• in 'Estátua de Sal'
  • Mundo

A Europa e o liberalismo

(Eldad Manuel Neto, 14/12/2019)

A UE tem os dias contados. As grandes economias mundiais estão nas mãos de nacionalistas poderosos. Todos eles possuem armamento esmagador. Rússia, China e EUA preparam a repartição da sua quota parte nesse aniquilamento. Com o BREXIT ganham um ponta de lança europeu nessa estratégia.

No seio da UE proliferam os partidos de extrema-direita financiados pelos chacais que a querem destruir.

 

A UE conta apenas com duas economias desenvolvidas e industrializadas. Todavia, toda a UE liquidou, há muito, o caminho da solidariedade e da justiça social. A maioria dos seus dirigentes são fiéis seguidores do capital em detrimento do trabalho e da dignidade humana. As centrais de poder da UE, nomeadamente o Eurogrupo, convergem nas estúpidas políticas de controlo do défice asfixiando cada vez mais as soberanias e os serviços públicos. O capitalismo nunca viveu fase mais concentracionária.
A democracia representativa tradicional não responde às angústias e problemas do mundo do trabalho. A atracão deste exército laboral é, cada vez mais, presa fácil dos nacionalismos e populismos que alastram perigosamente.

A Europa dos Livros, das Artes, dos Direitos Humanos, do Ensino Público, da Saúde Pública e das Pensões está a chegar ao fim. A morte dos Partidos Socialistas e Social-Democratas que, nas últimas décadas, traíram os seus eleitores, colocou no poder os fiéis serventuários das Goldman Sachs deste mundo. O dinheiro emigrou, sem escrúpulos e travões dos líderes europeus, para as offshores sem rosto.

Na América Latina os golpes sucedem-se. O Brasil prossegue o seu caminho de fascização. A ONU é, hoje, um palco decorativo sem influência.

A total ausência de políticas europeias comuns na defesa do trabalho, dos salários dignos e do Estado Social enfraquece a passos largos o Espaço Europeu.

O “ Suplício e Paixão do Socialismo”, traçado no livro de Rui Namorado, impõe aos democratas e socialistas europeus séria reflexão.

Não deixa de ser curiosa a pública dissensão entre Costa e Centeno quanto ao Quadro proposto pelo Eurogrupo. A desvalorização do Trabalho, dos Direitos Humanos e da Justiça Social mergulha a Europa,neste quadro de forças, na subserviência e na capitulação.

Ver original em 'A Estátua de Sal' (aqui)

Artigos relacionados

Para tentar salvar acordo nuclear, europeus acionarão mecanismo de sol...
Para tentar salvar acordo nuclear, europeus acionarão mecanismo de sol... 247 - A Europa busca recuperar o acordo nuclear estabelecido com o Irã em 2015. Segundo a Reuters, os aliados europeu... 43 views Tue, 14 Jan 2020, 17:09:39
Para uma maior justiça fiscal internacional
Para uma maior justiça fiscal internacional (Alexandre Abreu, in Expresso Diário, 09/01/2020) Alexandre Abreu   Ajude a Estátua de Sal. Click aqui ... 35 views Thu, 09 Jan 2020, 17:17:10
Começar o ano a debater
Começar o ano a debater Mais informações podem ser obtidas nos sítios da Associação Portuguesa de Economia Política e do Centro de Estudos S... 56 views Sun, 05 Jan 2020, 23:00:43
Justiça belga suspende mandado de extradição contra Puigdemont
Justiça belga suspende mandado de extradição contra Puigdemont     Juiz considera que líder separatista catalão tem imunidade parlamentar como eurodeputado. Medida tam... 64 views Fri, 03 Jan 2020, 12:12:49
2020 pode ver uma nova União Europeia
2020 pode ver uma nova União Europeia     Com o Brexit, o balanço de poder na Europa está mudando. Agora, não é só o eixo franco-alemão que co... 58 views Sun, 29 Dec 2019, 22:45:23
A UE ao serviço dos banqueiros e grandes accionistas
A UE ao serviço dos banqueiros e grandes accionistas Vigaristas encartados A promessa em 2013 feita pela UE aos contribuintes europeus depois dos protestos e indignação... 50 views Thu, 26 Dec 2019, 16:21:04

União Europeia, Dossiê: União Europeia em reflexão

  • Criado em .
  • Visualizações: 156

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Últimos posts

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • Vasco Graça updated his profile
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate