desmatamento na região amazónica foi 85% maior do que no ano anterior, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Ainda sobre o Brasil, Bachelet disse que se proliferam no país "ataques e até assassinatos de defensores dos direitos humanos, entre estes, muitos líderes indígenas". "Também há um aumento das requisições das terras de indígenas e afrodescendentes, além de esforços para deslegitimar o trabalho da sociedade civil e seus movimentos."

Bachelet afirmou ainda que os Estados Unidos dão "passos atrás" em termos da proteção das vias navegáveis e áreas húmidas. Ela ressaltou que substâncias tóxicas sem tratamento podem ser despejadas em "milhões de quilómetros quadrados de água, o que põe em perigo os ecossistemas, a água potável e a saúde humana".

Em 2019, Donald Ttrump revogou uma lei estabelecida durante o governo de seu antecessor Barack Obama, que protegia os recursos hídricos. A medida foi condenada por ambientalistas, mas celebrada por agricultores e pelo setor da construção. Ela fez parte de uma série de decisões tomadas por Trump, desde que assumiu o cargo em 2017, trazendo impactos negativos ao meio ambiente.

Bachelet, por outro lado, elogiou o chamado Acordo Verde da União Europeia, que visa atingir a neutralidade climática no continente até 2050. Porém alertou os europeus para que adotem políticas sociais fortes a fim de garantir que essa transição não deixe para trás nenhum setor da sociedade.

A alta comissária pediu ainda maior atenção às causas da onda de protestos em países como Chile e Equador, e expressou preocupação com a atual situação da Bolívia.

"No Chile e no Equador, assim como em outros países, existe a necessidade de garantir a responsabilização pelas violações dos direitos humanos perpetradas durante os protestos", disse, acrescentando que os governos desses países devem dar atenção ao motivo das manifestações que, segundo afirma, é a desigualdade.

Num pronunciamento ao Conselho de Direitos Humanos da ONU sobre as ameaças a esses direitos em todo o mundo, Bachelet disse que seu comissariado enviou missões de investigação após os protestos, que resultaram em recomendações para investigar e julgar as violações ocorridas desde outubro de 2019.

Sobre a Bolívia, mencionou a crise política também iniciada em outubro de 2019 com os distúrbios que resultaram na renúncia do presidente Evo Morales e deixaram pelo menos 35 mortos e 800 feridos, "na maioria, em operações do Exército e da polícia".

Deutsche Welle | RC/efe/afp

Ver o original em 'Página Global' na seguinte ligação:

https://paginaglobal.blogspot.com/2020/02/onu-bachelet-denuncia-retrocessos-no.html

Artigos relacionados

EIS O 4 DE JULHO, EIS A FESTA NOS EUA!
EIS O 4 DE JULHO, EIS A FESTA NOS EUA! Comemora-se hoje nos EUA o Dia da Independência (em inglês: Independence Day of The Fourth of July) é um feriado n... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Old new economics
Old new economics Quem conheça a história da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (actual Nova School of Business and Econ... 3 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Atrocidades de Bill Clinton na guerra na Sérvia expostas em nova acusa...
Atrocidades de Bill Clinton na guerra na Sérvia expostas em nova acusa... Afigura grotesca de Trump pode tentar a fazer esquecer as responsabilidades históricas dos seus antecessores no ca... 4 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Covid-19: Questionar o sistema
Covid-19: Questionar o sistema Este é o momento para questionar o vírus do sistema capitalista que gera, por si só, as mú... 4 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Com Jean Castex França mantém mais um primeiro-ministro conservador
Com Jean Castex França mantém mais um primeiro-ministro conservador #Texto corrigido de português do Brasil (br) para português original (pt) A mudança era esperada. Após mau dese... 3 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
EUA | A estátua de Theodore Roosevelt vai cair. Este é seu passado som...
EUA | A estátua de Theodore Roosevelt vai cair. Este é seu passado som... #Escrito e publicado em português do BrasilOMuseu Americano de História Natural da Cidade de Nova York anunciou... 4 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
  • Criado em .

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate