• in AbrilAbril

Médicos defendem que PPP de Cascais é «retrocesso inaceitável»

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul opõe-se «frontalmente» à decisão do Governo de lançar um novo concurso para a parceria público-privada (PPP) do Hospital de Cascais e defende a reposição da gestão pública.

Créditos / Teixeira Duarte

Para o Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS/FNAM), a decisão do Conselho de Ministros põe em causa a Lei de Bases da Saúde de 2019, que privilegia a gestão pública do Serviço Nacional de Saúde (SNS), recorrendo ao sector privado e social de forma supletiva e temporária, enquanto o SNS não tiver capacidade de resposta.

Num comunicado enviado ao AbrilAbril, a estrutura denuncia que, ao optar pela continuidade da PPP em Cascais, o Governo «escolhe favorecer as entidades privadas, quando poderia e deveria optar pela gestão pública do hospital», de modo a garantir os cuidados necessários e diferenciados à população.

Para o SMZS, a PPP do Hospital de Cascais «não trouxe qualquer vantagem em termos de qualidade e acessibilidade aos cuidados de saúde», tendo em conta que não existem neste hospital as valências de Infecciologia, Oncologia e Psiquiatria comunitária, «obrigando médicos e doentes a deslocarem-se de e para outras unidades de saúde».

Recorda, por outro lado, que «a administração do hospital está sob suspeita de falsear resultados clínicos e algoritmos do sistema de triagem da urgência para aumentar as receitas pagas à PPP».

O sindicato realça que a Lei de Bases da Saúde de 2019 «veio substituir uma lei que, desde 1990, desvirtuava os princípios fundadores do SNS» e «legalizou o desvio dos dinheiros públicos para financiar negócios privados».

«O Governo, com esta opção, decide voltar à lei de 1990», critica, sublinhando que se trata de um «retrocesso inaceitável, que corrompe os princípios de um SNS público, universal e gratuito».

O parecer dos médicos vem no sentido da tomada de posição do PCP, que acusou o Executivo de «má-fé», tendo em conta que a nova Lei de Bases da Saúde faz «uma opção clara pela gestão pública dos estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde».

Para os comunistas, que tomaram a iniciativa de entregar um requerimento na Comissão de Saúde, no Parlamento, para ouvir as explicações da ministra Marta Temido, a renovação da PPP é um passo na «direcção errada do que seria e é exigível na defesa do SNS». 





Ver original em "AbrilAbril" na seguinte ligação:

https://www.abrilabril.pt/nacional/medicos-defendem-que-ppp-de-cascais-e-retrocesso-inaceitavel

Artigos relacionados

Impedir a reprivatização da Efacec
Impedir a reprivatização da Efacec A indústria transformadora continua a ser o esteio das economias mais desenvolvidas, seja a nível europe... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Os doutores Salgado e Mexia: fantasmas de um flirt passado do ISEG
Os doutores Salgado e Mexia: fantasmas de um flirt passado do ISEG  A última semana trouxe a debate a crescente ingerência do dinheiro das grandes empresas privadas na universidade públic... 5 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Não há campus grátis
Não há campus grátis (Daniel Oliveira, in Expresso Diário, 06/07/2020) Daniel Oliveira No imaginário da direita conservadora, as universida... 17 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
China | “Lei não retira o poder legislativo da região administrativa H...
China | “Lei não retira o poder legislativo da região administrativa H... Elsie Leung, antiga secretária para justiça do governo de Hong Kong e fundadora do maior partido pró-Pequim, o DAB... 4 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
China e EUA medem forças no Mar do Sul da China com exercícios militar...
China e EUA medem forças no Mar do Sul da China com exercícios militar... AChina organizou um grande exercício militar e, dias depois, os EUA lançaram o seu e, pela primeira vez em seis an... 16 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Portugal Temido | Contagem decrescente?
Portugal Temido | Contagem decrescente? Júlio Machado Vaz* | Jornal de Notícias | opiniãoSe o primeiro-ministro puxou as orelhas à ministra da Saúde, t... 5 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
  • Criado em .

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate