• in AbrilAbril

Pepetela premiado no encontro Correntes d'Escritas

O escritor angolano venceu o Prémio Literário Casino da Póvoa 2020, pelo seu livro Sua Excelência de Corpo Presente, atribuído no âmbito do certame literário que ocorre na Póvoa de Varzim.

CréditosManuel de Almeida / Agência Lusa

A 21.ª edição deste encontro de escritores de expressão ibérica decorre, desde ontem e até domingo, na Póvoa de Varzim, e a obra foi escolhida entre 15 finalistas, de um total de 120 obras candidatas.

Para a sua decisão, o júri teve em conta «a originalidade do estratagema narrativo para denunciar com ironia uma história de nepotismo e abuso de poder do próprio de sistemas totalitários», atribuindo a Pepetela o prémio no valor de 20 mil euros.

Numa mensagem de agradecimento à organização, o escritor refere ter ficado «muito feliz» por lhe ter sido atribuído o prémio e agradeceu à organização e ao júri «por esta honra e pelo encorajamento para persistir na escrita».

O autor e professor angolano nasceu em Benguela, Angola, em 1941 e frequentou o Ensino Superior em Lisboa, tendo terminado os seus estudos em Argel, na Argélia, durante o exílio. Iniciou a sua actividade literária e política na Casa dos Estudantes do Império.

Foi professor na Universidade Agostinho Neto, em Luanda, desde 1984, e tem sido dirigente de associações culturais, como a União de Escritores Angolanos e a Associação Cultural Recreativa Chá de Caxinde. Em 1997, conquistou o Prémio Camões.

Para o Correntes d'Escritas deste ano, estão convidados 107 autores de expressão ibérica, de 14 nacionalidades, havendo 30 escritores que participam pela primeira vez no evento.

Entre os escritores portugueses estarão presentes Afonso Cruz, Ana Luísa Amaral, Ana Margarida de Carvalho, Gonçalo M. Tavares, Hélia Correia, Isabel Rio Novo, Jaime Rocha, João de Melo, José Gardeazabal, Luísa Costa Gomes, Patrícia Portela, Ricardo Araújo Pereira e Rita Taborda Duarte.

Do universo lusófono, estão anunciados autores como Germano Almeida e Mário Lúcio, de Cabo Verde, Abdulai Silá e Conduto de Pina, da Guiné-Bissau, Hirondina Joshua, de Moçambique, e Manuel Rui e David Capelenguela, de Angola.

Serão organizadas dez mesas-redondas, no Cine-Teatro Garrett, onde se promove o debate de temas variados e terão lugar várias iniciativas, como lançamentos de livros, acções de formação, concertos e exposições, e visitas a escolas.

 

Com agência Lusa





Ver original em "AbrilAbril" na seguinte ligação:

https://www.abrilabril.pt/cultura/pepetela-premiado-no-encontro-correntes-descritas

Artigos relacionados

Os doutores Salgado e Mexia: fantasmas de um flirt passado do ISEG
Os doutores Salgado e Mexia: fantasmas de um flirt passado do ISEG  A última semana trouxe a debate a crescente ingerência do dinheiro das grandes empresas privadas na universidade públic... 5 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Não há campus grátis
Não há campus grátis (Daniel Oliveira, in Expresso Diário, 06/07/2020) Daniel Oliveira No imaginário da direita conservadora, as universida... 17 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
China | “Lei não retira o poder legislativo da região administrativa H...
China | “Lei não retira o poder legislativo da região administrativa H... Elsie Leung, antiga secretária para justiça do governo de Hong Kong e fundadora do maior partido pró-Pequim, o DAB... 4 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
China e EUA medem forças no Mar do Sul da China com exercícios militar...
China e EUA medem forças no Mar do Sul da China com exercícios militar... AChina organizou um grande exercício militar e, dias depois, os EUA lançaram o seu e, pela primeira vez em seis an... 16 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Portugal Temido | Contagem decrescente?
Portugal Temido | Contagem decrescente? Júlio Machado Vaz* | Jornal de Notícias | opiniãoSe o primeiro-ministro puxou as orelhas à ministra da Saúde, t... 5 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Portugal | António Mexia e Manso Neto suspensos de funções na EDP
Portugal | António Mexia e Manso Neto suspensos de funções na EDP Os presidentes da EDP e EDP Renováveis, António Mexia e Manso Neto, foram suspensos de funções pelo juiz de instru... 3 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
  • Criado em .

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate