• Página Global

Angola | UNITA admite protestos contra novo presidente da CNE


Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, admitiu manifestações contra a posse do novo presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), considerando que a sua nomeação surge para "eternizar o regime no poder".

"Esta semana aquilo que o regime fez foi tomar medidas para ficar no poder eternamente. Quando há um homem [o novo presidente da CNE] que está a ser contestado pelo povo, por toda a gente, os órgãos do Estado admitem a sua posse", afirmou esta terça-feira (25.02) o líder da União Nacional para Independência Total de Angola (UNITA), em Luanda.

Na passada quarta-feira, o Parlamento angolano conferiu posse ao novo presidente da CNE, Manuel Pereira da Silva, conhecido por 'Manico', com apenas 111 votos favoráveis de deputados do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA, no poder), uma vez que a oposição abandonou em bloco o plenário.

Supostas "irregularidades, ilegalidades" e "inconstitucionalidades" são apontadas no processo de eleição do novo presidente da CNE, factos que deram origem aos protestos dentro e fora da sede do Parlamento angolano.

"Muito triste para o país"

Segundo o presidente da UNITA, o maior partido na oposição em Angola, a última semana "foi muito triste para o país", porque, frisou, os dirigentes "mataram um pouco da nossa esperança de eleições livres e justas".

"Aquele senhor", prosseguiu, aludindo ao juiz 'Manico', "que foi lá colocado, vai tratar das eleições livres?", interrogou-se, durante um discurso com cidadãos e militantes do seu partido no mercado do São Paulo, Luanda, no âmbito de uma visita que efetuou esta terça-feira aos municípios de Luanda e Cazenga. 

Protestos

Para o líder a UNITA, a luta para eleições livres e democráticas, para a liberdade, desenvolvimento e de uma Angola de oportunidades para todos ficou mais difícil com a eleição do presidente da CNE, admitindo "manifestações do povo e não apenas da UNITA".

"Vamos todos manifestar, não vamos ficar uns em casa para depois dizerem que é a UNITA sozinha. Vamos ver se temos de facto essa decisão corajosa de reivindicar os nossos direitos", acrescentou.

Na sua intervenção, muitas vezes interrompida pela assistência, Costa Júnior considerou igualmente que o balanço da luta contra a corrupção, um dos eixos de governação do Presidente angolano João Lourenço, "é negativo", responsabilizando os "marimbondos" pela atual situação do país.

Em Angola, marimbondo é a designação dada às vespas e, o combate à corrupção, descrito como uma luta contra "um ninho de marimbondos".

Adalberto Costa Júnior assegurou ainda que o seu partido vai "pressionar" o Parlamento angolano para a aprovação das restantes leis que conformam o pacote legislativo autárquico, tendo em conta as primeiras eleições autárquicas previstas para 2020.

Deutsche Welle | Agência Lusa

Ver o original em 'Página Global' na seguinte ligação:

https://paginaglobal.blogspot.com/2020/02/angola-unita-admite-protestos-contra.html

Artigos relacionados

Piquenique da Interjovem: «Já conhecemos bem a precariedade»
Piquenique da Interjovem: «Já conhecemos bem a precariedade» «A luta é o caminho» para «fazer valer» a exigência de emprego estável, er... 2 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
É A GUERRA Abril de Novo Magazine CENSURADORepúdio ao Wordpress.com! 26.6.20É de lamentar que um Portal de Esquerda que est... 5 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Os estéreis tacticismos de quem olha para o curto prazo
Os estéreis tacticismos de quem olha para o curto prazo Não me surpreende a notícia em como o governo gastou menos com a crise do covid do que estimara inicialmente: em vez de ... 6 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Asfaltamento na Fonte da Telha leva ministro do Ambiente ao Parlamento
Asfaltamento na Fonte da Telha leva ministro do Ambiente ao Parlamento O PCP, perante a estupefacção das imagens de asfaltamento de caminhos na Fonte da Telha, em plena zona d... 6 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Gato & Rato
Gato & Rato (Angela Silva, in Expresso, 04/07/2020)Esta é a saga de um professor e de um aluno que, após 40 anos de encontros e d... 5 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Forças Armadas livres de racismo e xenofobia
Forças Armadas livres de racismo e xenofobia Os militares são embaixadores e defensores dos direitos e liberdades fundamentais, tanto no país como no... 4 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
  • Criado em .

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate