• Entrada
  • Artigos
  • Mundo
  • Putin abre primeira "Cimeira Rússia-África". 4 países lusófonos presentes

Putin abre primeira "Cimeira Rússia-África". 4 países lusófonos presentes

 
 
O Presidente russo abre hoje a primeira "Cimeira Rússia-África", um sinal de uma ambição crescente da Rússia no continente africano, num encontro em que participam cerca de 30 líderes africanos, incluindo os de Angola, Moçambique e Cabo Verde.
 
Vladimir Putin recebe em Sochi, uma estância balnear no Mar Negro, onde Moscovo gosta de organizar as suas grandes incursões políticas, cerca de 30 líderes africanos e milhares de oradores a quem tentará deixar claro que a Rússia "tem muito a oferecer aos Estados africanos", na expressão divulgada pelo Kremlin
 
"Estamos a preparar e em vias de implementar projetos de investimento com participações russas na ordem dos milhares de milhões de dólares", afirmou Vladimir Putin, numa entrevista divulgada hoje pela agência de notícias estatal russa Tass.
 
O homólogo egípcio de Putin, Abdel Fattah al-Sisi, presidente em exercício da União Africana, foi o aliado estratégico escolhido pelo Presidente russo para coliderar a cimeira, numa fórmula diplomática que reproduz os "Fóruns de Cooperação Sino-Africana" que, desde 2000, têm permitido a Pequim tornar-se o principal parceiro do continente.
 
 
Em 20 anos no poder, Vladimir Putin apenas fez três viagens à região da África subsariana, sempre com a África do Sul no centro de cada um dos roteiros, mas chegou a altura de demonstrar que os interesses africanos ocupam uma parte importante das preocupações do Kremlin.
 
O chefe de Estado russo, numa entrevista divulgada no início da semana, cita como prova do compromisso de Moscovo com a região a "cooperação militar e de segurança", a ajuda no combate ao vírus Ébola, a formação de "quadros africanos" pelas universidades russas, garantindo que os projetos russos em África são caracterizados pela ausência de ingerência "política ou outra".
 
África é um "continente importante", com o qual Moscovo mantém "relações tradicionais, históricas e íntimas", sublinhou hoje, à comunicação social, Dmitry Peskov, porta-voz de Putin, numa referência à antiga União Soviética.
 
Entre os participantes, estão os presidentes de Angola, João Lourenço, de Moçambique, Filipe Nyusi, e Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, enquanto São Tomé e Príncipe se faz representar pela ministra dos Negócios Estrangeiros, Elsa Pinto.
 
João Lourenço viaja pela segunda vez este ano para a Rússia, mais uma vez com vários acordos previstos na agenda. "Constam da missão presidencial em território russo a assinatura de acordos bilaterais em diversos domínios, como o da formação de quadros e a implementação de uma indústria de fertilizantes em Angola", adianta uma nota da Casa Civil do Presidente angolano.
 
Na Cimeira Rússia-África que vai decorrer em Sochi, João Lourenço vai intervir na sessão reservada às alocuções dos líderes convidados, na quarta-feira e, no dia seguinte, terá um encontro formal com Putin para avaliar "o estado das relações bilaterais" e debater "temas contemporâneos".
 
O chefe do executivo angolano vai ter também audiências com personalidades do universo político, social e económico da Rússia, incluindo dirigentes de bancos, de empresas industriais e agrícolas e produtoras de minérios preciosos como diamantes.
 
Em abril, João Lourenço deslocou-se a Moscovo para uma visita oficial de quatro dias, a convite do homólogo russo, com o objetivo de alargar a cooperação bilateral.
 
A acompanhar João Lourenço estarão os ministros da Economia e Planeamento; Relações Exteriores; Agricultura e Florestas; do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação e dos Recursos Minerais e Petróleos.
 
Filipe Nyusi fez-se também acompanhar pelo chefe da diplomacia moçambicana, José Pacheco, assim como pelo ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, pelo vice-ministro dos Recursos Minerais e Energia, Augusto Fernando e por vários quadros da Casa Civil do Presidente e de outras instituições do Estado, de acordo com um comunicado da Presidência moçambicana.
 
Nyusi participará no Fórum de Negócios Rússia-África, que se realiza à margem da cimeira, e receberá em audiência vários empresários russos.
A Lusa tentou confirmar quem representa a Guiné-Bissau, mas não foi possível até ao momento.
 
O país está a viver um novo clima de instabilidade depois de o primeiro-ministro, Aristides Gomes, ter denunciado na segunda-feira uma alegada tentativa de golpe de Estado e ter acusado diretamente Umaro Sissoco Embaló, candidato às eleições presidenciais marcadas para 24 de novembro apoiado pelo Movimento para a Alternância Democrática (Madem G15).
 
O Presidente guineense, José Mário Vaz, cancelou a agenda prevista para esta terça-feira.
 
Notícias ao Minuto | Lusa
 
Leia em Notícias ao Minuto: 

Ver o original em 'Página Global' na seguinte ligação:

https://paginaglobal.blogspot.com/2019/10/putin-abre-primeira-cimeira-russia.html

Artigos relacionados

Covid-19 avança nos PALOP
Covid-19 avança nos PALOP     Guiné-Bissau tem 64 novos casos. Doença chegou à província moçambicana de Nampula. Há mais infetados... 45 views Mon, 25 May 2020, 15:15:16
Covid-19: Sobe o número de mortos em África e a situação nos PALOP
Covid-19: Sobe o número de mortos em África e a situação nos PALOP     O número de mortos por causa da Covid-19 em África subiu para os 2.406, com quase 70 mil infetados e... 69 views Thu, 14 May 2020, 14:01:46
China envia equipes médicas para Zimbábue, RDC e Argélia
China envia equipes médicas para Zimbábue, RDC e Argélia Beijing, 12 mai (Xinhua) -- O governo chinês decidiu mandar equipes médicas para o Zimbábue, República Democrática d... 138 views Tue, 12 May 2020, 15:59:05
Covid-19: Cuba envia 216 profissionais de saúde para a África do Sul
Covid-19: Cuba envia 216 profissionais de saúde para a África do Sul   Um grupo de 216 profissionais de saúde partiu no sábado para África do Sul para ajudar na luta contra a covi... 99 views Sun, 26 Apr 2020, 15:48:39
«Não deveríamos fazer um estudo em África, onde não têm máscaras e tra...
«Não deveríamos fazer um estudo em África, onde não têm máscaras e tra... Covid-19: Sugestão de experiências em África gera indignação: Jean Paul Mira, clínico do Hospital Cochin de Paris, ... 41 views Tue, 07 Apr 2020, 00:49:18
Governador da Lombardia agradece à Rússia pela ajuda e chama discordan...
Governador da Lombardia agradece à Rússia pela ajuda e chama discordan... © Sputnik / Ministério da Defesa da Rússia O governador da Lombardia, a província mais afetada pelo coronaví... 44 views Fri, 27 Mar 2020, 17:04:02

Rússia, África

  • Criado em .
  • Visualizações: 104

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
30, maio 2020

Caso George Floyd. Pentágono ordena ao Exército para estar pronto a agir

em Mundo

por Página Global

    O Pentágono tomou a rara decisão de ordenar ao Exército que colocasse unidades da polícia militar dos EUA em alerta, prontas para agir em Minneapolis, onde o homicídio do afro-americano George Floyd pela…
30, maio 2020

Protestos pela morte de afro-americano em várias cidades dos EUA

em Mundo

por Página Global

    Milhares de pessoas concentraram-se, ao início da noite de sexta-feira, em várias cidades norte-americanas em protesto pela morte do afro-americano George Floyd, às mãos da polícia, na passada segunda-feira. No centro de Atlanta,…
30, maio 2020

Merkel rejeita convite de Trump para participar do G7 presencialmente

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© AP Photo / Markus Schreiber A chanceler alemã Angela Merkel rejeitou o convite do líder norte-americano, Donald Trump, para participar da cúpula do G7 pessoalmente. A informação foi divulgada pelo porta-voz do governo alemão,…
30, maio 2020

EUA ameaçam portos, empresas e governos caso ajudem petroleiros iranianos em direção à Venezuela

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© REUTERS / Palácio Miraflores Representante americano para a Venezuela disse que empresas, portos, governos e seguradoras poderiam encarar duras sanções caso prestem serviços a navios-tanque do Irã seguindo para a Venezuela. Vários petroleiros iranianos…
30, maio 2020

Acordo salarial fechado na EDP

em Portugal

por in AbrilAbril

«Determinação e coerência foram decisivas» para valorizar os salários mais baixos e elevar o salário de admissão sem pôr em causa a evolução salarial da generalidade dos trabalhadores da EDP. Logotipo da EDP (foto de…
30, maio 2020

Leornardo Boff: 'O Deus de Bolsonaro é o Deus da morte'

em Mundo

por Brasil24/7

  Sputnik News - A pandemia de COVID-19 impõe a morte ao cotidiano de todos os brasileiros. Conversamos com o teólogo Leonardo Boff para entender qual o papel de Deus e da política para salvar…
30, maio 2020

"A ciência fez uma viragem para o obscurantismo"

em Mundo

por resistir.info

por MPR  Há alguns anos o doutor Richard Horton, editor chefe de revista de medicina The Lancet, cometeu um verdadeiro sacrilégio ao por em dúvida a validade de uma boa parte das investigações científicas. Escreveu…
30, maio 2020

Governo propõe fechar a Cinemateca, cuja presidência foi prometida a Regina Duarte

em Mundo

por Brasil24/7

    247 - Depois de fritar Regina Duarte e anunciar que ela deixará a Secretaria Nacional de Cultura, o governo federal teria a intenção de fechar a Cinemateca, órgão responsável pela memória do cinema…
30, maio 2020

Capitania de Cascais reforça segurança nas praias com Amarok e militares

em Cascais

por CASCAIS24

29 maio 2020 A Capitania do Porto de Cascais recebeu, esta sexta-feira, ao final da tarde, dois veículos  VW Amarok para reforçar a segurança nas praias nos concelhos de Cascais, Sintra e Mafra, os quais…
30, maio 2020

BNG questiona Ministra de Negócios Extranjeiros sobre o seu tweet

em Mundo

por Abril de Novo Magazine

PUSL.- O BNG (Bloco Nacionalista Galego) questiona Ministra das Relações Exteriores do Congresso Espanhol relativamente a ausência da bandeira saharaui do mapa da África que ela publicou. O deputado do Bloco Nacionalista Galego, Néstor Rego,…
30, maio 2020

Trump anuncia saída dos EUA da Organização Mundial da Saúde

em Mundo

por Lusa in ZAP

  O Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou hoje que terminou o relacionamento entre os Estados Unidos e a Organização Mundial de Saúde (OMS), que acusou de ser inapta na gestão da pandemia de covid-19.…
30, maio 2020

A esquerda Peter Pan e o discurso dionisíaco do fascismo bolsonarista

em Mundo

por Brasil24/7

    Efetivamente a internet é terra de ninguém. Concordo com Umberto Eco quando ele diz que a “internet promoveu o idiota da aldeia” a portador da verdade, citando ainda outra frase muito conhecida, o…
30, maio 2020

EUA | George Floyd foi executado em 9 minutos e depois nós

em Mundo

por Página Global

    Isabel Moreira | Expresso | opinião   O ator Will Smith escreveu nas redes sociais isto: “racism is not getting worse, it's getting filmed”. George Floyd, um homem negro de 46 anos, culpado…
30, maio 2020

EUA | Polícia que asfixiou George Floyd foi detido e está acusado de homicídio

em Mundo

por Página Global

    Polícia colocou o joelho em cima do pescoço de George Floyd e pressionou-o até o asfixiar Foi detido o polícia que asfixiou George Floyd, anunciou esta sexta-feira o Departamento de Segurança Pública do…
30, maio 2020

Detido o agente que matou George Floyd. Tinha 18 queixas contra si

em Mundo

por ZAP in ZAP

  O agente norte-americano responsável pela morte de George Floyd foi, esta sexta-feira, detido. A polícia de Minneapolis revelou que o agente tinha 18 queixas anteriores contra si.   O agente da polícia de Minneapolis,…
30, maio 2020

Três lados: Frente ampla, salvação nacional, fora Bolsonaro

em Mundo

por Brasil24/7

    O invisível salta aos olhos do observador arguto. A polarização política no Brasil ganhou novos contornos depois da frustração do PIB, do aparecimento da pandemia e da escalada autoritária desencadeada pelo Governo. De…
30, maio 2020

Banqueiros portugueses alertam: o pior pode estar para vir

em Portugal

por ZAP in ZAP

Os principais banqueiros portugueses acreditam que o mais difícil da crise provocada pela pandemia de covid-19 ainda está para vir.   Na SIC Notícias, no âmbito do CEO Banking Forum, uma parceria do canal televisivo…
30, maio 2020

Portugal | Asas e penas

em Portugal

por Página Global

    Miguel Guedes | Jornal de Notícias | opinião A arte de ultrapassar obstáculos ocasionais pode inscrever-se num manual sem instruções, elevada a figura de estilo de um momento, misto de superação acidental ou…
30, maio 2020

Como George Soros se tornou um inimigo da extrema direita

em Mundo

por Página Global

    Corresponsável pela ascensão de Viktor Orbán, o filantropo bilionário passou a ser o "vilão perfeito" a ser construído. Cruzada de difamação contra Soros ultrapassou fronteiras da Hungria e inspira violência terrorista.   Existem…
30, maio 2020

Portugal | "Isto não é uma constipação. Jovens podem transmitir a pessoas de risco"

em Portugal

por Página Global

    A Direção-Geral da Saúde e o Ministério da Saúde realizaram a já habitual conferência de imprensa relativa à evolução da pandemia de Covid-19 em Portugal. Está prevista para a próxima segunda-feira, dia 1…
30, maio 2020

Uma medida de grande alcance social

em Mundo

por Vitor Dias in "O Tempo das Cerejas"

Uma batalha ganha por Unidas Podemos «La prestación establece un umbral de renta para todos los ciudadanos y ciudadanas españoles, un suelo de 462 euros por cada hogar de un adulto solo. Cualquier ciudadano que…
30, maio 2020

Amianto fora das escolas – para quando?

em Portugal

por António Duarte

«Desde 2011 que a lei exige a divulgação desta lista para posterior remoção nos edifícios em perigo. E essa exigência tem, desde a semana passada, o carimbo da Assembleia da República, depois de ter sido publicada…
30, maio 2020

Covid-19 evidenciou problemas sociais do país, considera Ministra da Saúde

em Portugal

por ZAP in ZAP

A ministra da Saúde, Marta Temido, indicou que os focos de contágio de covid-19 dos últimos dias na área da Grande Lisboa mostram que há problemas que vão para além da doença e que exigem…
30, maio 2020

A América mergulhada nos seus pesadelos

em Mundo

por Vitor Dias in "O Tempo das Cerejas"

Sem mais palavras     Ver original em "O Tempo das Cerejas" (aqui)

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
Atividades Recentes
Aqui ainda não existem atividades

Últimos posts (País e Mundo)

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • Plataforma Cascais juntou-se ao grupo Conversando sobre o País e o Mundo
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate