• Página Global

Bruxelas alerta que crescimento português não corresponde a convergência nos salários


A Comissão Europeia assinalou que, apesar do crescimento potencial português estar acima da média da zona euro, "isso não se traduziu numa convergência nos rendimentos com Estados-membros mais avançados".

Num relatório de análise económica a Portugal elaborado esta quarta-feira, no âmbito do pacote de inverno do semestre europeu, a Comissão Europeia salienta que "a forte prestação económica nos últimos anos tem um impacto positivo no crescimento potencial estimado".

"No entanto, isto não se traduziu numa convergência com os Estados-membros mais avançados, já que o rendimento 'per capita' de Portugal em paridade de poder de compra (PPC) permanece à volta de 77% da média da União Europeia [UE]", assinala, por outro lado, o organismo europeu.

O relatório assinala mesmo que "este desenvolvimento difere significativamente de outras economias em recuperação", já que "o rendimento 'per capita' em PPC para os dez países que se juntaram à UE em 2004 já está ao mesmo nível que Portugal, ultrapassando uma diferença de cerca de 17 pontos percentuais em 15 anos".

Em Portugal, "o crescimento dos salários é moderado, mas tem vindo a aumentar lentamente, à medida que as reservas do mercado de trabalho recuaram", e as remunerações por trabalhador passaram de um crescimento de 1,2% em 2018 para 2,7% em 2019.

Em termos de desigualdade nos rendimentos, Bruxelas assinala que "continua a baixar", mas "alguns indicadores continuam abaixo da média da UE".

"A proporção de pessoas em risco de pobreza ou exclusão social também continuou a baixar, de 23,3% em 2017 para 21,6% em 2018. Isto levou-a para ligeiramente abaixo da média da UE de 21,9% pela primeira vez. No entanto, o risco de pobreza das pessoas idosas ainda é causa de preocupação. A desigualdade de oportunidades na educação também permanece alta", refere a Comissão Europeia.

A desigualdade salarial está agora em linha com a média da União, com o rácio de rendimentos dos 20% mais ricos sobre os 20% mais pobres em 5,2, "abaixo do pico de 6,4 em 2014".

"Esta melhoria recente foi sobretudo liderada por um aumento da quota de rendimentos recebida pela parte mais baixa da distribuição, possivelmente relacionada com a melhoria das condições do mercado de trabalho, o impacto dos recentes aumentos no salário mínimo nos rendimentos mais baixos e a melhoria da adequação de alguns benefícios", destaca Bruxelas.

TSF | Lusa | Imagem: © Reinaldo Rodrigues/Global Imagens

Ver o original em 'Página Global' na seguinte ligação:

https://paginaglobal.blogspot.com/2020/02/bruxelas-alerta-que-crescimento.html

Artigos relacionados

BES: a obscenidade não está num homem
BES: a obscenidade não está num homem Fulanizar o problema, deixando a salvo quem teve competências para o travar e quem lhe deu azo politicamente, n&... 0 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Greve e vigília dos guardas prisionais
Greve e vigília dos guardas prisionais Dirigentes do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional realizaram uma vigília diante do Ministéri... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Licenças parentais contam para progressão na carreira
Licenças parentais contam para progressão na carreira O Tribunal de Trabalho de Lisboa condenou a TAP a reconhecer o gozo das licenças parentais como tempo efectivo ... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Três presos palestinianos em greve de fome contra a detenção administr...
Três presos palestinianos em greve de fome contra a detenção administr... Nas cadeias israelitas, há 3 presos palestinianos em greve de fome por tempo indeterminado contra a deten&ccedi... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Vietname, um exemplo no confronto ao novo coronavírus
Vietname, um exemplo no confronto ao novo coronavírus Alguns números confirmam que o Vietname é um dos países mais bem-sucedidos no combate à pa... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
MEMÓRIA QUATRO, DUM SEMPRE ACTUAL
MEMÓRIA QUATRO, DUM SEMPRE ACTUAL Martinho Júnior, LuandaHá 15 anos no nº 423 do “ACTUAL” propiciou-se dar a conhecer um pequeno inventário das “Pr... 2 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
  • Criado em .

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate