• Página Global

Moçambique | Chuvas matam e causam rasto de destruição em Manica


Pelo menos duas pessoas morrerem em Sussundenga, província de Manica, Moçambique, devido ao desabamento da casa onde viviam. O mau tempo que assola o centro do país provocou várias inundações. INGC já distribuiu ajuda.

Pelo menos 194 famílias estão desalojadas nos distritos de Gondola, Sussundenga e Chimoio, província de Manica, depois de dezenas de casas terem ficado destruídas durante a intempérie que assola o centro de Moçambique.

O distrito de Mossurize e o posto administrativo de Dombe estão isolados do resto da província na sequência do abatimento de pontes e da submersão de troços de estradas. Segundo Borges Inácio Viagem, chefe do Departamento Técnico do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), as chuvas intensas provocaram a subida do caudal dos rios Lucite e Mussapa, inundando uma extensa área de campos agrícolas.

Como várias estradas estão cortadas, milhares de pessoas estão a abandonar aldeias das zonas baixas da região centro de Moçambique. A população está a deslocar-se em canoas improvisadas, uma alternativa considerada "perigosa” pelas autoridades do INGC.

Apoios distribuídos

De acordo com Borges Inácio Viagem, em Sussudenga as famílias afetadas pelo mau tempo já foram apoiadas com três toneladas de arroz, 100 litros de oléo alimentar, 450 quilos de feijão manteiga e rolos de plástico. Para Mossurize, Borges disse ter enviado 1.500 quilos de arroz, 50 litros de oléo alimentar, 500 quilos de feijão manteiga e lonas de proteção.

O Secretário de Estado na província de Manica, Edson da Graça Macuácua, deslocou-se ao distrito de Sussundenga para consolar as famílias que viram as suas casas ficarem destruídas. Macuácua aconselhou a população a refugiar-se em zonas seguras.

Alissony Dacarai, uma das vítimas em Sussudenga, disse que as chuvas não estão a dar tréguas. "Perdi toda a produção que tinha na machamba para além das minhas duas casas que desabaram. Peço ajuda, porque preciso de tendas para, pelo menos, acomodar a minha família que está ao relento", lamentou.

A atual época das chuvas em Moçambique, de outubro a abril, já matou pelo menos 54 pessoas e afetou cerca de 65 mil, muitas com habitações inundadas, segundo dados do INGC.

O período chuvoso de 2018/2019 foi dos mais severos de que há memória: 714 pessoas morreram, incluindo 648 vítimas de dois ciclones (Idai e Kenneth) que se abateram sobre Moçambique.

Bernardo Jequete (Manica) | Deutsche Welle

Ver o original em 'Página Global' na seguinte ligação:

https://paginaglobal.blogspot.com/2020/02/mocambique-chuvas-matam-e-causam-rasto.html

Artigos relacionados

Covid-19 | Número diário de mortes sobe no Reino Unido. Morreram 412 p...
Covid-19 | Número diário de mortes sobe no Reino Unido. Morreram 412 p... O total de vítimas mortais ascende às 37.460 O Reino Unido registou um aumento no número diário de mortos relati... 0 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
EUA têm protesto violento após morte de homem negro em ação policial
EUA têm protesto violento após morte de homem negro em ação policial Imagens mostram policia branco ajoelhado sobre o pescoço de um homem negro imobilizado por vários minutos, enquan... 0 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Quanto nos custará, afinal, esta “bandeira”?
Quanto nos custará, afinal, esta “bandeira”? (Joaquim Vassalo Abreu, 27/05/2020) Eu sei que muitos virão dizer: mas quem já pagou, está a pagar e irá continu... 0 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
As Abstinências dos Corruptos - Por Fernando Buen Abad Domínguez As Abstinências dos Corruptos Por Fernando Buen Abad Domínguez Maio 24, 2020 “Imprensa sem subornos? Uma experiênc... 0 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Portugal | Salvar a TAP de si própria
Portugal | Salvar a TAP de si própria Pedro Ivo Carvalho| Jornal de Notícias | opinião A estratégia da TAP para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro é a ... 0 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Covid-19 | Mais 14 mortos, 285 infetados e 253 recuperados em Portugal
Covid-19 | Mais 14 mortos, 285 infetados e 253 recuperados em Portugal Portugal registou até esta quarta-feira 31292 casos de covid-19, com um aumento de 285 infetados em relação ao dia... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
  • Criado em .

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
Atividades Recentes
Aqui ainda não existem atividades

Últimos posts (País e Mundo)

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • Plataforma Cascais juntou-se ao grupo Conversando sobre o País e o Mundo
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate