• in AbrilAbril

Mais de 50 dirigentes sociais assassinados na Colômbia em 2020

Nos primeiros 49 dias do ano, o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento e a Paz registou o assassinato 51 dirigentes sociais e defensores dos direitos humanos e de dez ex-combatentes farianos.

O departamento do Cauca continua a ser um dos mais violentos da Colômbia, registando-se ali inúmeros ataques a dirigentes sociais, defensores dos direitos humanos e membros dos povos originários Créditos / Semana

Na lista de dirigentes sociais e defensores dos direitos humanos assassinados, que o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento e a Paz (Indepaz) vai actualizando com grande frequência, a última entrada é de dia 18, tem o número 51 e corresponde a Jorge Humberto Alpala, líder indígena e ex-autarca de Cumbal, no departamento colombiano de Nariño, onde foi morto a tiro.

O assassinato de Alpala segue-se ao de três outros dirigentes indígenas, no último fim-de-semana, no departamento do Cauca. No domingo, a Asociación de Cabildos Indígenas del Norte del Cauca (ACIN) denunciou a morte de Emilio Dauqui, indígena do resguardo Las Delicias, no município de Buenos Aires, onde foi abatido a tiro no sábado à noite.

O mesmo organismo revelou pouco depois que Albeiro Silva Mosquera e Luis Hugo Silva Mosquera foram mortos, no domingo, por homens armados no resguardo de La Cilia, no município de Miranda, também no departamento do Cauca.

Eram ambos dirigentes indígenas, integravam a guarda camponesa, pertenciam à Junta de Acção Comunal da vereda «La Morena» e tinham participado em vários processos sociais e sindicais no Sul da Colômbia, como a denominada «minga» e na Marcha Patriótica, informa a TeleSur.

Na segunda-feira, quando a ACIN recorreu à sua conta de Twitter para denunciar o assassinato dos três indígenas e alertar para a persistência das ameaças de morte, foi morto o dirigente juvenil Miguel Ángel Marín Arango na cidade de Medellín, capital do departamento de Antioquia.

Diversas organizações – dentro e fora do país andino – têm denunciado o facto de a violência persistir contra indígenas, agricultores, sindicalistas, defensores dos direitos humanos na Colômbia. Segundo o Indepaz, a maioria dos assassinatos perpetrados em 2020 teve lugar nos departamentos do Cauca, Putumayo e Antioquia.

Onze ex-combatentes farianos assassinados

Na lista do Indepaz, até dia 18 aparecem registados dez ex-combatentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (FARC-EP), o último dos quais Pedro Manchola Pastrana, no sábado passado, em Palermo (departamento de Huila).

Já no domingo à noite e ainda sem entrar na contabilidade do Indepaz, foi morto Daniel Jiménez, outro ex-combatente fariano, no município de Puerto Guzmán, no departamento de Putumayo. De acordo com a Contagio Radio, um grupo de homens abordou-o e disparou repetidamente contra ele.

Perante a situação de violência sistemática no país sul-americano contra pessoas relacionadas com as FARC-EP, o partido FARC denunciou a falta de segurança na Colômbia, que se «reflecte na continuidade dos assassinatos de dirigentes sociais e de ex-guerrilheiros das extintas FARC-EP».





Ver original em "AbrilAbril" na seguinte ligação:

https://www.abrilabril.pt/internacional/mais-de-50-dirigentes-sociais-assassinados-na-colombia-em-2020

Artigos relacionados

Partido Comunista da China comemorou seu 99º aniversário. 1 de julho de 2020, o Partido Comunista da China comemorou seu 99º aniversário. 99 anos da sua fundação, 71 anos no po... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
A escolha que sobrava para a TAP
A escolha que sobrava para a TAP (Daniel Oliveira, in Expresso Diário, 02/07/2020) Daniel OliveiraJá o escrevi demasiadas vezes para ter de desenvolv... 4 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Empresa tenta dissuadir plenários de trabalhadores vidreiros
Empresa tenta dissuadir plenários de trabalhadores vidreiros A administração da Carl Zeiss tentou dissuadir a participação dos trabalhadores nos plen&a... 0 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Facetas
Facetas Já que se comemoram os 100 anos do nascimento da fadista Amália Rodrigues, tão aproveitada e que se deixou aproveitar pe... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Setúbal exige requalificação urgente da Secundária du Bocage
Setúbal exige requalificação urgente da Secundária du Bocage O Município sadino e a comunidade educativa alertam para o «elevado estado de degradação&ra... 2 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
52 países pronunciam-se contra ingerência nos assuntos internos da Chi...
52 países pronunciam-se contra ingerência nos assuntos internos da Chi... Na 44.ª sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, o representante de Cuba leu uma declaraç&ati... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
  • Criado em .

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate