• Página Global

Analista: "Angola deve olhar para o coronavírus com muita preocupação”


Angola está a sofrer diretamente da epidemia do novo coronavírus Covid-19. A desaceleração do comércio com a China afeta as exportações de petróleo e coloca em causa a recuperação da crise económica do país.

A epidemia do coronavírus é um problema global e por isso estão a ser encetados esforços a nível mundial para conter o Covid-19. Novos casos no Irão e na Itália reforçam a necessidade de uma ação para travar a disseminação do vírus que já contaminou mais de 78 mil pessoas na China e causou mais de 2600 mortes.

Para além das questões de saúde, as economias estão sendo impactadas pelas barreiras sanitárias e restrições de movimentações entre países. A consequente desaceleração dos negócios com a China é outro problema global, particularmente grave para países em desenvolvimento como Angola, que dependem quase completamente da exportação de uma matéria prima - o petróleo.

Segundo o economista angolano Precioso Domingos, a dependência económica deAngola  do petróleo, e da sua venda para a China, afeta mais do que as receitas do país e pode gerar uma queda na produção.

"Sendo hoje a China o maior importador de petróleo da Angola, começa por afetar o preço do barril do petróleo, como está a ocorrer. E, afetando o preço, significa que Angola tem menos receitas por arrecadar. Mas a história não fica por aí. Isto afeta de forma dupla Angola pela via do preço que afeta as receitas, mas por outro lado também inibe a produção. Porque o preço serve como incentivo para o aumento da produção, para fazer novos investimentos a nível do setor petrolífero angolano”, disse o economista à DW África.


Riscos de agravamento da crise

Angola vive um perído de crise desde 2016, agora agravada pelos escândalos de corrupção protagonizados pelo ex-Presidente José Eduardo dos Santos e a sua família. A dívida pública chega a 90% do Produto Interno Bruto (PIB) e ocupa mais de metade do Orçamento Geral do Estado (OGE). Angola depende quase que exclusivamente da exportação de petróleo para gerar receitas, o que torna o país muito vulnerável com a redução do comércio com a China.

Segundo Precioso Domingos, acresce que o agravamento da crise pode impedir o país a sair do período de recessão a curto prazo. O economista realça que Angola vai precisar do crude para sair da crise. "O setor não petrolífero angolano é muito fraco e tem tendência de se tornar mais fraco do que já é a curto e médio prazo". O que também significa, no entanto, que se as receitas geradas pelo petróleo cairem, Angola "dificilmente vai sair da recessão em 2020. E isso pode-se prolongar até 2021". Com outra consequência grave: "Em termos de capacidade de atrair investimento, quer nacional, quer estrangeiro, mas sobretudo estrangeiro, o país fica limitado”, comenta o especialista.

Perspectivas económicas

Para já, diz Precioso Domingos, o Governo angolano não se deve precupar com uma revisão do Orçamento Geral do Estado. Isto porque o vírus ainda pode ser contido, o que evitaria grandes prejuízos ao país. Apesar dessa esperança, o economista salienta que Luanda deve olhar para o coronavírus com muita cautela, pois se o surto alastrar ou durar por períodos mais longos, a epidemia pode trazer graves problemas económicos ao país. E Angola não está preparada para as consequências.

"O coronavírus acaba sendo mais prejudicial para países como Angola do que propriamente para países como a China. A capacidade de resiliência da economia chinesa é diferente da nossa, e da capacidade de resiliência de economias africanas". E fica o alerta: "Angola deve olhar para o coronavírus com muita preocupação”.

Marina Oliveto | Deutsche Welle

Ver o original em 'Página Global' na seguinte ligação:

https://paginaglobal.blogspot.com/2020/02/analista-angola-deve-olhar-para-o.html

Artigos relacionados

Os doutores Salgado e Mexia: fantasmas de um flirt passado do ISEG
Os doutores Salgado e Mexia: fantasmas de um flirt passado do ISEG  A última semana trouxe a debate a crescente ingerência do dinheiro das grandes empresas privadas na universidade públic... 5 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Não há campus grátis
Não há campus grátis (Daniel Oliveira, in Expresso Diário, 06/07/2020) Daniel Oliveira No imaginário da direita conservadora, as universida... 17 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
China | “Lei não retira o poder legislativo da região administrativa H...
China | “Lei não retira o poder legislativo da região administrativa H... Elsie Leung, antiga secretária para justiça do governo de Hong Kong e fundadora do maior partido pró-Pequim, o DAB... 4 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
China e EUA medem forças no Mar do Sul da China com exercícios militar...
China e EUA medem forças no Mar do Sul da China com exercícios militar... AChina organizou um grande exercício militar e, dias depois, os EUA lançaram o seu e, pela primeira vez em seis an... 16 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Portugal Temido | Contagem decrescente?
Portugal Temido | Contagem decrescente? Júlio Machado Vaz* | Jornal de Notícias | opiniãoSe o primeiro-ministro puxou as orelhas à ministra da Saúde, t... 5 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Portugal | António Mexia e Manso Neto suspensos de funções na EDP
Portugal | António Mexia e Manso Neto suspensos de funções na EDP Os presidentes da EDP e EDP Renováveis, António Mexia e Manso Neto, foram suspensos de funções pelo juiz de instru... 3 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
  • Criado em .

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate