• Marcos Aurélio Ruy, em São Paulo in 'O TORNADO'

Viradouro é campeã do Carnaval carioca ao cantar a liberdade e a emancipação feminina

Com um forte recado aos catastrofistas de plantão a escola de samba Unidos do Viradouro, de Niterói (RJ), venceu o Carnaval na acirrada disputa na Cidade Maravilhosa, capital do estado.

A escola levou para a Marquês de Sapucaí o tema “Viradouro de alma lavada”.

Para contar a história das Ganhadeiras de Itapuã, mulheres escravizadas que lavavam roupas na Lagoa do Abaeté, em Salvador, capital da Bahia, e faziam outros serviços para comprar a carta de alforria e conquistar em definitivo a liberdade.

Contar a história do ponto de vista da classe trabalhadora é fundamental para entendermos o racismo e o machismo como marcas da sociedade brasileira em pleno século 21”.
Mônica Custódio, secretária de Igualdade Racial da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB)

A Revolta dos Malês (1835) e a Sabinada (1837-1838) foram movimentos importantes contra o regime escravista após a Independência, conquistada em 1822, e o Brasil tornar-se um Império mantendo a escravidão como modo de produção.

“A Viradouro soube mostrar a participação de Luiza Mahin, uma escrava, na liderança dessas revoltas contra o regime escravista, pela liberdade e por terras para os escravizados”, acentua Mônica. Lembrando que a Abolição da escravatura só veio em 1888, sendo o Brasil o último país do Ocidente a pôr fim à escravidão. Luiza foi mãe do “Advogado dos Escravos”, Luiz Gama.

Para Kátia Branco, secretária da Mulher Trabalhadora da CTB-RJ, “os temas tratados pela escola campeã são muito caros ao bolsonarismo porque mostram a luta das trabalhadoras e dos trabalhadores escravizados pela superação desse sistema e desmente a ideia de que houve pouca ou nenhuma resistência ao escravismo”.

De acordo com ela, o governador Wilson Witzel e o prefeito Marcelo Crivella, da capital fluminense, além de Jair Bolsonaro na Presidência, “acabam com políticas públicas fundamentais para a luta antirracista e pela igualdade de gênero e isso faz o tema da Viradouro ganhar ainda mais importância”.

Por isso, diz Mônica, “precisamos amplificar os temas da maioria das escolas de samba deste Carnaval para a maioria da população ter acesso às mensagens e dessa forma entender os perigos de se apoiar governantes que defendem o ódio e a violência, o racismo e a misoginia”.

“Levanta, preta, que o Sol tá na janela
Leva a gamela pro xaréu do pescador
A alforria se conquista com o ganho”

Dizem versos do samba enredo de autoria de Anderson Lemos, Carlinhos Fionda, Cláudio Russo, Dadinho, Diego Nicolau, Júlio Alves, Manolo, Paulo César Feital e Rildo Seixas.

E complementam:

“São elas, dos anjos e das marés
Crioulas do balangandã, ô iaiá
Ciranda de roda, na beira do mar
Ganhadeira que benze, vai pro terreiro sambar
Nas escadas da fé
É a voz da mulher”.

8 de março – Dia Internacional da Mulher – está aí para a luta das mulheres por igualdade de direitos tomarem as ruas de todo o país e fazer valer a luta de nossos antepassados. A liberdade depende de nós.


Texto em português do Brasil


 

Ver original no jornal 'TORNADO' na seguinte ligação:

https://www.jornaltornado.pt/viradouro-e-campea-do-carnaval-carioca-ao-cantar-a-liberdade-e-a-emancipacao-feminina/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=viradouro-e-campea-do-carnaval-carioca-ao-cantar-a-liberdade-e-a-emancipacao-feminina

Artigos relacionados

Os doutores Salgado e Mexia: fantasmas de um flirt passado do ISEG
Os doutores Salgado e Mexia: fantasmas de um flirt passado do ISEG  A última semana trouxe a debate a crescente ingerência do dinheiro das grandes empresas privadas na universidade públic... 5 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Não há campus grátis
Não há campus grátis (Daniel Oliveira, in Expresso Diário, 06/07/2020) Daniel Oliveira No imaginário da direita conservadora, as universida... 17 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
China | “Lei não retira o poder legislativo da região administrativa H...
China | “Lei não retira o poder legislativo da região administrativa H... Elsie Leung, antiga secretária para justiça do governo de Hong Kong e fundadora do maior partido pró-Pequim, o DAB... 4 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
China e EUA medem forças no Mar do Sul da China com exercícios militar...
China e EUA medem forças no Mar do Sul da China com exercícios militar... AChina organizou um grande exercício militar e, dias depois, os EUA lançaram o seu e, pela primeira vez em seis an... 16 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Portugal Temido | Contagem decrescente?
Portugal Temido | Contagem decrescente? Júlio Machado Vaz* | Jornal de Notícias | opiniãoSe o primeiro-ministro puxou as orelhas à ministra da Saúde, t... 5 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Portugal | António Mexia e Manso Neto suspensos de funções na EDP
Portugal | António Mexia e Manso Neto suspensos de funções na EDP Os presidentes da EDP e EDP Renováveis, António Mexia e Manso Neto, foram suspensos de funções pelo juiz de instru... 3 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
  • Criado em .

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate