• Página Global

Angola | SECRETÁRIO DE ESTADO DOS EUA ESTÁ EM LUANDA


Visita de secretário de Estado dos EUA seria sinal de que "reformas estão a surtir efeito", diz analista

Mike Pompeo encontra-se esta segunda-feira com o Presidente João Lourenço e o ministro das Relações Exteriores Manuel Augusto. Analista acredita que visita demonstra que reformas “estão a dar frutos”.

A deslocação a Angola, no âmbito de uma visita de cinco dias a África, do secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, acontece numa altura em que as relações comerciais entre os Estados Unidos e Angola estão em declínio. 

Em 2016, as trocas comerciais atingiram um volume total de 4,2 mil milhões de dólares, 16 mil milhões a menos do que em 2008 - quando se verificou um volume recorde de 20,1 mil milhões de dólares entre os dois países.

Para o especialista em relações internacionais, Osvaldo Mboco, esta visita é importante e vai relançar as relações comerciais entre os dois Estados. "É um sinal, sem sombra de dúvida, da vontade política e económica  de se dar uma nova dinâmica às relações comerciais e de cooperação entre ambos os Estados. Isto demonstra claramente que as reformas estão a surtir efeito", comenta.

Mboco lembra que as visitas de representantes de duas potências económicas em curto espaço de tempo é algo emblemático para Angola.

"Tivemos cá a chefe da maior economia da Europa [Angela Merkel]. Teremos agora o secretário de Estado na maior economia do mundo, e isto é bastante significativo", acrescenta.

Osvaldo Mboco aponta como uma das causas deste interesse norte-americano a forte presença chinesa em África. "Isso faz os Estados Unidos quererem colocar-se novamente na linha de corrida para dinamizar e tentar mitigar os espaços deixados há algum tempo ao nível do próprio continente africano e também em Angola que é um grande mercado em termos de escoamento de produtos", acrescenta.




Encontros ao mais alto nível

No princípio deste mês, o Departamento de Estado norte-americano divulgou que, em Luanda, Mike Pompeo vai encontrar-se com Presidente João Lourenço e com o ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, "para reafirmar o apoio dos Estados Unidos aos esforços anti-corrupção e democratização".

O secretário de Estado americano vai também encontrar-se "com parceiros económicos e a comunidade empresarial para discutir a luta contra a corrupção e as crescentes oportunidades para o comércio bilateral e investimentos". A visita de Mike Pompeo acontece quase um mês depois da revelação do escândalo Luanda Leaks.

Jeremias Benedito, responsável da associação cívica Lauleno, com sede na província do Moxico, quer ver o tema dos direitos humanos abordados no encontro entre o Presidente angolano e o secretário de Estado norte-americano. Segundo o ativista, o Governo continua a reprimir manifestações em Luanda e Cabinda e há registo de casos de tortura na região das Lundas.

"[A visita] deve servir para abordar não somente as relações económicas e comerciais, mas também questões relacionadas com os direitos humanos. Nós estamos num país que tem estado a violar constantemente os direitos humanos e os direitos dos cidadãos", critica.

Manuel Luamba | Deutsche Welle

Ver o original em 'Página Global' na seguinte ligação:

https://paginaglobal.blogspot.com/2020/02/angola-secretario-de-estado-dos-eua.html

Artigos relacionados

Pensem nas crianças mudas telepáticas
Pensem nas crianças mudas telepáticas Life Magazine O bombardeio sobre o Japão foi o maior ataque da história das guerras modernas. 7 Ago... 2 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
A explosão em Beirute, terra de origem de tantos brasileiros
A explosão em Beirute, terra de origem de tantos brasileiros O Líbano é a terra de origem de 10 milhões de brasileiros – que, com o coração apertado, viram aquele de... 2 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Adoniran, 110 anos: compositor definiu o espírito do samba paulistano
Adoniran, 110 anos: compositor definiu o espírito do samba paulistano Na contramão do discurso pomposo das elites e das camadas que almejavam se inserir na alta sociedade ost... 3 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Daniel Munduruku: Indígenas são caçados porque praticam o comunismo
Daniel Munduruku: Indígenas são caçados porque praticam o comunismo “Os socialistas perseguidos são aqueles que ainda seguram a fronteira do capitalismo. Os últimos socialistas... 4 views Fri, 07 Aug 2020, 14:13:09
Ataques aéreos sauditas continuam a matar civis no Iémen
Ataques aéreos sauditas continuam a matar civis no Iémen Pelo menos 20 civis morreram na sequência de um bombardeamento efectuado por caças sauditas na prov&iacut... 2 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Dêem-nos música, fogos, explosões, covides, crises... Que fartum!
Dêem-nos música, fogos, explosões, covides, crises... Que fartum!     Curto a desoras. Acontece de vez em quando. O Expresso com cafeína matinal por esta hora... de almoç... 2 views Fri, 07 Aug 2020, 14:05:45
  • Criado em .

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
Atividades Recentes
Aqui ainda não existem atividades

Últimos posts (País e Mundo)

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

    Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
    Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
    Gravação da reunião na Assembleia da República
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
  • Homicidal Cops Caught On Police Radio
    #TheJimmyDoreShow
    Homicidal Cops Caught On Police Radio
    42 219 visualizações
    •05/06/2020
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate