• Página Global

Ampla maioria das famílias timorenses não consegue pagar dieta nutritiva


Díli, 27 fev 2020 (Lusa) - As dietas são pobres e pouco diversificadas em Timor-Leste, especialmente para grupos vulneráveis, como mães e crianças, com a grande maioria da população a não conseguir pagar alimentação adequadamente nutritiva, segundo um novo estudo.

De acordo com o estudo, concluído em dezembro e apresentado esta semana, a quase totalidade das famílias consegue uma dieta básica, mas apenas entre 15 e 37% destas são capazes de pagar a dieta mais nutritiva.

O relatório "Preencher a lacuna de nutrientes em Timor-Leste" foi produzido em conjunto pelo Programa Alimentar Mundial (PAM) e pela organização não-governamental timorense Conselho Nacional de Segurança e Soberania de Alimentos e de Nutrição em Timor-Leste (KONSSANTIL, em tétum).

Para o estudo, equipas de pesquisadores analisaram os custos médios da dieta base e da dieta nutritiva em vários municípios de Timor-Leste, deixando várias recomendações ao Governo sobre como melhorar a alimentação da população.

No estudo considera-se que "quase todas as famílias conseguem satisfazer as suas necessidades energéticas", mas garantir uma "dieta nutritiva que satisfaça as necessidades de energia, proteína e micronutrientes é incomportável para a maioria das famílias".


Para analisar a situação do país, no documento estabelece-se um padrão de "Custo da Dieta" e considera-se que uma dieta que satisfaça minimamente os requisitos energéticos de um agregado familiar com cinco pessoas custa entre 32 e 60 dólares por mês (entre 29 e 55 euros).

Satisfazer as necessidades nutricionais completas, porém, teria um custo muito mais elevado de entre 158 e 211 dólares por mês (entre 145 e 193 euros), valor elevado tendo em conta que o salário mínimo do país ronda os 115 dólares (105 euros).

A análise teve em conta entre 98 e 128 alimentos disponíveis localmente nos municípios estudados, com os preços da carne, do peixe e dos ovos a serem geralmente duas a quatro vezes mais caros do que os dos cereais, leguminosas e vegetais.

As dietas são geralmente centradas em alimentos base, como o arroz, com reduzida inclusão de vegetais e alimentos de origem animal pelo que, considera-se no estudo, são necessárias "intervenções que abordem a disponibilidade e o acesso a nutrientes e alimentos nutritivos, bem como o poder de compra para fazer face ao fraco acesso à dieta".

Mulheres grávidas e lactantes, adolescentes e bebés e crianças pequenas correm "risco particular de desnutrição em Timor-Leste devido às elevadas necessidades de nutrientes e à baixa ingestão de nutrientes".

O custo destes nutrientes, considera, poderia ser reduzido com suplementos de comprimidos, especialmente em questões como ferro, ácido fólico e multivitaminas, sublinha-se.

Entre as recomendações, no estudo defende-se um aumento do orçamento para a merenda escolar, o que ajudaria a reduzir os gastos das famílias com a dieta mais nutritiva, garantindo melhor alimentação para crianças e jovens.

"É possível aumentar a percentagem de agregados familiares que seriam capazes de pagar uma dieta nutritiva se for implementado um pacote de intervenções bem concebidas de vários setores (educação, saúde, proteção social e agricultura)", conclui-se.

"Estes resultados mostram que a responsabilidade pela melhoria da nutrição não depende apenas de um setor do Governo, mas é algo que só pode ser melhorado se todos os setores atuarem em conjunto, de forma coordenada e complementar", sustenta-se.

Entre outros aspetos, no estudo nota-se que "mulheres são particularmente afetadas pela má nutrição" e que "melhorar a nutrição de bebés e crianças pequenas exigiria pequenos investimentos a curto prazo" com benefícios duradouros.

 No estudo aponta-se que melhorar "a quantidade e a qualidade nutricional dos alimentos produzidos" pelo setor agrícola, ainda predominantemente de subsistência, "poderia melhorar o acesso a dietas nutritivas para todos" os timorenses.

ASP // JMC

Ver o original em 'Página Global' na seguinte ligação:

https://paginaglobal.blogspot.com/2020/02/ampla-maioria-das-familias-timorenses.html

Artigos relacionados

Presidenciais: clivagem errada
Presidenciais: clivagem errada (Daniel Oliveira, in Expresso Diário, 14/07/2020) Daniel Oliveira Pedro Nuno Santos  uma coisa escandalosa das várias ... 2 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Brasil | As crianças que nos governam e como vencê-las
Brasil | As crianças que nos governam e como vencê-las #Escrito e publicado em português do BrasilPilhadas em crimes, reagem aos pulinhos, xingando e vociferando: “te... 3 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Sob a bandeira tricolor que ondula em Camp Darby,  Manlio Dinucci
Sob a bandeira tricolor que ondula em Camp Darby, Manlio Dinucci O Ministro da Defesa, Lorenzo Guerini, Inspecciona o novo quartel general do COMFOSE. Se bem que muitas actividades blo... 3 views Tue, 14 Jul 2020, 11:01:19
Portugal | Justiça? Deixem-nos rir!
Portugal | Justiça? Deixem-nos rir! Hoje há Curto, amanhã não sabemos. O de hoje, apresentado seguidamente, surge a mostrar a justiça ou "justiça" lusa c... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Trocas comerciais entre Portugal e China crescem 10,6% em maio
Trocas comerciais entre Portugal e China crescem 10,6% em maio Macau, China, 14 jul 2020 (Lusa) -- As trocas comerciais entre Lisboa e Pequim aumentaram 10,6% em maio, em relaçã... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Ativistas de Hong Kong acusados de organizarem manifestação não autori...
Ativistas de Hong Kong acusados de organizarem manifestação não autori... Pequim, 13 jul 2020 (Lusa) - Treze personalidades do movimento pró-democracia de Hong Kong compareceram hoje em tr... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
  • Criado em .

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate