• Entrada
  • Artigos
  • Mundo
  • Um Orçamento à medida das nossas realidades
  • jorge rocha in 'Ventos Semeados'
  • Mundo

Um Orçamento à medida das nossas realidades

Gostaria que o Orçamento Geral do Estado para 2020 me desse fundamentadas expetativas de ver aumentados os rendimentos (por aumento da pensão de reforma) e reduzidos os impostos (por revisão dos escalões do IRS).

 

Eu, que antipatizo seriamente com este tempo outonal e, ainda mais, com os rigores do inverno, igualmente preferiria ter sempre dias ensolarados, com brisas ligeiras e águas do mar a dezanove ou vinte graus para passa-los à beira-mar com o horizonte azulado e sem nuvens como paisagem de fundo.

 

Tivesse poderes mágicos e obviamente faria desaparecer da política internacional os trumps, os bolsonaros ou os salvinis, que fazem dos nossos telejornais o desfile de uma tremenda galeria de horrores.

 

Tais exemplos demonstram que a realidade é uma e os nossos desejos dificilmente com eles se compadecem. Por isso mesmo voltando ao primeiro compreendo perfeitamente que o documento ontem aprovado em conselho de ministros não é o que mais me conviria, mas é o melhor possível dentro dos constrangimentos a que António Costa e a sua equipa se devem ater.

 

Um amigo  e colega de profissão acusou-me ontem de enviesar argumentos para quase sempre defender o governo, mas convenhamos ser estranha essa conclusão em quem não só faz o mesmo para defender os que, à esquerda, o contestam. Aquilo que ele designa como contorcionismo não é mais do que a perspetiva distinta de cada um perante uma mesma realidade, que se analisa consoante esses tais desejos. Que até acabam por ser muito semelhantes, por não duvidar ter ele a mesma ambição de alcançarmos uma sociedade liberta deste capitalismo, que nos explora e oprime, e se paute por mais justiça social, menos desigualdades e recuperada para a importância dos valores da fraternidade entre os seus cidadãos.

 

Podemos almejar esse objetivo a breve prazo? Claro que não e quem o dizia era o José Mário Branco, que citava a propósito o cientista alemão cujos trabalhos em prol da cura da sífilis conheceram centenas de falhanços para, enfim, alcançar o pretendido sucesso. Por isso mesmo creio no êxito final do modelo socialista, hoje imperativamente associado à preocupação com a sustentabilidade do planeta, por muitos falhanços que, desde a revolução bolchevique russa tenha passado e ainda acabe por passar.

 

Surpreende-me que aquele meu amigo não pense assim, já que a profissão o terá habituado a cingir-se à leitura de manómetros, termómetros e outros indicadores quantitativos para melhor gerir a operacionalidade e a manutenção das instalações que geriu. E sempre soube quanto a leitura de pressões, temperaturas, consumos e outras medidas implicaram decisões sobre a velocidade com que o navio poderia singrar nas águas oceânicas. Quantas vezes a súbita alteração da temperatura da água do mar bastava para logo obrigar a alterar o fluxo do vapor para as diversas extrações, quando de instalação a turbinas se tratava.

 

Ao contrário do que Catarina Martins, Jerónimo de Sousa, Rui Rio ou os seus oponentes pressupõem, um Orçamento não é desenhado apenas em função das realidades internas do país. Sujeita-se aos constrangimentos externos, sejam eles económicos, sejam os decorrentes dos tratados a que o país se sujeita. Daí a importâncias das contas certas que António Costa reivindica como um dos eixos fundamentais do documento. Porque só com elas pode prosseguir o rumo tomado nestes últimos anos, quando começou a reduzir as desigualdades entre os portugueses - conforme o demonstra o coeficiente de Gini  - e se travou às quatro rodas a intenção das direitas em tudo privatizar.

 

Desejaríamos mais? Claro que sim! Mas o setor da Saúde, que ainda dá motivos às oposições para porem em causa os benefícios das políticas implementadas, sofre o efeito prolongado dos cortes impostos por Passos Coelho. Esse meu amigo sabe de sobra que, em mecânica, uma máquina não gripa quando lhe cortam o óleo que lubrifica as suas superfícies em movimento, mas quando a temperatura sobe e elas tendem a agarrar. Acusar António Costa do quase gripanço dos hospitais públicos é esquecer - até mesmo desculpabilizar - quem quis cortar na lubrificação.

 

É por tudo isto que, não esperando outro benefício do novo Orçamento que um Serviço Nacional de Saúde recuperado ou uma sociedade portuguesa mais igual, esteja totalmente de acordo com o que ele pressupõe. Porque já no século XVIII o filósofo francês Voltaire reconhecia que o ótimo pode ser inimigo do bom e querendo-o impor, será este último a ficar em causa, perdendo-se ambos como resultados das nossas insensatas ações e decisões.
 

Veja o original em 'Ventos Semeados':

https://ventossemeados.blogspot.com/2019/12/um-orcamento-medida-das-nossas.html

Artigos relacionados

Verdades e consequências
Verdades e consequências   Esta crise pôs em evidência as fraturas profundas da nossa sociedade e o preço que pagamos pela excessiva de... 17 views Wed, 05 Aug 2020, 16:17:44
Portugal | Visão estratégica 2020-2030: Ó tempo volta para trás
Portugal | Visão estratégica 2020-2030: Ó tempo volta para trás     “Ó tempo volta para trás, traz-me tudo o que eu perdi  tem pena e dá-me a vida, a vida que eu ... 74 views Fri, 24 Jul 2020, 00:58:31
Plano 20-30, uma leitura
Plano 20-30, uma leitura Antecipando a apresentação oficial do Plano de Recuperação Económica e Social de Portugal 2020-2030, a imprensa ... 46 views Sat, 18 Jul 2020, 10:32:26
Vem aí a aposentação antecipada para docentes?
Vem aí a aposentação antecipada para docentes? Há uma notória falta de pensamento estratégico entre os ministros do actual governo, que se limitam, regra geral, ... 246 views Thu, 16 Jul 2020, 00:35:57
Governo vai lançar nova linha de crédito de mil milhões de euros para ...
Governo vai lançar nova linha de crédito de mil milhões de euros para ... Tiago Petinga / Lusa   O ministro da Economia anunciou esta terça-feira a abertura, “na semana de dia 20”... 53 views Wed, 08 Jul 2020, 00:09:14
Gato & Rato
Gato & Rato (Angela Silva, in Expresso, 04/07/2020) Esta é a saga de um professor e de um aluno que, após 40 anos de encont... 134 views Mon, 06 Jul 2020, 00:57:01

Partido Socialista, Governação

  • Criado em .
  • Visualizações: 133

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
07, agosto 2020

COVID19. Estoril Eden usa inteligência artificial para gerir relação com hóspedes

em Cascais

por CASCAIS24

COVID19 Por Agência 07 agosto 2020 Após reabrir no passado dia 15 de julho,  depois de uma paragem motivada pela necessidade de reorganização face à pandemia COVID19, o Hotel Estoril Eden implementou a solução de…
07, agosto 2020

100.000 vidas!

em Mundo

por Brasil24/7

  100.000 brasileiros como eu, como vocês, que tiveram esperança de não ser atacados pelo vírus, que achavam que sobreviveriam, que sairiam vivos dos hospitais, que reencontrariam seus familiares     Os números já parecem…
07, agosto 2020

Os mistérios da monstruosa explosão de Beirute

em Mundo

por span itemprop="author creator" itemprop="name" data-byline-name="José Goulão"José Goulão

Uma calamidade como a provocada pela monstruosa explosão é, sem dúvida, uma maneira de contribuir para a ingovernabilidade do pequeno e flagelado país dos cedros. Beirute depois da explosão: centenas de mortos e desaparecidos, milhares…
07, agosto 2020

INVESTIGAÇÃO. Busca de "furões" da PSP de Cascais a moradia na Guia apanha pistola 9 m/m e 34 munições

em Cascais

por CASCAIS24

A pistola 9 m/m e as 34 munições confiscadas durante a busca Por Redação 07 agosto 2020 Uma busca a uma moradia, na Guia, realizada esta terça-feira, ao final da tarde, por agentes da Esquadra…
07, agosto 2020

Portugal | Fumo para os olhos

em Portugal

por Página Global

    Vítor Santos* | Jornal de Notícias | opinião   As consequências da covid-19, no país e no Mundo, esmagam a atualidade, estando, legitimamente, no topo das preocupações de todos, porque ninguém escapa às…
07, agosto 2020

Ministro da Defesa chinês pede aos EUA que evitem "movimentos perigosos"

em Mundo

por Página Global

    Pequim, 07 ago 2020 (Lusa) - O ministro da Defesa chinês, Wei Fenghe, pediu hoje ao homólogo norte-americano, Mark Esper, que "evite movimentos perigosos", que possam levar a uma escalada no Mar do…
07, agosto 2020

“Operação Momo”. PSP faz centenas de buscas devido a crimes através do MB Way

em Portugal

por ZAP in ZAP

Pedro Simões / Wikimedia   PSP está esta sexta-feira a levar a cabo 51 buscas em vários concelhos dos distritos de Setúbal, Santarém e Portalegre numa operação de combate “à criminalidade com recurso à aplicação…
07, agosto 2020

“Vacina deve ser um bem global de saúde pública”. OMS critica “nacionalismo de vacinas”

em Mundo

por Lusa in ZAP

unisgeneva / Flickr   A Organização Mundial de Saúde (OMS) criticou na quinta-feira o “nacionalismo de vacinas” para a covid-19, afirmando que qualquer país terá benefícios económicos e de saúde se o resto do mundo…
07, agosto 2020

Donald Trump proíbe transações com empresa chinesa detentora do TikTok

em Mundo

por ZAP in ZAP

Jim Lo Scalzo / EPA   Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe as transações com a ByteDance no prazo de 45 dias e o Senado já aprovou o projeto de lei que proíbe…
07, agosto 2020

Em vez de flores, família de Fernanda Lapa pede donativos por Bruno Candé

em Portugal

por ZAP in ZAP

Miguel A. Lopes / Lusa A mulher de Bruno Candé, Sali, durante a manifestação contra a morte do ator A família da atriz, que faleceu esta quinta-feira, apela a que quem queira oferecer flores para…
07, agosto 2020

Vigília de trabalhadores dos CTT

em Portugal

por AbrilAbril

Os trabalhadores dos CTT dos Centros de Distribuição Postal de Santarém e de Rio Maior promovem esta sexta-feira à noite, em Santarém, uma vigília na Praça do Município. CréditosInácio Rosa / Agência LUSA A acção,…
07, agosto 2020

Isto, sim, é islamofobia a sério

em Mundo

por Carlos Esperança in 'PONTE EUROPA'

Há três anos, “Os membros do grupo norueguês “Fedrelandet viktigst” – Pátria primeiro, em tradução para português –, confundiram uma fotografia de um autocarro vazio com mulheres de burka e o ódio foi lançado na…
07, agosto 2020

AS TROMBETAS DO APOCALIPSE NAS MARCHAS ANTICOMUNISTAS

em Mundo

por Manuel Augusto Araujo

  Fotomontagem de John Hearfield, Agosto1934 . Friedich Ebert, (1871-1925) presidente do Partido Social/Democrata da Alemanha, Chanceler da Republica de Weimar. um dos responsáveis pelo assassinato dos dirigentes comunistas Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht. A…
07, agosto 2020

Portugal foi o “patinho feio”, mas volta a estar em contraciclo com a Europa (por bons motivos)

em Portugal

por ZAP in ZAP

Mário Cruz / Lusa   Portugal destaca-se agora por apresentar uma tendência de redução de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, ao contrário de outros países europeus.   Quando o novo coronavírus começou a…
07, agosto 2020

Justiça brasileira decreta reintegração dos trabalhadores despedidos pela Renault

em Mundo

por AbrilAbril

A 3.ª Vara do Trabalho de São José dos Pinhais (Grande Curitiba) determinou, esta quarta-feira, a imediata reintegração dos 747 trabalhadores despedidos pela Renault no passado dia 21 de Julho. A decisão da 3.ª Vara…
07, agosto 2020

Centrais sindicais promovem hoje (7) o Dia Nacional de Luto e de Luta

em Mundo

por Jornal Tornado in 'O TORNADO'

Sob o lema #ForaBolsonaro, o movimento sindical denuncia que, ainda nesta semana, o País alcançará a dura marca de 100 mil mortes por Covid-19. 7 Agosto, 2020 Jornal Tornado   Em meio à pandemia do…
07, agosto 2020

Faleceu Fernanda Lapa

em Portugal

por CGTP-IN

Fernanda Lapa: 1943-2020 Foi com enorme pesar que a CGTP-IN tomou conhecimento do falecimento da actriz, encenadora e directora artística da companhia Escola de Mulheres – Oficina de Teatro, Fernanda Lapa. A CGTP-IN homenageia a…
07, agosto 2020

Lar de Reguengos não cumpria orientações da DGS

em Portugal

por ZAP in ZAP

radioalfa / Flickr   O lar de Reguengos de Monsaraz, onde um surto de covid-19 provocou a morte de 18 pessoas, não cumpria as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS), concluiu uma auditoria da Ordem…
07, agosto 2020

Juan Carlos estará num luxuoso hotel nos Emirados Árabes Unidos

em Mundo

por ZAP in ZAP

Salvador Sas / EPA   O rei emérito espanhol, Juan Carlos I, que deixou no passado fim-de-semana o país sob suspeitas de corrupção, estará hospedado num luxuoso hotel nos Emirados Árabes Unidos, de acordo com…
07, agosto 2020

Greve nos entrepostos do Lidl

em Portugal

por AbrilAbril

Os trabalhadores dos entrepostos da Marateca (Setúbal) e Ribeirão (Braga) vão realizar uma greve entre esta sexta-feira e domingo. Trabalhadores do Lidl lutam contra falta de condições de trabalhoCréditos / CESP Na origem desta luta…
06, agosto 2020

Autoridade Marítima em Cascais resgata e assiste 8 pessoas em 4 dias

em Cascais

por CASCAIS24

SEGURANÇA Por VALDEMAR PINHEIRO 06 agosto 2020 Em apenas quatro dias, a Autoridade Marítima, em Cascais, resgatou e assistiu 8 pessoas em dificuldades, no mar e em terra. Na Alameda da Guia duas ciclistas, uma…
06, agosto 2020

Avioneta com 3 ocupantes aterra de emergência nos Oitavos

em Cascais

por CASCAIS24

SEGURANÇA (Fotos BVCascais) Por Redação 06 agosto 2020 (Em atualização) Uma avioneta, com três ocupantes, aterrou de emergência, esta quinta-feira, à tarde, no campo de golfe dos Oitavos, Cascais. O alerta foi dado para as…
06, agosto 2020

Portugal | Caso das golas antifumo já tem 18 arguidos

em Portugal

por Página Global

  O processo sobre alegada corrupção no negócio das golas antifumo tem 18 arguidos, entre os quais o ex-secretário de Estado Artur Neves e o presidente da Proteção Civil Mourato Nunes. A informação foi prestada…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
Atividades Recentes
Aqui ainda não existem atividades

Últimos posts (País e Mundo)

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

    Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
    Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
    Gravação da reunião na Assembleia da República
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
  • Homicidal Cops Caught On Police Radio
    #TheJimmyDoreShow
    Homicidal Cops Caught On Police Radio
    42 219 visualizações
    •05/06/2020
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate