• Jornal Tornado in 'O TORNADO'

Moro usa lei da ditadura

Foi um ato de inquestionável autoritarismo. A tal ponto que a PF negou o que Moro solicitara: enquadramento de Lula na LSN, sancionada em 1983 pela ditadura militar. Mas o sentido da determinação era para nesse rumo.

A determinação do ministro da Justiça, Sérgio Moro, para que a Polícia Federal (PF) apurasse declarações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que poderiam caracterizar crime contra a honra do presidente Jair Bolsonaro se deve ao seu condicionamento a agir pelas regras de Estado de exceção. O caso se referia à fala de Lula caracterizando Bolsonaro como “chefe de milícia”.

O uso da Lei de Segurança Nacional (LSN) como instrumento de intimidação tem enorme gravidade. É inaceitável. O ministro tentou usá-lo confrontando a Constituição, numa clara reedição de suas práticas persecutórias contra o ex-presidente. A intenção de passar o rolo compressor da repressão pela institucionalidade democrática, com o intuito de praticar mais um ato de força contra Lula, caracteriza, no mínimo, abuso de poder.

Foi um ato de inquestionável autoritarismo. A tal ponto que a PF negou o que Moro solicitara: enquadramento de Lula na LSN, sancionada em 1983 pela ditadura militar. Mas o sentido da determinação era para nesse rumo. O objetivo, confirmado pelo Ministério da Justiça, seria a abertura de inquérito com base em suspeita de crime de calúnia, previsto no Código Penal e na LSN.

A conclusão da PF de que Lula não cometeu o crime suposto por Moro não isenta o acusador da responsabilidade de ter se valido de um instrumento discricionário. O uso desse entulho da ditadura que mandou muitos democratas e patriotas para as masmorras do regime que torturava, matava e exilava é mais um fato que denuncia a natureza autoritária desse governo.

Quem ninguém se engane. Hoje Moro tentou usar a LSN contra o ex-presidente Lula; amanhã pode ser contra qualquer outro expoente da oposição. Moro e Bolsonaro recorrem a práticas daquele regime como se fosse algo natural.

As recentes apologias ao Ato Institucional número 5 (AI-5), o instrumento que deu à ditadura poderes para fazer do Estado um imenso porão de torturas, assassinatos e banimentos, também são exemplos de que o país está sendo governado por quem não tem o menor apreço pela democracia. No entanto, integrantes do bolsonarismo falaram do assunto com naturalidade.

Moro, Bolsonaro e outros adeptos dessas práticas são executores de um projeto de poder baseado em práticas típicas de regimes autoritários e ditatoriais. Toda vez que as forças democráticas avançaram com um processo de inclusão social e de soberania nacional, o poder oligárquico recorreu a instrumentos como a LSN.

Foi assim com a “Lei Infame”; do governo Epitácio Pessoa (1919-1922); a “Lei Celerada” de Washington Luis (1926-1930), a “Lei Monstro” que precedeu o Estado Novo e a “Carta parafascista” de 1937; e o projeto de “Lei Tarada”, de Eurico Gaspar Dutra (1945-1950).

Para um governo comprovadamente ligado aos interesses estadunidenses, o recurso à LSN rememora a famigerada tese do inimigo interno. No caso,  a oposição. Episódios como esse, que agridem o regime democrático, vão se avolumando no governo Bolsonaro. Diante dessa realidade, impõe-se a união de amplas forças políticas e sociais para conter e derrotar essa escalada contra as liberdades.


Texto original em português do Brasil

Exclusivo Editorial PV / Tornado

Ver original no jornal 'TORNADO' na seguinte ligação:

https://www.jornaltornado.pt/moro-usa-lei-da-ditadura-lei-de-seguranca-nacional/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=moro-usa-lei-da-ditadura-lei-de-seguranca-nacional

Artigos relacionados

Os doutores Salgado e Mexia: fantasmas de um flirt passado do ISEG
Os doutores Salgado e Mexia: fantasmas de um flirt passado do ISEG  A última semana trouxe a debate a crescente ingerência do dinheiro das grandes empresas privadas na universidade públic... 5 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Não há campus grátis
Não há campus grátis (Daniel Oliveira, in Expresso Diário, 06/07/2020) Daniel Oliveira No imaginário da direita conservadora, as universida... 17 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
China | “Lei não retira o poder legislativo da região administrativa H...
China | “Lei não retira o poder legislativo da região administrativa H... Elsie Leung, antiga secretária para justiça do governo de Hong Kong e fundadora do maior partido pró-Pequim, o DAB... 4 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
China e EUA medem forças no Mar do Sul da China com exercícios militar...
China e EUA medem forças no Mar do Sul da China com exercícios militar... AChina organizou um grande exercício militar e, dias depois, os EUA lançaram o seu e, pela primeira vez em seis an... 16 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Portugal Temido | Contagem decrescente?
Portugal Temido | Contagem decrescente? Júlio Machado Vaz* | Jornal de Notícias | opiniãoSe o primeiro-ministro puxou as orelhas à ministra da Saúde, t... 5 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Portugal | António Mexia e Manso Neto suspensos de funções na EDP
Portugal | António Mexia e Manso Neto suspensos de funções na EDP Os presidentes da EDP e EDP Renováveis, António Mexia e Manso Neto, foram suspensos de funções pelo juiz de instru... 3 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
  • Criado em .

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate