• Página Global

"Psicologicamente estamos esgotados", diz estudante angolano em Wuhan


Cerca de 40 estudantes angolanos estão há um mês em quarentena na cidade chinesa de Wuhan, o epicentro do surto do novo coronavírus. Luanda ainda estuda como fazer o repatriamento dos cidadãos.

Os cerca de 40 estudantes angolanos retidos em Wuhan estão "psicologicamente esgotados" face à crise "sem fim à vista". As afirmações são do representante dos estudantes angolanos em Wuhan, Euclides Simeão, à agência de notícias Lusa.

"Já é um mês sem sair, a alimentação sempre a mesma e uma preocupação constante", descreveu. "Procuramos notícias boas, mas só vemos a situação piorar. Psicologicamente estamos esgotados", admitiu.

Situada no centro da China, Wuhan foi colocada sob quarentena em 23 de janeiro passado com entradas e saída interditas. A cidade com cerca de onze milhões de habitantes contabiliza cerca de 45 mil infetados e mais de 1.700 mortos devido ao surto do novo coronavírus, o Covid-19.

Aluno de engenharia de Ciências da Computação, Euclides Simeão admite que, da "maneira que as coisas estão", a quarentena vá durar até três meses.

Entre os 38 estudantes angolanos que ficaram retidos em Wuhan, não há casos de contaminação pela doença, mas o representante apontou a falta de apoio prestado por algumas universidades. "Há universidades que fornecem alimentação aos estudantes, as três refeições diárias, mas há outras que não têm acorrido tanto", diz.


A Universidade de Tecnologia de Hubei, onde estuda e reside, está a "facilitar a vida", ao destacar funcionários para fazer compras nos poucos supermercados da cidade que permanecem abertos, assegurando assim o acesso a produtos frescos.
Falta de bens essenciais

No entanto, Cristo José Sebastião, aluno na Universidade Huazhong, reclama da falta de bens essenciais, incluindo água mineral. "A água que eles fornecem é água da torneira", conta. "Por estes dias, tenho comido farinha com água e açúcar. Só me restam cinco garrafas de água."

Retido no 'campus' universitário, José Sebastião passa os dias deitado a ouvir música. Um segurança impede que saia do dormitório, um edifício com 18 andares, de onde 90% dos colegas foram já repatriados.

Vários países já efetuaram o repatriamento dos seus cidadãos de Wuhan, incluindo Portugal, Brasil ou Timor-Leste, e Luanda diz estar também a estudar essa possibilidade.

Repatriamento

Fontes do Ministério dos Negócios Estrangeiros angolano garantiram estar a negociar com as autoridades chinesas para retirar os jovens angolanos de Wuhan, "estando o processo apenas a depender das medidas sanitárias e restrições impostas para se evitar a propagação do coronavírus".

O adido de imprensa da embaixada de Angola em Pequim disse à Lusa que, por enquanto, "o acesso a Wuhan está reservado apenas aos meios do Estado chinês" e que o "apoio que pode ser prestado cinge-se à componente psicológica".

A Assembleia Nacional de Angola aprovou na quarta-feira uma resolução de solidariedade para com os cidadãos angolanos na China só com os votos da bancada do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA). Os partidos da oposição propuseram acrescentar ao documento a necessidade imperiosa de o Governo mandar buscar os angolanos que estão na China, o que não foi aceite pela maioria.

Sara Santos, encarregada de educação de um dos alunos, lamenta à agência Lusa a morosidade das autoridades e questionou: "Será preciso que haja um aluno infetado para que finalmente prestem socorro?".

Deutsche Welle | Agência Lusa

Ver o original em 'Página Global' na seguinte ligação:

https://paginaglobal.blogspot.com/2020/02/psicologicamente-estamos-esgotados-diz.html

Artigos relacionados

Portugal | Caso BES. Salgado acusado de 65 crimes incluindo associação...
Portugal | Caso BES. Salgado acusado de 65 crimes incluindo associação... O ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES) Ricardo Salgado foi na terça-feira acusado de 65 crimes, incluindo a... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Número de mortos em África sobe para 13.456 em quase 611 mil casos
Número de mortos em África sobe para 13.456 em quase 611 mil casos Onúmero de mortos em África devido à covid-19 subiu hoje para 13.456, mais 218 nas últimas 24 horas, em quase 611 ... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
EUA com 850 mortos e mais de 63 mil infeções nas últimas 24 horas
EUA com 850 mortos e mais de 63 mil infeções nas últimas 24 horas Os Estados Unidos registaram 850 mortes causadas pela covid-19 e 63.262 novas infeções nas últimas 24 horas, indic... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Incerteza
Incerteza DIA 15, FALAMOS in·cer·te·za |ê| 15 Julho, 2020J. A. Nunes Carneiro, no Porto... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
O mítico valor de mercado
O mítico valor de mercado I Parte – A venda de crédito A venda de bens por um valor muito inferior ao valor contabilístico registado... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Números voltam a subir no Brasil. Registados 41.857 casos e 1.300 óbit...
Números voltam a subir no Brasil. Registados 41.857 casos e 1.300 óbit... O país está perto de atingir os dois milhões de casos confirmadosO Ministério da Saúde brasileiro divulgou os ... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
  • Criado em .

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate