• Página Global

Funcionários do BNU em Timor-Leste concluem formação em língua portuguesa


Díli, 15 fev 2020 (Lusa) - Os cerca de 120 funcionários do BNU, sucursal da CGD em Timor-Leste, receberam hoje certificados pela conclusão de cursos intensivos de língua portuguesa, realizados no último ano na Escola Portuguesa de Díli.

Os cursos de vários ciclos e adaptados aos vários níveis de conhecimento de português foram dados por docentes portugueses aos cerca de 120 funcionários do BNU, destacados em todos os municípios timorenses e na Região Administrativa Especial de Oecusse-Ambeno (RAEOA).

Paulo Lopes, responsável do BNU em Timor-Leste, disse que os cursos se inserem no extenso programa de formação contínua da entidade, virado neste caso para a língua portuguesa, uma das duas oficiais do país.

Os normativos, ferramentas de suporte e demais instrumentos bancários estão em língua portuguesa, disse, e a formação permite aos funcionários "prestar um serviço de ainda maior qualidade".

"A formação é uma das preocupações constantes do BNU. A qualificação dos nossos funcionários é fundamental se queremos continuar a ser o melhor banco em TL", afirmou.

"A diferença em relação à concorrência está no serviço e para isso teremos que ter os melhores profissionais", disse ainda.


Acácio de Brito, diretor da Escola Portuguesa de Díli, disse que os cursos se inserem nos esforços da instituição apoiar a divulgação da língua portuguesa em Timor-Leste, especialmente neste caso na promoção socioeducativa de recursos humanos.

Segundo explicou, a EPD está já no seu 14.º curso de português a instituições relevantes, incluindo o Ministério da Educação, Juventude e Desporto, Provedoria de Direitos Humanos e Banco Nacional do Comércio de Timor-Leste (BNCTL), entre outros.

Joana Fialho, cônsul de Portugal em Díli, recordou que o apoio ao ensino da língua portuguesa é um dos pilares da cooperação portuguesa, quer no que toca a ensino formal, mas, cada vez mais, no ensino direcionado.

Cursos à medida, disse, virados para setores como os media, como as forças de Defesa ou outros profissionais.

Com um universo de dezenas de milhares de clientes, o BNU é o único banco presente em todo o território timorense, empregando atualmente 130 funcionários, a quase totalidade timorenses.

Primeiro banco a instalar-se em Timor-Leste e o banco mais antigo a operar no território, o BNU, que faz parte do Grupo Caixa Geral de Depósitos, abriu a primeira agência em Díli em 1912, na capital timorense, Díli, começando três anos depois a circular as primeiras notas privativas para Timor-Leste.

Atualmente é um de cinco bancos internacionais a operar em Timor-Leste, com uma quota de mercado de 37% dos depósitos e de 16% dos empréstimos.

ASP // MSF

Ver o original em 'Página Global' na seguinte ligação:

https://paginaglobal.blogspot.com/2020/02/funcionarios-do-bnu-em-timor-leste.html

Artigos relacionados

Noites de Verão arrancam esta quinta-feira em Montemor-o-Novo
Noites de Verão arrancam esta quinta-feira em Montemor-o-Novo Um cine-concerto, com a pianista Catherine Morisseau a acompanhar curtas-metragens de Charlie Chaplin e Buster Keaton,... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
O fim do dinheiro físico?
O fim do dinheiro físico? (Alexandre Abreu, in Expresso Diário, 09/07/2020)Não é uma perspetiva tão presente como a generalização do teletrabal... 0 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
O insustentável peso de deixar cair
O insustentável peso de deixar cair Para quem não assistiu, vale mesmo muito a pena ver o Choque de Ideias da passada segunda-feira, na RTP3, onde Ricardo P... 0 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Mujica: Sanções económicas têm forte impacto no povo venezuelano
Mujica: Sanções económicas têm forte impacto no povo venezuelano O embaixador venezuelano em Paris, Michel Mujica, denuncia que a cruzada dos EUA e de países da Europa contra o... 0 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Trabalhadores protestam contra lay-off nas rodoviárias
Trabalhadores protestam contra lay-off nas rodoviárias Em vários pontos do País, estes trabalhadores rejeitam o prolongamento do lay-off, que penaliza os seus ... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
EUA: Supremo Tribunal corta planeamento familiar gratuito
EUA: Supremo Tribunal corta planeamento familiar gratuito O Supremo apoiou o governo de Trump e a garantia do controlo de natalidade gratuito nos seguros de saúde desapa... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
  • Criado em .

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate