• Carolina Maria Ruy, em São Paulo in 'O TORNADO'

Adianta gastar tanta energia para repudiar as grosserias de Bolsonaro e sua equipe?

Lamento que desde o início do governo Bolsonaro gastamos tanto tempo e energia refutando dizeres chocantes e escabrosos do presidente e sua equipe. O último deles fala que não é desejável que empregadas domésticas visitem a Disneylândia.

Fico a pensar o quanto os nossos – da esquerda, dos social-democratas e da classe autoproclamada civilizada – repúdios tem contribuído para que um governo assumidamente favorável à manutenção do abismo entre pobres e ricos perca força.

Não me parece que isso esteja surtindo algum efeito político haja vista as últimas pesquisas de intenção de voto para a presidência em 2022 e o desprezo do mercado pela falta de modos do governo.

Estamos andando em círculos, em uma espiral de críticas e de demonstrações de como os dizeres em questão são escabrosos. E a cada dia eles dizem mais e crescem nas pesquisas.

Parece que estamos tão apegados aos nossos repúdios que esquecemos que Jair Bolsonaro foi eleito em 2018 justamente defendendo opiniões condizentes com as de Paulo Guedes acerca das empregadas domésticas na Disneylândia. Já estava tudo dito ali no momento do voto, no momento da eleição.

Não acho que os dizeres escabrosos dos governantes sejam táticas diversionistas. Não são. O que eles dizem expressa a visão de mundo que sustentam. A visão de mundo vitoriosa em 2018. Por isso, quando Paulo Guedes fala sobre a alta do dólar, dizer algo como “as pessoas mais pobres estavam se aproveitando da baixa do dólar para ter algum luxo internacional” é um exemplo banal. Mas aí passamos vários dias andando em círculos e provando por A + B que ele é um elitista que odeia os pobres e etc.

Desta forma, embora esta não seja uma tática do governo, nós, por nós mesmos estamos nos perdendo em nossa ampla capacidade de problematizar uma fala. Estamos entrando voluntariamente no diversionismo.

Longe de mim concordar com as grosserias do ministro da Economia, com as grosserias do Bolsonaro, do seu clã e dos seus lacaios. Mas penso que talvez seja mais produtivo usar essa sofisticada ferramenta que é a “capacidade de problematizar uma fala”, ou, buscar um entendimento sobre a dinâmica do mundo real, para olhar para nós mesmos, para nossos pares, e tentar seriamente encontrar um caminho político viável que nos permita romper esse ciclo do qual não conseguimos sair.

Mais do que isso. Buscar compreender porque esta visão de mundo triunfou em outubro de 2018 e triunfa ainda.

No dia seguinte da fala de Guedes sobre a Disneylândia, o ex-presidente Lula teve um encontro com o Papa Francisco, o Papa franciscano que ama os pobres. Será que esse contraste fez com que o povo brasileiro voltasse a gostar mais do Lula e largasse mão dos crápulas do atual governo?

Ou será que esse mesmo povo pressente em nossos repúdios traços de demagogia e de hipocrisia quando, do alto da nossa formação privilegiada e cara, ostentamos um discurso bonito em defesa da igualdade social?

São dúvidas que me parecem mais urgentes neste momento. Mais urgentes do que apresentar, mais uma vez, nossas cartilhas de civilidade.


Texto em português do Brasil


 

Ver original no jornal 'TORNADO' na seguinte ligação:

https://www.jornaltornado.pt/adianta-gastar-tanta-energia-para-repudiar-as-grosserias-de-bolsonaro-e-sua-equipe/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=adianta-gastar-tanta-energia-para-repudiar-as-grosserias-de-bolsonaro-e-sua-equipe

Artigos relacionados

Portugal | A maior mentira da pandemia
Portugal | A maior mentira da pandemia Paulo Baldaia | TSF | opinião Chegou a ser comovente a forma como encaramos o início da Covid-19, tratando o nov... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Brasil ultrapassa Espanha em número de mortes
Brasil ultrapassa Espanha em número de mortes O Brasil registou, até sexta-feira à noite, mais 1124 mortes devido à pandemia de covid-19, elevando para 27.878 o... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Covid-19 | Brasil ultrapassa Espanha em número de mortes
Covid-19 | Brasil ultrapassa Espanha em número de mortes O Brasil registou, até sexta-feira à noite, mais 1124 mortes devido à pandemia de covid-19, elevando para 27.878 o... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
Brasil | Assessora de ministro: "Mortes de idosos reduzirão déficit de...
Brasil | Assessora de ministro: "Mortes de idosos reduzirão déficit de... Solange Vieira, assessora do ministro da Economia brasileiro, disse que "é bom que as mortes se concentrem entre o... 1 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
“Acabou, porra.” Bolsonaro ameaça com golpe militar no Brasil
“Acabou, porra.” Bolsonaro ameaça com golpe militar no Brasil Presidente e filho atacam a separação de poderes em reação às investigações da Justiça Dizer que o Brasil está à... 3 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
EUA: POR CADA ESTRELA NA BANDEIRA UMA MARCA DE ÓDIO
EUA: POR CADA ESTRELA NA BANDEIRA UMA MARCA DE ÓDIO EUA... E diz-se uma nação evoluída. A maior, a melhor, o centro e polícia do mundo, o império desde há dois século... 4 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00
  • Criado em .

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
Atividades Recentes
Aqui ainda não existem atividades

Últimos posts (País e Mundo)

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • Plataforma Cascais juntou-se ao grupo Conversando sobre o País e o Mundo
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate