• ZAP in ZAP

Guaidó diz que viajou com o seu nome e acusa regime venezuelano de desprezar Portugal

 

O presidente do parlamento da Venezuela, o opositor Juan Guaidó, disse este sábado que usou o seu nome na recente viagem entre Lisboa e Caracas e atribuiu as acusações do Governo venezuelano contra a TAP ao desprezo pelas companhias aéreas e por Portugal.

 

O meu nome é Juan Gerardo António Guaidó Márquez. Esse é o meu nome. Tenho vários nomes, Juan Gerardo António Guaidó Márquez. Viajei com o meu nome. Se a ditadura não gosta dos meus nomes isso é outra coisa”, disse o presidente do parlamento venezuelano.

Juan Guaidó falava aos jornalistas numa conferência de imprensa, em Caracas, onde foi questionado pela Lusa sobre como embarcou de Lisboa para a Venezuela, depois de acusações do Governo venezuelano de que ele teria embarcado com um nome falso e de que o seu tio teria viajado no mesmo voo na posse de substâncias ilícitas.

“Neste caso é o desprezo da ditadura pela verdade, pelos mecanismos, pela Europa, por Portugal, pelas companhias aéreas comerciais, e pela IATA. É o desprezo absoluto inclusive pelo raciocínio”, disse.

 
 

Juan Guaidó começou por agradecer “ao Governo de Portugal e à Comunidade Europeia, pelo recebimento” que teve na Europa e pelo apoio à luta pelos valores democráticos na Venezuela, “não só dos venezuelanos, mas da sociedade, da comunidade espanhola, portuguesa, francesa”.

Agradeceu “também à comunidade portuguesa” na Venezuela, sublinhando que “se alguém hoje conhece a tragédia” que vivem os venezuelanos “é a comunidade portuguesa na Venezuela, a quem expropriaram empresas e perseguiram”.

Em relação às acusações feitas ao seu tio, detido pelas autoridades venezuelanas com a acusação de que transportou substâncias ilícitas no voo entre Lisboa em Caracas, acusou o Governo venezuelano de “semear evidências”. “A resposta não fui eu que a dei, deu a TAP e o ministro dos Negócios Estrangeiros português: É impossível embarcar com material explosivo numa companhia (aérea) comercial, não só a TAP mas europeia”, frisou.

Segundo Guaidó “a ditadura” de Nicolás Maduro “fica em ridículo, novamente, com esta forma de plantar provas” falsas, o que, disse, já aconteceu com outros políticos venezuelanos. Juan Guaidó afirmou que em Portugal houve “procedimentos de segurança que foram cumpridos, padrões de segurança que foram rigorosamente cumpridos”.

“E já foi solicitada uma investigação. Felizmente há evidências claras, de cada um (dos passageiros) da abordagem, dos passos de controlo de segurança”, referiu Guaidó, que considerou “lamentável para a ditadura que incorra nestas agressões a outros países”, disse.

O Governo venezuelano acusou Portugal, na sexta-feira, de minimizar as acusações de irregularidades no voo da TAP que transportou, na terça-feira, desde Lisboa até Caracas o líder opositor Juan Guaidó.

Num comunicado divulgado em Caracas, as autoridades venezuelanas pediram a Portugal uma investigação rigorosa. “A República Bolivariana da Venezuela expressa a sua condenação pelas graves irregularidades cometidas pela companhia aérea TAP, de Portugal, no voo TP173 de 12 de fevereiro de 2020, uma vez que contrariam as disposições de segurança da Organização Internacional de Aviação Civil” (OIAC), lê-se no documento.

Segundo o comunicado, no voo em questão, foi facilitado o embarque de Juan Guaidó, com uma “identidade falsa“, violando as diretrizes da OIAC sobre a identificação de passageiros.

“Da mesma forma, as autoridades venezuelanas conseguiram identificar que outro passageiro, um familiar e companheiro (de Juan Guaidó), transportou materiais proibidos e substâncias explosivas, incorrendo em uma violação ainda mais grave dos regulamentos de segurança aeronáutica”, acrescenta.

Por isso, “a Venezuela requer que as autoridades portuguesas proporcionem as explicações correspondentes e a abertura de uma investigação rigorosa”.

ZAP // Lusa

 
 
 

Ver original em 'ZAP aeiou' na seguinte ligação:

https://zap.aeiou.pt/guaido-diz-viajou-nome-308933

Artigos relacionados

Algumas razões para ser um otimista irritante, mesmo que com algumas r...
Algumas razões para ser um otimista irritante, mesmo que com algumas r... 1. Quase por certo João Pinto, antigo capitão do F.C. Porto não sabia o que afirmara Winston Churchill décadas antes, qu... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Petição ao Governo de Portugal - Segurança social para todos
Petição ao Governo de Portugal - Segurança social para todos Em muito pouco tempo, a pandemia da covid-19, combinada com o colapso económico que produziu, tornou evidente que as nos... 101 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
NÃO MATEM A COTOVIA!
NÃO MATEM A COTOVIA! Há nomes que doem. Nomes de gente comum, cidadãos anónimos, cuja vida é igual a milhões de seres que, por esse mundo for... 2 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
O Momento Chernobyl de Trump e Bolsonaro?
O Momento Chernobyl de Trump e Bolsonaro? (Francisco Louçã, in Expresso Diário, 02/06/2020)Pode ser que Trump e Bolsonaro resistam, se conseguirem acumular a v... 2 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
A Bibliadel Não é uma Bíblia, é um testamento oferta de Juan Guaidó com prefácio de Augusto Santos Silva.Esta fotografia à distâ... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Petição ao Governo de Portugal
Petição ao Governo de Portugal Segurança social para todosPetição ao Governo de PortugalEm muito pouco tempo, a pandemia da covid-19, combinada com o c... 2 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
  • Criado em .

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    • Artigo publicado neste site (secção Cascais) A educação e a realidade social do concelho de Cascais Comentário: Há quem se especialize em ver a...
      Artigo publicado neste site (secção Cascais) A educação e a realidade social do concelho de Cascais Comentário: Há quem se especialize em ver a realidade de pernas para o ar. Neste artigo, um assumido 'liberal', militante de um partido com algumas raízes iniludivelmente alimentadas pelo fasc...  http://tinyurl.com/y9zl8npo
      Mais
      0
      0
      0
      0
      0
      0
      Publicação sobre moderação
      Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • Plataforma Cascais juntou-se ao grupo Conversando sobre o País e o Mundo
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate