• Página Global

Angola | Mais de cem mil alunos vão receber livros gratuitos


Mais de cem mil alunos do ensino primário na Lunda-Norte vão beneficiar de novos livros didácticos durante o presente ano lectivo, segundo a directora do Gabinete Provincial da Educação.

Bernardete Cola Cachoco falava durante a cerimónia de entrega simbólica e gratuita de 30.550 livros didácticos do ensino primário (1ª, 2ª 3ª e 4ª classes), das disciplinas de Educação Manual e Plástica, Matemática e Língua Portuguesa, que, numa primeira fase, vão ser distribuídos a seis dos dez municípios da Lunda-Norte.

Explicou que o processo de distribuição começou no município do Chitato e que seguir-se-ão os de Caungula, Cuilo, Lubalo, Xá-Muteba e Capenda-Camulemba, tão logo chegue o segundo carregamento.

A distribuição dos manuais, de acordo com a directora do Gabinete Provincial da Educação, vai ser feita em função do número de alunos que cada município matriculou no ano lectivo em curso.

A cerimónia de entrega simbólica dos manuais didácticos foi testemunhada pelo governador Ernesto Muangala e representantes do Comando Provincial da Polícia Nacional, incumbidos de garantir a não comercialização dos mesmos.


Necessidades

Lunda-Norte precisa de 1.567 novas salas de aula, para todos os subsistemas de ensino não universitário, segundo a directora do Gabinete Provincial da Educação.

Bernardete Cachoco, que deu essa informação no início do corrente mês, durante a abertura do ano lectivo, acrescentou que, numa primeira fase, vão ser construídas 128 escolas, das quais 60 para o ensino primário, com um mínimo de dez salas de aula cada, 59 complexos escolares, quatro do II ciclo do ensino geral e cinco institutos médios politécnicos.

A província da Lunda-Norte, ainda de acordo com Bernardete Cachoco, clama também pela construção de 45 laboratórios de distintas especialidades e doze bibliotecas, com vista à promoção da qualidade de ensino.

Quanto aos recursos humanos e equipamentos escolares, a directora provincial da Educação disse que são necessários 1.050 professores e 53.760 carteiras.

"Indicadores apontam que neste ano lectivo as salas de aula, em diferentes escolas da província, vão registar superlotação de alunos", adiantou. Sem avançar dados concretos, Bernardete Cachoco disse que, para este ano lectivo, previa-se matricular 111.755 novos alunos, mas não foi possível alcançar as metas traçadas.

A directora do Gabinete Provincial da Educação lembrou que, no ano lectivo passado, foram matriculados 238.434 alunos, o que, na altura, representou um crescimento de 14 por cento, em relação ao ano de 2018.

Jornal de Angola

----

Nota PG

Leia em Página Global sobre os anos de "desvio" dos manuais escolares gratuitos, financiados pelo Estado Angolano, que uma rede de criminosos vendia a preços proibitivos, criando sérias dificuldades financeiras aos país dos alunos - havendo muitos deles a frequentarem a escola sem livros por falta de capacidades económicas das famílias para os comprar.

Há vários anos que em Página Global a situação e a denúncia vem fazendo parte do leque das nossas publicações, através de artigos do editor e livreiro em Angola ANTÓNIO JORGE. Imensos anos em que a indiferença dos governantes e das autoridades judiciais e policiais, sobretudo escolares, prevaleceu, em conluio voluntário e/ou involuntário com aquilo a que no PG denominámos "A Máfia dos Livros Escolares".

Ver o original em 'Página Global' na seguinte ligação:

https://paginaglobal.blogspot.com/2020/02/angola-mais-de-cem-mil-alunos-vao.html

Artigos relacionados

Até tu, Wolfgang?
Até tu, Wolfgang? «Se a Europa quer ter alguma hipótese, tem que demonstrar imediatamente solidariedade e que é capaz de agir. Empréstimos... 2 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Portugal | Lei de cidadãos contra Acordo Ortográfico começa a ser disc...
Portugal | Lei de cidadãos contra Acordo Ortográfico começa a ser disc... Um projeto de lei de iniciativa de cidadãos, com 20.669 assinaturas, contra o Acordo Ortográfico (AO), começa esta... 2 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Mais 14 mortos e 165 novos casos de covid-19 em Portugal
Mais 14 mortos e 165 novos casos de covid-19 em Portugal Portugal regista esta segunda-feira 1330 óbitos de covid-19 e 30788 casos confirmados de infeção pelo novo coronav... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Lay-off simplificado está a ser um maná para as grandes empresas
Lay-off simplificado está a ser um maná para as grandes empresas Governo admite prolongar o lay-off.   Ver original aqui ... 2 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Ataques em Moçambique: Apoio da SADC mostra-se limitado
Ataques em Moçambique: Apoio da SADC mostra-se limitado Académicos moçambicanos defendem que apoio da SADC no combate aos grupos armados em Cabo Delgadolimitar-se-á à dime... 2 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Moçambicanos quase miseráveis mas “americanos”?
Moçambicanos quase miseráveis mas “americanos”? PGR arrasa Sociedade Civil que advoga extradição de Chang para os EUA, onde está o “sentido patriótico e de sobera... 2 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
  • Criado em .

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
Atividades Recentes
Aqui ainda não existem atividades

Últimos posts (País e Mundo)

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • Plataforma Cascais juntou-se ao grupo Conversando sobre o País e o Mundo
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate