• Página Global

Advogado acusado de espionagem australiana a Timor-Leste defende denunciante


Um advogado australiano, acusado de conspiração por divulgar informações secretas relacionadas com espionagem a Timor-Leste, representou hoje outro alegado denunciante que tornou públicos documentos sobre a presença militar australiana no Afeganistão, noticiou hoje a imprensa local.

O advogado Bernard Collaery, um de dois acusados no caso de espionagem australiana a Timor-Leste, está a representar David Mcbride, num processo a decorrer num tribunal de Camberra.

McBride é um ex-advogado do exército que facultou à cadeia televisiva ABC documentos confidenciais sobre a ação de efetivos militares australianos no Afeganistão.

Os dois homens estão no centro de uma campanha em curso na Austrália para reverter as leis de segurança nacional que infringem a liberdade de imprensa e para garantir proteções legais aos denunciantes que expõem irregularidades do Governo.

Os documentos que McBride divulgou serviram de base a uma investigação da ABC, transmitida em 2017, e na qual se denunciava que tropas australianas mataram homens e crianças desarmados em 2013.

Na sequência do programa, os estúdios da ABC foram alvo de rusgas por parte da Polícia Federal e dos serviços secretos australianos.

No caso de Collaery, em causa está a espionagem que o Governo australiano fez a Timor-Leste em 2004, durante as negociações sobre os recursos do Mar de Timor, tendo instalado material de escuta no Palácio do Governo, em Díli, aproveitando obras no edifício realizadas no âmbito do apoio externo australiano ao país.

Collaery será julgado ainda este ano, acusado de conspirar com um ex-espião para divulgar essas informações classificadas, num caso que tem causado mal-estar entre a Austrália e Timor-Leste.




Os antigos Presidentes timorenses Xanana Gusmão e José Ramos-Horta e o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros australiano Gareth Evans apresentaram já depoimentos sob juramento a serem usados pela equipa de defesa de Collaery.

O espião, conhecido apenas como "testemunha K", indicou que se vai declarar culpado.

No tribunal, Collaery disse que estava em causa determinar se McBride tinha atuado ao abrigo da Lei de Divulgação de Interesse Público, por os documentos terem sido divulgados por interesse público.

Na quinta-feira, Mcbride iniciou uma campanha de angariação de fundos para financiar a sua defesa.

"Estou a enfrentar 50 anos de prisão por denunciar a liderança antiética, prejudicial e altamente politizada da Força de Defesa Australiana", disse McBride aos jornalistas à saída da audiência.

Notícias ao Minuto | Lusa | Imagem: 1 - © Reuters; 2 – Collaery, in Collaery Lawiers

Leia em Notícias ao Minuto: 

Ver o original em 'Página Global' na seguinte ligação:

https://paginaglobal.blogspot.com/2020/02/advogado-acusado-de-espionagem.html

Artigos relacionados

LIÇÕES DE UMA QUARENTENA DE OUTRORA
LIÇÕES DE UMA QUARENTENA DE OUTRORA O Amor em Tempos de CóleraGabriel Garcia Márquez «...- O que te inquieta, menino? Não tens comida suficie... 1 views Tue, 07 Apr 2020, 01:03:56
HÁ COISAS QUE A CHINA NÃO PRECISA DE FAZER
HÁ COISAS QUE A CHINA NÃO PRECISA DE FAZER Consciência pesada impossibilita sorrisos e simpatia David Chan | Plataforma | opinião   O s... 4 views Tue, 07 Apr 2020, 00:54:25
Cabo Verde | CORONAVÍRUS: O DIA EM REVISTA
Cabo Verde | CORONAVÍRUS: O DIA EM REVISTA Cabo Verde O dia (6.4) começou com uma boa notícia: os testes aos sete casos suspeitos de São Vicente deram nega... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
A sirene do medo e a democracia
A sirene do medo e a democracia (Pedro Marques Lopes, in Diário de Notícias, 04/04/2020) Pedro Marques Lopes Voltar a não ter medo. Eu sei quand... 4 views Tue, 07 Apr 2020, 00:33:56
Bissau | Autoridades pedem desculpa por violência da polícia
Bissau | Autoridades pedem desculpa por violência da polícia Populares denunciaram agressões da polícia durante o estado de emergência - as autoridades pedem desculpa. Até ago... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Oposição na Guiné Equatorial diz que pandemia é "ameaça existencial"
Oposição na Guiné Equatorial diz que pandemia é "ameaça existencial" Confirmados 15 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus As organizações não governamentais críticas do g... 3 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
  • Criado em .

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Últimos posts

Itens com Pin
Atividades Recentes
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate