• Página Global

Médicos e Repórteres sem Fronteiras apoiam Julian Assange

 
 
O fundador do portal WikiLeaks recebeu na segunda-feira o apoio de 117 médicos, que denunciaram a "tortura psicológica" infligida a Julian Assange, ameaçado de extradição para os EUA que o acusam de espionagem, e dos Repórteres sem Fronteiras (RSF).
 
Em carta publicada na revista médica britânica The Lancet, um grupo de médicos de 18 países acusou o Governo de Londres de atentar contra o direito fundamental de Assange ter acesso a cuidados de saúde, uma semana antes de a justiça do Reino Unido examinar o pedido de extradição deste australiano, de 48 anos, detido na prisão de alta segurança de Belmarsh.
 
"Se Assange viesse a morrer numa prisão britânica", como avisou em novembro o relator especial da ONU para a tortura, Nils Melzner, "ele teria sido efetivamente torturado até à morte", escreveram os signatários.
 
Desde que Assange foi examinado por um médico em 2015 na embaixada do Equador em Londres, onde tinha encontrado refúgio três anos antes, as recomendações dos médicos foram "ignoradas sistematicamente", acrescentaram.
 
Denunciaram também "uma politização dos princípios fundamentais da medicina, cujas implicações ultrapassam o caso de Julian Assange".
 
Os signatários concluíram com "a exigência aos governos de acabarem com a tortura de Assange e de lhe garantir o acesso aos melhores cuidados, antes que seja demasiado tarde".
 
Por seu lado, a associação RSF, firmemente oposta à extradição de Assange, que "transmitiu informações de interesse geral a jornalistas", lançou uma petição que, na segunda-feira, já tinha recolhido mais de 20 mil assinaturas.
 
No início de novembro, o relator da ONU para a tortura declarou à AFP que a sua inquietação estava ligada a "novas informações médicas transmitidas por várias fontes fiáveis, segundo as quais a saúde dele tinha entrado num círculo vicioso de ansiedade, 'stress' e impotência, típica de pessoas expostas a um isolamento prolongado e uma arbitrariedade constante".
 
Detido em Belmarsh, no sul de Londres, desde a sua detenção em abril de 2019, na embaixada do Equador, Assange é pretendido pelos EUA, onde corre o risco de ser sentenciado até 175 anos de prisão por espionagem.
 
As autoridades dos EUA acusam-no de ter colocado em perigo algumas das suas fontes, quando publicou em 2010 cerca de 250 mil mensagens diplomáticas e 500 mil documentos confidenciais relativos a atividades dos militares norte-americanos no Iraque e Afeganistão.
 
Notícias ao Minuto | Lusa | Imagem: © Reuters
 
Em Portugal...

Ver o original em 'Página Global' na seguinte ligação:

https://paginaglobal.blogspot.com/2020/02/medicos-e-reporteres-sem-fronteiras.html

Artigos relacionados

BES: a obscenidade não está num homem
BES: a obscenidade não está num homem Fulanizar o problema, deixando a salvo quem teve competências para o travar e quem lhe deu azo politicamente, n&... 0 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Greve e vigília dos guardas prisionais
Greve e vigília dos guardas prisionais Dirigentes do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional realizaram uma vigília diante do Ministéri... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Licenças parentais contam para progressão na carreira
Licenças parentais contam para progressão na carreira O Tribunal de Trabalho de Lisboa condenou a TAP a reconhecer o gozo das licenças parentais como tempo efectivo ... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Três presos palestinianos em greve de fome contra a detenção administr...
Três presos palestinianos em greve de fome contra a detenção administr... Nas cadeias israelitas, há 3 presos palestinianos em greve de fome por tempo indeterminado contra a deten&ccedi... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Vietname, um exemplo no confronto ao novo coronavírus
Vietname, um exemplo no confronto ao novo coronavírus Alguns números confirmam que o Vietname é um dos países mais bem-sucedidos no combate à pa... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
MEMÓRIA QUATRO, DUM SEMPRE ACTUAL
MEMÓRIA QUATRO, DUM SEMPRE ACTUAL Martinho Júnior, LuandaHá 15 anos no nº 423 do “ACTUAL” propiciou-se dar a conhecer um pequeno inventário das “Pr... 2 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
  • Criado em .

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate