• in AbrilAbril

Exército sírio liberta mais de 60 localidades em Idlib

Com o apoio da avião russa, o EAS conseguiu, nas últimas 72 horas, retomar o controlo de mais de 60 terras na província de Idlib, incluindo a simbólica Kafr Nabl – a «fábrica» das faixas da «revolução».

Nas últimas 72 horas, o EAS libertou mais de seis dezenas de localidades da província de Idlib Créditos / Tasnim News

Esta quarta-feira, unidades do Exército Árabe Sírio (EAS) libertaram Kafr Ouaid, considerada uma cidade estratégica, e mais 15 aldeias a oeste e sudoeste da cidade de Ma'arat an-Numan, infligindo pesadas baixas entre as fileiras dos terroristas da Hayat Tahrir al-Sham e outros grupos afins, apoiados pela Turquia.

Já hoje, a agência SANA anunciou a libertação de sete aldeias na Planície do Ghab, no Norte da província de Hama, junto à fronteira com a de Idlib: Tanjara, al-Ankawi, al-Huwash, al-Howeijeh, al-Amiqa, Shirmaghar e al-Arima.

Uma das cidades reconquistadas nestes últimos dias é Kafr Nabl, onde era comum aparecerem, sob domínio dos grupos terroristas, grupos de homens e mulheres (vestidas de negro e só com os olhos à mostra) a exibir faixas em inglês e árabe a favor da «revolução» da... al-Qaeda.

A propósito da reconquista da localidade, o escritor e académico austrialiano Tim Anderson, membro da plataforma Hans Off Syria, escreveu no Twitter: «Parece que a fábrica das faixas em Kafr Nabl, Idlib, foi encerrada.»

Grande ataque terrorista a Saraqib

A mesma fonte revela que as diversas unidades do Exército fizeram frente a um grande ataque lançado pelos grupos terroristas referidos, com o apoio da Turquia, a oeste da cidade estratégica de Saraqib, localizada na intersecção entre as auto-estradas que ligam Alepo a Damasco (M5) e Alepo a Latakia (M4).

Os terroristas usaram dezenas de bombistas-suicidas e carros-bomba na operação, que teve a cobertura da artilharia turca, segundo a agência estatal síria, que informa que o EAS destruiu múltiplas viaturas blindadas e causou pesadas baixas aos terroristas.

Por seu lado, a RT indica, com base em informação divulgada pela agência TASS, que o EAS repeliu com êxito os ataques à cidade de Saraqib, que foi reconquistada pelo EAS a 5 de Fevereiro último e na qual prosseguem as operações de desminagem e preparação para o regresso da população civil.

A notícia posta a circular por alguns meios de comunicação turcos de que os «rebeldes» tinham reconquistado a cidade na província de Idlib «não está sincronizada com a realidade», revelou uma fonte militar no terreno, esta quinta-feira.

No entanto, há notícias contraditórias sobre a situação actual de Saraqib. Numa informação de última hora, a agência SANA refere que grupos terroristas conseguiram chegar à auto-estrada Alepo-Damasco, que foi cortada devido aos fortes combates que ali travam com as unidades do EAS.





Ver original em "AbrilAbril" na seguinte ligação:

https://www.abrilabril.pt/internacional/exercito-sirio-liberta-mais-de-60-localidades-em-idlib

Artigos relacionados

O homem certo no lugar certo!
O homem certo no lugar certo! A propósito da aquisição pelo Estado de uma posição maioritária no capital da TAP não resisto a contar uma história pess... 0 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Os corsários  Juan Guaidó e Boris Johnson 2020 - Francis Drake1591Um juiz britânico concedeu a Juan Guaidó o controle das 31... 2 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
PCP não aprova o Orçamento Suplementar
PCP não aprova o Orçamento Suplementar Os comunistas chumbam um Orçamento que prolonga «o corte de salários a centenas de milhares de tra... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
EUA criticados por açambarcamento de Remdesivir
EUA criticados por açambarcamento de Remdesivir Os Estados Unidos são alvo de críticas crescentes depois de terem anunciado a compra da quase totalidade dos próxi... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Partido Comunista da China comemorou seu 99º aniversário. 1 de julho de 2020, o Partido Comunista da China comemorou seu 99º aniversário. 99 anos da sua fundação, 71 anos no po... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
A escolha que sobrava para a TAP
A escolha que sobrava para a TAP (Daniel Oliveira, in Expresso Diário, 02/07/2020) Daniel OliveiraJá o escrevi demasiadas vezes para ter de desenvolv... 5 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
  • Criado em .

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate