• Entrada
  • Artigos
  • Mundo
  • CIENTISTA DESMONTA OS MITOS DA HISTERIA CLIMÁTICA

CIENTISTA DESMONTA OS MITOS DA HISTERIA CLIMÁTICA

Furacões01
 
                                           https://www.youtube.com/watch?v=4JJ3yeiNjf4
                  A FALSA CIÊNCIA DOS «CONSENSOS»
Eu gostava que as pessoas com educação científica, que lêem o meu blog, reconhecessem a importância da palestra do Dr. Soon, na medida em que, com argumentos, destrói a PSEUDO-ciência (ou mitos) e a adesão acrítica ao chorrilho de falsidades, por parte das pessoas. Encheram-lhes os ouvidos e a cabeça com uma suposta unanimidade no mundo científico sobre o assunto... o tal «consenso».

Mas a ciência não é, nem nunca foi, uma questão de consenso
A decisão política pode sê-lo. Decidir se adoptamos ou não um determinado programa, ou lei, ou medida governamental, será equivalente a procurar o consenso mais alargado possível na cidadania. Simplesmente, aqui trata-se de leis ou medidas feitas e decididas pela sociedade, pelos humanos. 
Quando lhes quiserem insinuar que a «ciência opera por consensos» ou que «existe um consenso entre os cientistas sobre isto, ou sobre aquilo...» devem duvidar da honestidade da pessoa, sobretudo se ela se intitula cientista. 
Nada, no modo de proceder da ciência, tem a ver com consensos, mas sim com a experimentação, que vem validar ou invalidar determinado modelo, hipótese, ou teoria.  Se um único facto (e, mais ainda, um conjunto de factos) vem contradizer uma teoria, então ela fica INVALIDADA.  Não importa que um exército de «cientistas» feitos à pressão, ou de políticos mascarados de cientistas, clame que tal teoria é verdadeira. No caso de haver facto(s) que a contradiz(em), ela será sempre considerada como falsa, ou como não provada, ou não validada pela experiência e pela observação.
Agora, o que se passa [e isto é muito grave], é uma campanha massiva de media, políticos, activistas sociais, etc. que pensam ter razão. Para eles, tudo o que contradiz essa razão (a razão deles) é desonesto, ao serviço de forças obscuras, etc.
O Dr. Soon chama a atenção para o significado disto, para além da própria controvérsia em torno das alterações climáticas: é a própria ciência que pode estar a ser descredibilizada, junto do grande público. Com efeito, toda esta montagem, envolvendo prestigiosas instituições e nomes sonantes da ciência, acabará por ser vista como aquilo que é, mais cedo ou mais tarde. Muitas pessoas ficarão de tal maneira decepcionadas, que deixarão de ter confiança na ciência em geral, confundindo a má ciência e o abuso de poder no «establishment» científico, com a ciência em si mesma! 
O cepticismo, em qualquer domínio do saber, é uma atitude saudável se ele estiver aberto a examinar - sem preconceitos - quaisquer evidências a favor, ou contra, a teoria que o próprio defende. 
O espírito científico não é «partidário». As pessoas verdadeiramente científicas sabem que se deve lutar contra o seu próprio subjectivismo. Quando virem que um argumento é rejeitado, não por falha de lógica intrínseca, não por insuficiente suporte experimental, não por incompatibilidade com o conjunto dos dados disponíveis, mas por ataques ad hominem, insinuando que são «agentes de lóbis» pró-indústria poluidora, etc... fiquem de pé atrás, exerçam o vosso espírito crítico, tentem perceber quais as motivações subjacentes a tais campanhas. 

Ver o original em 'Manuel Banet' (clique aqui)

Artigos relacionados

Desenvolvimento sustentável: uma visão trabalhista. Por Brian Kohler
Desenvolvimento sustentável: uma visão trabalhista. Por Brian Kohler Seleção e tradução de Francisco Tavares Desenvolvimento sustentável: uma visão trabalhista Por Brian Kohler, membro... 33 views Tue, 25 Feb 2020, 17:01:45
 Por trás da ideologia verde
Por trás da ideologia verde – Os piores projectos das elites mundializadas por Pierre Lévy [*] O "Pacto verde" ("Green Deal" no jargão bruxel... 55 views Sat, 15 Feb 2020, 22:56:47
O sistema global a caminho do colapso financeiro e climático?
O sistema global a caminho do colapso financeiro e climático? A crescente desigualdade, bem evidente na pauperização acelerada dos assalariados, e a sobrevivência do modelo eco... 33 views Sun, 09 Feb 2020, 01:05:13
CASCAISEA realizou a sua primeira ação pública, na praia do Abano
CASCAISEA realizou a sua primeira ação pública, na praia do Abano Foi no passado sábado, que a recém-formada associação ambiental CASCAISEA realizou oficialmente a sua primeira ação pú... 69 views Wed, 29 Jan 2020, 14:22:51
É lei. França começa a banir plástico descartável
É lei. França começa a banir plástico descartável Márcia de Sousa (Fonte: Sitehttps://ciclovivo.com.br/) Em plena véspera de Natal, o governo da França publicou um dec... 41 views Tue, 28 Jan 2020, 15:25:32
Polícia Municipal aperta cerco ao transporte e abandono ilegal de entu...
Polícia Municipal aperta cerco ao transporte e abandono ilegal de entu... (Fotos CMCascais) Por Redação 23 janeiro 2020 Cerca de 60 toneladas de resíduos sem contro... 95 views Fri, 24 Jan 2020, 01:38:48

Ambiente

  • Criado em .
  • Visualizações: 44

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Últimos posts

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • Vasco Graça updated his profile
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate