• Início
  • Artigos
  • Mundo
  • Terras ocupadas e destruição no quinto dia da agressão turca à Síria
  • in 'Sputnik Brasil'
  • Mundo

Analista político-militar explica vitória da Rússia na Síria

Militares russos durante cerimônia de visita do presidente russo, Vladimir Putin, à base aérea em Hmeymim, na Síria
© Sputnik / Mikhail Klimentiev

O presidente russo, Vladimir Putin, ganhou na Síria, escreveu jornal alemão. O analista político-militar, Oleg Glazunov, explicou como exatamente a Rússia atingiu vitória no país árabe.

O presidente russo, Vladimir Putin, obteve a vitória na Síria sem guerra, escreveu Michael Stuermer, colunista do jornal alemão Die Welt. Segundo o colunista, após a saída das tropas norte-americanas da Síria, ninguém impedirá que Moscou realize uma "grande jogada" na região, sendo que, no início de 1990, muitos pensavam que a Rússia tinha perdido para sempre.

"Putin conseguiu o que quase todos os líderes militares inteligentes sonharam ao longo da história: vitórias sem guerra", escreveu Stuermer.

De acordo com o colunista alemão, a OTAN "viu os melhores dias" e a liderança da organização deve perceber a gravidade da situação e agir como se deve.

Reconhecimento da vitória da Rússia

Oleg Glazunov, integrante da Associação de Cientistas Políticos-Militares e professor do Departamento de Ciência Política e Sociologia da Universidade de Economia da Rússia Plekhanov, afirmou para o serviço russo da Rádio Sputnik que o reconhecimento da vitória da Rússia equivale ao reconhecimento da derrota da política dos EUA no Oriente Médio.

"A política do presidente dos EUA sobre o Oriente Médio é como um elefante em uma loja de porcelanas. Trump conseguiu discutir com todos, incluindo os seus aliados. Portanto, a autoridade dos EUA no Oriente Médio diminuiu significativamente, e a Europa sempre esteve no meio da política dos EUA sobre Oriente Médio."

Segundo Glazunov, se o Ocidente admitir que a Rússia ganhou na Síria, isso significaria derrota dos Estados Unidos, pois, como indica o professor, a "Guerra Fria realmente continua agora, então a vitória da Rússia na Síria seria uma pequena derrota dos EUA na Guerra Fria".

Capacidade para resolver problemas globais

O professor explicou que a Rússia provou a sua força e capacidade de resolver problemas globais e o mundo inteiro avalia positivamente as ações da Rússia não apenas na Síria, mas também no Oriente Médio como um todo. A Rússia demonstrou ser capaz de resolver problemas globais, incluindo os relacionados com a luta ao terrorismo.

"A Rússia mostrou também que é capaz de defender os seus interesses no Oriente Médio e que não está abandonando seus amigos. Bashar Assad permaneceu no poder, apesar do fato de os EUA e os seus aliados no bloco da OTAN terem insistido na saída de Assad. A autoridade da Rússia no Oriente Médio cresceu tremendamente, e não apenas lá, mas em todo o mundo", afirmou Oleg Glazunov.

No dia 9 de outubro, o líder turco Recep Tayyip Erdogan anunciou o lançamento da operação Fonte de Paz na Síria contra curdos e o Daesh (grupo terrorista proibido na Rússia e em várias outros países). Os EUA, por sua vez, anunciaram a saída de suas tropas do nordeste do país árabe.

Ver o original em 'Sputnik Brasil' na seguinte ligação::

https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/2019102114668312-analista-politico-militar-explica-vitoria-da-russia-na-siria/

Artigos relacionados

Traição? Secretário de Trump revela que EUA abandonaram promessa feita...
Traição? Secretário de Trump revela que EUA abandonaram promessa feita... © AP Photo / Syrian Democratic Forces Os EUA nunca prometeram aos curdos sírios que os ajudariam a construi... 49 views Sun, 15 Dec 2019, 00:38:26
Irã, Rússia e Turquia adotam declaração conjunta sobre a Síria
Irã, Rússia e Turquia adotam declaração conjunta sobre a Síria     Foto tirada no dia 11 de dezembro de 2019 mostra a 14ª rodada das negociações de Astana em Nur-Sultan,... 28 views Thu, 12 Dec 2019, 18:40:50
Damasco se propõe a meta de recuperar o controle sobre todos os territ...
Damasco se propõe a meta de recuperar o controle sobre todos os territ... © AP Photo / Baderkhan Ahmad Damasco planeja reestabelecer sua soberania sobre todos os territórios do país,... 30 views Thu, 12 Dec 2019, 00:00:37
Controle americano de campos de petróleo sírios é 'ato de pirataria', ...
Controle americano de campos de petróleo sírios é 'ato de pirataria', ... © AP Photo / Baderkhan Ahmad As ações dos EUA para controlar os campos de petróleo no nordeste da Síria é um... 70 views Wed, 11 Dec 2019, 13:22:17
Alto funcionário do PCC se reúne com delegação comunista da Rússia
Alto funcionário do PCC se reúne com delegação comunista da Rússia Beijing, 5 dez (Xinhua) -- O alto funcionário do Partido Comunista da China (PCC) Zhao Leji se reuniu quarta-feira c... 48 views Thu, 05 Dec 2019, 12:24:05
(Multimídia) Xi enfatiza forte apoio estratégico entre China e Rússia
(Multimídia) Xi enfatiza forte apoio estratégico entre China e Rússia O presidente chinês Xi Jinping se reúne com o secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Nikolai Patrushev, no G... 24 views Tue, 03 Dec 2019, 16:25:05

Síria, Rússia

  • Criado em .
  • Visualizações: 20

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Últimos posts

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • Vasco Graça updated his profile
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate