Bolsonaro, Anhangá e Kurupis

 
 
 
Li há pouco, no blog do Juca Kfouri, a crônica “O triste fim de Messias Bolsonaro”, escrita por José Eduardo Agualusa para o “Visão”, de Portugal.
Particularmente, sou um defensor da crônica. Aprendi a apreciá-la entendendo que as corretenzas que vêm do meio do mundo, quando desaguam na América Latina, fazem do absurdo, cotidiano, do impossível, crível, e do temeroso, mundano. Medi-las por meios convencionais é medi-las errado. Vejamos: uma caravela sai do porto, procurando as Índias, e acaba em e com Pindorama. Os navios vão mais longe, e voltam abarrotados, inaugurando em toda Europa a profissão eclesial de medidor de almas – que debatem se é a epiderme vermelha ou a preta que as espantam.

Mais tarde, bem mais tarde, raiou a liberdade: primeiro numa lei que não permitia mais abarrotar barcos, já que o Brasil, a esta altura, já estava abarrotado. Depois veio a Lei do Ventre-Livre, que de livre mesmo só livrou os donos de escravos da obrigação de alimentar os filhos de suas posses, liberando dos cofres do Brasil volumosas indenizações – para os donos, não para as posses ou os filhos-de-posses. Mais tarde ainda veio a dos Sexagenários, uma espécie de Reforma da Previdência da escravidão, que agora livrava os senhores da terra – e os senhores dos condenados dela – de qualquer tipo de encargo sobre aquela carne que, a despeito de todas as previsões, conseguiu sobreviver a 60 anos de chibata. A Lei Áurea por fim nasceu em 1888, para terminar a transição que tirou os corpos negros – roubados da África – do centro do mercado colonial, fixando em seu lugar – roubada dos índios – a terra, concedida originalmente a doze felizardos e repartida em 15 pedaços.

Não é um conto absurdo e ficcional, é a história, real e fatual. Daí o porquê dos métodos testados, provados e aprovados, aqui terem pouco valor. A lei da impenetrabilidade é logo descartada pela fotografia de uma cela que mostra, com clareza, que dois corpos podem sim ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo. A arquitetura das favelas desmente os cálculos do engenheiro europeu. E o princípio antropofágico dos gênios modernistas vive em cada uma das centenas de milhares de barrigas esfomeadas, onde uma lombriga come a outra, roubando-lhe, na morte, a vitalidade. Portanto, viva a crônica! Viva García Márquez, que aprendeu a fazer magia do real. Viva Paco Urondo, que na busca de poemas justos trocou a caneta pelo fuzil. E viva Rodolfo Walsh, que por via de um conto sobre um jornalista inventado e um general irreal, revelou a verdade impublicável em formato reportagem: Walsh, em 1961, de fato havia entrevistado um certo general de sobrenome alemão que participou de uma operação que sequestrou o corpo embalsamado d’Essa mulher chamada Eva Perón.

Isso tudo para dizer que meu problema com a crônica de Agualusa, publicada no “Visão”, não é o fato de ser crônica – e portanto ao menos um tanto ficcional – mas sim o fato de, nela, a verdade disfarçada no real ser escondida pela ficção. A caneta, apesar de afiada na escrita, serviu como obsidiana; a tinta no papel foi feita um feitiço.
 
A crônica de Agualusa descreve o presidente Jair Bolsonaro. Ele está fechado em um armário – isso, eu aposto, é real. Ele sonha com um veado de olhos flamejantes. Depois, o veado vira um índio, que se apresenta, por fim: é Anhangá (Ahiag̃), o espírito dos tupis e dos mangués que protege os animais de caçadores vorazes e injustos. Anhangá agora vira uma onça, que avança contra o presidente, o amarra magicamente, e o leva para o meio da floresta em chamas. O presidente desaparece. O armário, vazio, cheira a onça.
 

Embora incrível, tudo isso é factível. Nas palavras de Agualusa, gays, artistas, escritores, pobres, favelados, políticos, a primeira-dama, cientistas, animais e índios; todos respondem ao desaparecimento do presidente com um aliviado suspiro. E aqui chegamos no que não é factível: é que o cronista angolano diz que os generais também suspiraram, repousando. Cá no Brasil, real ou ficcional, este trecho estaria subjugado pela dureza do real, que se repetiu em 1889, em 1891, em 1937, em 1945 e em 1964: com o Messias sumido, os generais não suspiram; eles sorriem. E Anhangá não nos livrará desses gorilas: eles são Kurupi. Com tais criaturas habitando a floresta densa e emanando o caos, nenhum de nós poderá suspirar tranquilamente, a não ser, talvez, pela última vez.

The post Bolsonaro, Anhangá e Kurupis appeared first on Revista Opera.

Ver original em 'Revista Opera' (aqui)

Tags:

Artigos relacionados

TRUMP, BOLSONARO E O  DEEP STATE
TRUMP, BOLSONARO E O DEEP STATE Nos EUA, o Estado Profundo – leia-se CIA, NSA, Clintons, Bolton, Wall Street, etc – está numa luta feroz contra T... 137 views Tue, 14 Jul 2020, 15:52:57
Com mais de 20 mil novos casos, Brasil se aproxima das 2 milhões de in...
Com mais de 20 mil novos casos, Brasil se aproxima das 2 milhões de in... © AP Photo / Andre Penner O número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil aumentou em 20.286 nas... 114 views Tue, 14 Jul 2020, 10:34:24
Brasil | Os invisíveis na pandemia
Brasil | Os invisíveis na pandemia Único caminho das esquerdas rumo ao reencontro com suas bases sociais é aquele que leva aos mais pobres. &nbs... 112 views Fri, 26 Jun 2020, 11:34:32
Governo Bolsonaro tem 66% das verbas para ações contra a Covid-19 para...
Governo Bolsonaro tem 66% das verbas para ações contra a Covid-19 para...     247 - O Ministério da Saúde segue com dificuldade de desembolsar recursos para o combate à Covid-1... 108 views Sat, 20 Jun 2020, 22:57:48
Com recorde de infecções em 24h, Brasil ultrapassa as 45 mil mortes pe...
Com recorde de infecções em 24h, Brasil ultrapassa as 45 mil mortes pe... © REUTERS / Ricardo Moraes O Brasil estabeleceu nesta terça-feira (16) um recorde para novos casos confirmad... 125 views Wed, 17 Jun 2020, 15:20:09
Polícias de São Paulo filmados a torturar jovem
Polícias de São Paulo filmados a torturar jovem Polícias militares do Jaçanã, na zona norte da cidade de São Paulo, foram filmados, esta madrugada, a agredir um j... 205 views Mon, 15 Jun 2020, 00:54:36

Brasil

  • Criado em .
  • Visualizações: 69

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
07, agosto 2020

100.000 vidas!

em Mundo

por Brasil24/7

  100.000 brasileiros como eu, como vocês, que tiveram esperança de não ser atacados pelo vírus, que achavam que sobreviveriam, que sairiam vivos dos hospitais, que reencontrariam seus familiares     Os números já parecem…
07, agosto 2020

Os mistérios da monstruosa explosão de Beirute

em Mundo

por span itemprop="author creator" itemprop="name" data-byline-name="José Goulão"José Goulão

Uma calamidade como a provocada pela monstruosa explosão é, sem dúvida, uma maneira de contribuir para a ingovernabilidade do pequeno e flagelado país dos cedros. Beirute depois da explosão: centenas de mortos e desaparecidos, milhares…
07, agosto 2020

INVESTIGAÇÃO. Busca de "furões" da PSP de Cascais a moradia na Guia apanha pistola 9 m/m e 34 munições

em Cascais

por CASCAIS24

A pistola 9 m/m e as 34 munições confiscadas durante a busca Por Redação 07 agosto 2020 Uma busca a uma moradia, na Guia, realizada esta terça-feira, ao final da tarde, por agentes da Esquadra…
07, agosto 2020

Portugal | Fumo para os olhos

em Portugal

por Página Global

    Vítor Santos* | Jornal de Notícias | opinião   As consequências da covid-19, no país e no Mundo, esmagam a atualidade, estando, legitimamente, no topo das preocupações de todos, porque ninguém escapa às…
07, agosto 2020

Ministro da Defesa chinês pede aos EUA que evitem "movimentos perigosos"

em Mundo

por Página Global

    Pequim, 07 ago 2020 (Lusa) - O ministro da Defesa chinês, Wei Fenghe, pediu hoje ao homólogo norte-americano, Mark Esper, que "evite movimentos perigosos", que possam levar a uma escalada no Mar do…
07, agosto 2020

“Operação Momo”. PSP faz centenas de buscas devido a crimes através do MB Way

em Portugal

por ZAP in ZAP

Pedro Simões / Wikimedia   PSP está esta sexta-feira a levar a cabo 51 buscas em vários concelhos dos distritos de Setúbal, Santarém e Portalegre numa operação de combate “à criminalidade com recurso à aplicação…
07, agosto 2020

“Vacina deve ser um bem global de saúde pública”. OMS critica “nacionalismo de vacinas”

em Mundo

por Lusa in ZAP

unisgeneva / Flickr   A Organização Mundial de Saúde (OMS) criticou na quinta-feira o “nacionalismo de vacinas” para a covid-19, afirmando que qualquer país terá benefícios económicos e de saúde se o resto do mundo…
07, agosto 2020

Donald Trump proíbe transações com empresa chinesa detentora do TikTok

em Mundo

por ZAP in ZAP

Jim Lo Scalzo / EPA   Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe as transações com a ByteDance no prazo de 45 dias e o Senado já aprovou o projeto de lei que proíbe…
07, agosto 2020

Em vez de flores, família de Fernanda Lapa pede donativos por Bruno Candé

em Portugal

por ZAP in ZAP

Miguel A. Lopes / Lusa A mulher de Bruno Candé, Sali, durante a manifestação contra a morte do ator A família da atriz, que faleceu esta quinta-feira, apela a que quem queira oferecer flores para…
07, agosto 2020

Vigília de trabalhadores dos CTT

em Portugal

por AbrilAbril

Os trabalhadores dos CTT dos Centros de Distribuição Postal de Santarém e de Rio Maior promovem esta sexta-feira à noite, em Santarém, uma vigília na Praça do Município. CréditosInácio Rosa / Agência LUSA A acção,…
07, agosto 2020

Isto, sim, é islamofobia a sério

em Mundo

por Carlos Esperança in 'PONTE EUROPA'

Há três anos, “Os membros do grupo norueguês “Fedrelandet viktigst” – Pátria primeiro, em tradução para português –, confundiram uma fotografia de um autocarro vazio com mulheres de burka e o ódio foi lançado na…
07, agosto 2020

AS TROMBETAS DO APOCALIPSE NAS MARCHAS ANTICOMUNISTAS

em Mundo

por Manuel Augusto Araujo

  Fotomontagem de John Hearfield, Agosto1934 . Friedich Ebert, (1871-1925) presidente do Partido Social/Democrata da Alemanha, Chanceler da Republica de Weimar. um dos responsáveis pelo assassinato dos dirigentes comunistas Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht. A…
07, agosto 2020

Portugal foi o “patinho feio”, mas volta a estar em contraciclo com a Europa (por bons motivos)

em Portugal

por ZAP in ZAP

Mário Cruz / Lusa   Portugal destaca-se agora por apresentar uma tendência de redução de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, ao contrário de outros países europeus.   Quando o novo coronavírus começou a…
07, agosto 2020

Justiça brasileira decreta reintegração dos trabalhadores despedidos pela Renault

em Mundo

por AbrilAbril

A 3.ª Vara do Trabalho de São José dos Pinhais (Grande Curitiba) determinou, esta quarta-feira, a imediata reintegração dos 747 trabalhadores despedidos pela Renault no passado dia 21 de Julho. A decisão da 3.ª Vara…
07, agosto 2020

Centrais sindicais promovem hoje (7) o Dia Nacional de Luto e de Luta

em Mundo

por Jornal Tornado in 'O TORNADO'

Sob o lema #ForaBolsonaro, o movimento sindical denuncia que, ainda nesta semana, o País alcançará a dura marca de 100 mil mortes por Covid-19. 7 Agosto, 2020 Jornal Tornado   Em meio à pandemia do…
07, agosto 2020

Faleceu Fernanda Lapa

em Portugal

por CGTP-IN

Fernanda Lapa: 1943-2020 Foi com enorme pesar que a CGTP-IN tomou conhecimento do falecimento da actriz, encenadora e directora artística da companhia Escola de Mulheres – Oficina de Teatro, Fernanda Lapa. A CGTP-IN homenageia a…
07, agosto 2020

Lar de Reguengos não cumpria orientações da DGS

em Portugal

por ZAP in ZAP

radioalfa / Flickr   O lar de Reguengos de Monsaraz, onde um surto de covid-19 provocou a morte de 18 pessoas, não cumpria as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS), concluiu uma auditoria da Ordem…
07, agosto 2020

Juan Carlos estará num luxuoso hotel nos Emirados Árabes Unidos

em Mundo

por ZAP in ZAP

Salvador Sas / EPA   O rei emérito espanhol, Juan Carlos I, que deixou no passado fim-de-semana o país sob suspeitas de corrupção, estará hospedado num luxuoso hotel nos Emirados Árabes Unidos, de acordo com…
07, agosto 2020

Greve nos entrepostos do Lidl

em Portugal

por AbrilAbril

Os trabalhadores dos entrepostos da Marateca (Setúbal) e Ribeirão (Braga) vão realizar uma greve entre esta sexta-feira e domingo. Trabalhadores do Lidl lutam contra falta de condições de trabalhoCréditos / CESP Na origem desta luta…
06, agosto 2020

Autoridade Marítima em Cascais resgata e assiste 8 pessoas em 4 dias

em Cascais

por CASCAIS24

SEGURANÇA Por VALDEMAR PINHEIRO 06 agosto 2020 Em apenas quatro dias, a Autoridade Marítima, em Cascais, resgatou e assistiu 8 pessoas em dificuldades, no mar e em terra. Na Alameda da Guia duas ciclistas, uma…
06, agosto 2020

Avioneta com 3 ocupantes aterra de emergência nos Oitavos

em Cascais

por CASCAIS24

SEGURANÇA (Fotos BVCascais) Por Redação 06 agosto 2020 (Em atualização) Uma avioneta, com três ocupantes, aterrou de emergência, esta quinta-feira, à tarde, no campo de golfe dos Oitavos, Cascais. O alerta foi dado para as…
06, agosto 2020

Portugal | Caso das golas antifumo já tem 18 arguidos

em Portugal

por Página Global

  O processo sobre alegada corrupção no negócio das golas antifumo tem 18 arguidos, entre os quais o ex-secretário de Estado Artur Neves e o presidente da Proteção Civil Mourato Nunes. A informação foi prestada…
06, agosto 2020

Portugal | Liberdade sob ameaça

em Portugal

por Página Global

Paula Ferreira | Jornal de Notícias | opinião   "Foi transportado num autocarro, escoltado por um carro policial com os rotativos ligados, para o hotel, ali chegado foi encaminhado para a zona do check-in, tendo-lhe…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
Atividades Recentes
Aqui ainda não existem atividades

Últimos posts (País e Mundo)

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

    Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
    Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
    Gravação da reunião na Assembleia da República
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
  • Homicidal Cops Caught On Police Radio
    #TheJimmyDoreShow
    Homicidal Cops Caught On Police Radio
    42 219 visualizações
    •05/06/2020
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate