• Entrada
  • Artigos
  • Mundo
  • Linha de frente: Os heróis anônimos da resistência no Chile

Linha de frente: Os heróis anônimos da resistência no Chile

Santiago do Chile. A linha de frente das marchas na capital chilena se converteu no emblema das mobilizações. Com tudo contra, a conformam os heróis e heroínas dos protestos. Nos meios de comunicação os chamam de vândalos, vagabundos e delinquentes. Dentro da marcha, os aplaudem, torcem por eles e quase os colocam sob os ombros. Existem.

São centenas de homens e mulheres, em sua maioria jovens, que enfrentam os policiais carabineros todos os dias. Se colocam em pontos estratégicos para impedir que o gás lacrimogêneo, as munições e os jatos de água com químicos cheguem ao resto da mobilização pacífica. São os guardiões e guardiãs das dezenas de milhares de pessoas que há mais de 40 dias protestam nas ruas contra um sistema que os exclui.

A esquina da Ramón Corvalán com a Rua Carabineros de Chile é um dos campos da desigual batalha. Pedras contra tanques que disparam munições que já deixaram mais de 200 pessoas caolhas, ou bombas de gás e os veículos conhecidos como guanacos, que disparam jatos de água com químicos dilacerantes, que deixam a pele ardendo por dias. O Chile é especialista nesse tipo de desgraça.

As noites fervem. De um lado, um grupo de jovens quebram a calçada com marretas, para fornecer pedras à linha de frente. Filas de meninos com sacos de concreto atravessam as ruas e os deixam para aqueles que repelem os ataques dos carabineros. “Obrigado, irmão”, se escuta no meio da briga e da fumaça. E sim, a primeira batalha que foi vencida foi contra o individualismo e o ego; tudo aqui é coletivo.

Dezenas, centenas de pessoas esperam os manifestantes que correm com os olhos chorosos. “Água com bicarbonato! Água com bicarbonato!”, gritam. E os demais se aproximam para que lhes borrifem o rosto, digam palavras de alento e os socorram. Para cada lesionado, há quatro ou cinco deles, de imediato. Um excesso.

A linha de frente segue. Ao escurecer, se juntam manifestantes frente aos guanacos e aos tanques, confundindo-os com centenas de luzes verde de raios-laser nos pará-brisas. O espetáculo de luz e som inunda a rua. O guanaco retrocede. Os meninos comemoram.

Prontamente, a infantaria carabinera chega a pé. Protegida pelos veículos, recebe a ordem de atacar, e correm atrás dos jovens e de todos aqueles que se encontrarem à frente. Golpeiam e batem em tudo que atravessar seu caminho, detêm alguém e seus companheiros tratam de resgatá-lo em uma batalha corpo-a-corpo. Às vezes, conseguem. Em outras vezes, o garoto ou a garota passa a engrossar as filas nas delegacias. Se fala já de mais de 17 mil detidos em 40 dias de protestos.

À linha de frente chega Claudia Aranda, repórter e ativista da velha geração. Durante nosso encontro, recebe por Whatsapp a imagem do ultrassom de seu próximo neto. Está feliz. Faz 40 dias que deixou tudo para trás e foi viver em uma casa ocupada para manter-se disponível a todo tempo. “A tia da água!”, é o que escuta de milhares de novos sobrinhos nas ruas. “Se hidratem, moleques”, ela grita, com seu garrafão de cinco litros à mão. Em sua mochila carrega o laser para quando tiver de desorientar os carabineros, seu caderno e uma câmera, para as crônicas.

Em outra esquina, grupos de jovens tentam derrubar um semáforo. Puxam-no com um laço, para arrancá-lo do concreto e formar uma barricada com o poste. Dezenas de esquinas já não têm semáforo, então outro grupo de voluntários direciona o tráfego, recebendo como pagamento o som da buzina dos motoristas que lhe dão uma garrafa de água ou algo para comer.

Dezenas de médicos, enfermeiros e psicólogos fazem plantão nos pontos de saúde. Chegam aqui depois de largas jornadas de trabalho em hospitais públicos e privados, e durante horas atendem aos feridos da revolta. Ao que parece, dizem, cada vez estão pondo químicos mais agressivos na água disparada pelos carabineros, já que nos últimos dias os garotos chegam com queimaduras severas na pele.

Uma jovem que trabalha como produtora de eventos é agora encarregada da logística do centro de saúde. Recebe e classifica os sacos de doações das pessoas: máscaras de rosto, analgésicos, curativos, soros e um sem-fim de artigos que se amontoam. A solidariedade, por enquanto, é maior que a emergência.

Na linha de frente, os jovens se protegem com escudos feitos com escudos feitos de pedaços de plástico arrancado de tendas de lojas, com tampas de tambor, com o que tiverem. São gladiadores. Há homens e mulheres “bombers”, cuja missão é “afogar” as bombas de gás em garrafões de água com bicarbonato e soda cáustica. É um dos piores trabalhos, e seus pulmões estão cheios de químicos. O aplauso de seus companheiros é o único pagamento por cada bomba desativada.

Na manifestação não se passa fome. Menos ainda na linha de frente, porque se organizam panelões comunais e a comida é repartida em carrinhos tomados de supermercados. Lentilhas e batata nunca faltam. Às vezes, contingentes de ciclistas chegam com ajuda, outras vezes são eles que a necessitam.

Que aconteceria se não existisse essa linha de frente? Há alguns dias tentava chegar à Praça da Dignidade, antes conhecida como Plaza Italia, centro nervoso das mobilizações, uma marcha organizada por professoras de jardim de infância, e a polícia as atacou com bombas de gás lacrimogêneo. A linha de frente serve para que elas e outras como elas possam chegar à praça e manifestar-se pacificamente.

Os estilingues e baionetas improvisadas são as armas da linha de frente. Barricadas de pedras, placas, pneus, tudo o que servir como obstáculo aos carabineros, cuja missão é romper a linha, atravessar as barricadas e ir atrás dos manifestantes. Mais de 40 dias depois, a mecânica é clara. Rompem a linha, os jovens saem correndo, se dispersam, disparam e logo retomam seus lugares. Até que aja um novo ataque. E assim segue.

“Fechem, fechem!”, gritam, quando os guanacos vêm dos dois lados. Não há muito o que fazer a não ser se abaixar e se proteger com os corpos. Fazem avisos similares quando um deles, com um coquetel molotov, está a ponto de jogá-lo. “Abram, abram!”, gritam para que os companheiros abram espaço. A bomba artesanal voa pelos ares e cai perto dos carabineros. O júbilo se expande, o que os dá algum tempo para se aproximar dos carabineros e continuar o combate com pedras.

A batalha é organizada. Uns enfrentam, outros fazem barricadas, alguns recolhem suprimentos, outros levam comida e água, alguns atendem os feridos. Tudo para que o resto da mobilização contra um sistema que os privou do mais elementar possa caminhar sem muitos tropeços.

Em meio ao ataque, não falta batucada ou um saxofonista que se aproxime tocando “El derecho de vivir en paz“, inundando o ambiente com suas notas. Anoitece e os bloqueios se vão desfazendo. Por ruas escuras, aparecem grupos de carabineros patrulhando. E das sombras, como de fantasmas, se escutam gritos: “Milicos de merda! Assassinos!”. Uma garota com um enorme pedregulho em mãos passa perto da fileira de carabineros. Os insulta, com a pedra escondida atrás das costas. Os carabineros seguem em frente. E ela também.

The post Linha de frente: Os heróis anônimos da resistência no Chile appeared first on Revista Opera.

Ver original em 'Revista Opera' (aqui)

Tags:

Artigos relacionados

Protestos tomam conta do Chile na véspera de votação do projeto sobre ...
Protestos tomam conta do Chile na véspera de votação do projeto sobre ... Panelaços e barricadas foram registradas em bairros da periferia da capital e de outras grandes cidades do país. Modelo... 25 views Thu, 16 Jul 2020, 15:14:51
Chile atinge maior taxa de desemprego em 10 anos
Chile atinge maior taxa de desemprego em 10 anos © AP Photo / Eraldo Peres O desemprego no Chile entre março e maio deste ano chegou aos níveis mais altos em... 61 views Wed, 01 Jul 2020, 01:27:41
Como a privatização da água por Pinochet fez o coronavírus disparar no...
Como a privatização da água por Pinochet fez o coronavírus disparar no...     Por Maria Christina Fragkou, na Toxic News Tradução de Cynara Menezes, no Socialista Morena, e pa... 149 views Thu, 25 Jun 2020, 00:21:28
Chile estende estado de emergência por 3 meses para conter a COVID-19
Chile estende estado de emergência por 3 meses para conter a COVID-19 © REUTERS / Ivan Alvarado O presidente chileno, Sebastian Piñera, decidiu estender o estado de emergência em... 68 views Tue, 16 Jun 2020, 14:57:31
Presidente chileno demite ministro da Saúde em meio a polêmica sobre m...
Presidente chileno demite ministro da Saúde em meio a polêmica sobre m...     Reuters - O presidente do Chile, Sebastián Piñera, demitiu neste sábado o ministro da Saúde, Jaime... 99 views Sun, 14 Jun 2020, 14:34:26
Chile: a sociedade empurra a mudança
Chile: a sociedade empurra a mudança Em outubro de 2019, o Chile surpreendeu o mundo com um surto social que ninguém previa. A expressão massiva do desconf... 80 views Tue, 09 Jun 2020, 00:51:11

Chile

  • Criado em .
  • Visualizações: 116

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
03, agosto 2020

“Parcialidade de Moro é escandalosa”, diz procurador sobre a Lava Jato

em Mundo

por Jornal Tornado in 'O TORNADO'

Considerado o “pai” da operação, Celso Antônio Tres, diz ao Conjur que mais escandaloso será o STF não reconhecer a conduta errada do ex-juiz. 3 Agosto, 2020 Jornal Tornado       O Supremo Tribunal…
03, agosto 2020

O declínio da democracia: um movimento latino-americano

em Mundo

por Jornal Tornado in 'O TORNADO'

Governos latino-americanos mais transparentes nesta época de pandemia são o Uruguai e a Costa Rica. 3 Agosto, 2020 Jornal Tornado       Desde de que se iniciou a pandemia de Covid-19, com o vírus…
03, agosto 2020

Donald Trump ameaça não reconhecer o resultado da eleição de novembro

em Mundo

por José Carlos Ruy, em São Paulo in 'O TORNADO'

O presidente dos EUA quer, ilegalmente, adiar a eleição presidencial de novembro. Para o Partido Comunista dos EUA é a preparação de um golpe e põe a democracia em risco. 3 Agosto, 2020 José Carlos…
03, agosto 2020

Procuradoria Europeia

em Portugal

por Paulo Casaca, em Bruxelas in 'O TORNADO'

(Uma opinião sobre esta notícia: O clientelismo/amiguismo/caciquismo que prolifera nos municípios e, em geral, na gestão pública (e na privada também) deve, obviamente, no entender do partidarismo português, ser estendido à UE. Pois por que…
03, agosto 2020

Telecomunicações: incentivos e benefícios aos mesmos do costume

em Portugal

por AbrilAbril

Está em curso a constituição de um monopólio privado no controlo das redes de estações emissoras e de base, através de um emaranhado negócio que envolve ex-governantes. Sérgio Monteiro (esquerda) e António Pires de LIma…
03, agosto 2020

Um terço dos açorianos está em risco de pobreza

em Portugal

por AbrilAbril

Um em cada três açorianos está em risco de pobreza, o equivalente a 89 mil pessoas, e a estratégia de combate à pobreza e exclusão social do Governo Regional não resolve o problema. Créditos /…
03, agosto 2020

Portugal | Desgraças e cheques em banco

em Portugal

por Página Global

Manuel Carvalho Da Silva* | Jornal de Notícias | opinião   Nunca perderei a esperança de que é possível e vale a pena lutar por um Mundo melhor na certeza de se poderem, sempre, encontrar…
03, agosto 2020

Viana do Castelo: persistem ilegalidades, abusos e violação de direitos na hotelaria

em Portugal

por AbrilAbril

O Sindicato da Hotelaria do Norte realizou um levantamento da situação laboral na hotelaria e restauração no distrito de Viana do Castelo, tendo detectado múltiplas irregularidades e abusos. O acção sindical no Alto Minho junto…
03, agosto 2020

Autoridades sírias encontram armas, órgãos e prendem espiões treinados pelos EUA

em Mundo

por AbrilAbril

Em operações antiterroristas na província de Homs, as autoridades conseguiram capturar 2 espiões treinados na base de al-Tanf e apreender grande quantidade de armamento que ia ser enviado para Idlib. Símbolo do Daesh numa cidade…
03, agosto 2020

O novo velho continente e suas contradições: As monarquias - glamour e decadência

em Mundo

por Página Global

  Existem atualmente doze monarquias na Europa. No princípio do Século XIX, com exceção da França, todos os países europeus eram governados por monarquias. Excluindo as Américas, era também a forma de governo disseminada pelo…
03, agosto 2020

A fase descendente?

em Portugal

por Ladrões de Bicicletas (Nuno Serra)

Em regra focadas no comentário aos valores diários, que vão oscilando, muitas das notícias sobre a evolução da pandemia em Portugal não ajudam a perceber as tendências de fundo que se estão a registar e…
03, agosto 2020

Para quando a acusação de fraude pelo Ministério Público?

em Portugal

por jorge rocha in 'Ventos Semeados'

Há anos que leio atentamente as peças de Paulo Pena, ciente de nelas encontrar o que de melhor se publica no jornalismo de investigação em Portugal. Agora a sua atenção tem incidido sobre a estranha…
03, agosto 2020

Um olhar profundo sobre a ascensão da China

em Mundo

por Página Global

  As três fases de desenvolvimento, a partir da revolução. A articulação entre setor privado cada vez mais forte e a coordenação do Estado. As mudanças globais resultantes, segundo teóricos como Wallerstein e Giovanni Arrighi…
03, agosto 2020

PT/Randstad lucram à custa da destruição da Central de Reservas TAP

em Portugal

por AbrilAbril

Estando a par do despedimento de profissionais qualificados na Central de Reservas TAP e da cada vez maior contratação de serviços à PT/Randstad, o PCP denunciou a situação e questionou o Governo. Créditos / Bomdia.eu…
03, agosto 2020

A naturalização do discurso fascista nas relações sociopolíticas das democracias

em Mundo

por Página Global

Marcela Uchôa* | Carta Maior Em “Aspetos do Novo Radicalismo de Direita” - publicado recentemente em português pelas edições 70 com tradução de Marian Toldy e Teresa Toldy – Theodor Adorno problematizou como o ressurgimento…
03, agosto 2020

Bispos anti-Bolsonaro recebem apoio de intelectuais e de 1.058 padres

em Mundo

por Jornal Tornado in 'O TORNADO'

Mil e cinquenta e oito padres brasileiros assinaram um manifesto, divulgado na tarde da última quinta-feira (30), em apoio à carta de 152 bispos da Igreja Católica com duras críticas ao governo do presidente Jair…
03, agosto 2020

Portugal | Negociações entre Chega e PSD? "Uma rutura com cultura social-democrata"

em Portugal

por Página Global

  O PS considerou hoje que eventuais negociações entre o PSD e o Chega significariam uma rutura dos sociais-democratas com a sua cultura, acusando Rui Rio de ter uma atitude de "condução política em contramão".…
03, agosto 2020

Portugal | PSD, CDS E CHEGA ALIADOS? CHEGA, É DEMAIS!

em Portugal

por Página Global

Rui Rio, do PSD, abre a porta a um nazi mascarado de democrata, Ventura/Chega, e perspetiva que aceita ombrear com ele na falsa crença, doentia e salazarista, de que Portugal não é racista. Evidentemente que…
03, agosto 2020

COVID19. Jovem inglesa “desafia” Boris e faz "férias de sonho" em Portugal com mergulhos no Tamariz

em Cascais

por CASCAIS24

Por VALDEMAR PINHEIRO 02 agosto 2020 Uma jovem britânica, Lauren Clark, afirmou ao tabloide inglês The Sun ter passado umas “férias de sonho”, em julho, em Portugal, onde veio juntar-se ao namorado, com um percurso que…
03, agosto 2020

RESGATE. Duas crianças fechadas em elevador retiradas com sucesso pelos Bombeiros de Carcavelos e S. Domingos

em Cascais

por CASCAIS24

Viaturas de socorro junto ao edifício em cujo elevador estavam duas meninas que foram resgatadas com sucesso  Por Redação 01 agosto 2020 Duas meninas, uma de 9 e outra de onze anos, foram resgatadas com…
03, agosto 2020

ACIDENTE. Dois feridos em queda de parapente no Guincho

em Cascais

por CASCAIS24

Por Redação 31 julho 2020 Duas pessoas, um homem e uma mulher, na casa dos 40 anos, ficaram feridas na queda de um parapente, esta quinta-feira, ao início da noite, nas traseiras do conhecido restaurante…
03, agosto 2020

OPERAÇÃO. GNR confisca 78 quilos de pescado no Mercado de Cascais

em Cascais

por CASCAIS24

  O pescado confiscado no Mercado de Cascais na operação da GNR  Por Redação 31 julho 2020 Setenta e oito quilos de pescado foram confiscados no Mercado Municipal de Cascais, esta quinta-feira, no decurso de…
03, agosto 2020

O cerne da questão no Mar do Sul da China

em Mundo

por resistir.info

por Pepe Escobar Quando os grupos de ataque dos porta-aviões Ronald Reagan e Nimitz se envolveram recentemente em "operações" no Mar do Sul da China, não escapou a muitos cínicos que a Frota do Pacífico…
03, agosto 2020

Portugal | O abraço ao porco

em Portugal

por Página Global

  Perante a evidência de que o Chega não é um partido em que se possa confiar, perante a evidência de que o seu líder é xenófobo e racista, a resposta que um partido democrático…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
Atividades Recentes
Aqui ainda não existem atividades

Últimos posts (País e Mundo)

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

    Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
    Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
    Gravação da reunião na Assembleia da República
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
  • Homicidal Cops Caught On Police Radio
    #TheJimmyDoreShow
    Homicidal Cops Caught On Police Radio
    42 219 visualizações
    •05/06/2020
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate