• Início
  • Artigos
  • Mundo
  • Venezuela anuncia investigação contra Guaidó por traição à pátria
  • XINHUA Português
  • Mundo

China e Rússia miram duplicar volume comercial e intensificar cooperação

São Petersburgo, Rússia, 17 set (Xinhua) -- A China e a Rússia concordaram na terça-feira em aumentar ainda mais a cooperação em comércio, energia e outras áreas e firmaram o objetivo de duplicar o volume do comércio bilateral.

O acordo foi atingido quando o primeiro-ministro chinês Li Keqiang esteve na Rússia e copresidiu a 24ª reunião regular entre os chefes do governo chinês e russo com o primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev.

Li disse que a China está disposta a alinhar melhor a Iniciativa do Cinturão e Rota com a União Econômica Euroasiática, manter o crescente ímpeto do comércio China-Rússia e melhorar o nível de facilitação de comércio e investimentos.

O premiê chinês incentivou as duas partes a se esforçar pela meta de duplicar o volume do comércio bilateral.

A China é o principal parceiro comercial da Rússia há nove anos consecutivos. No ano passado, o volume do comércio bilateral aumentou 27,1% e superou a marca dos US$ 100 bilhões pela primeira vez.

Li pediu que a China e a Rússia implementem conjuntamente os importantes projetos de energia, abram mais seus respectivos mercados e explorarem um modelo de cooperação de refinação de petróleo e engenharia química.

Ele também pediu para intensificar a cooperação em ciência e inovação, finanças, agricultura e intercâmbios subnacionais e interpessoais.

Por seu lado, Medvedev disse que a Rússia está disposta a expandir ainda mais o comércio com a China e trabalhar arduamente para realizar a meta de duplicar o volume comercial.

Além da cooperação bilateral nas áreas tradicionais como energia, a Rússia aumentará a cooperação em alta tecnologia e promoverá a cooperação em áreas incluindo agricultura, indústria, aviação e espaço e energia nuclear para render mais resultados frutíferos, disse Medvedev.

A Rússia dá grande importância à cooperação subnacional e aos intercâmbios interpessoais, assinalou Medvedev, acrescentando que seu país espera realizar mais intercâmbios entre jovens, universidades e governos locais.

A visita de Li foi realizada na ocasião em que os dois países celebram o 70º aniversário do estabelecimento de suas relações diplomáticas. Durante a visita de Estado que o presidente chinês Xi Jinping fez à Rússia em junho deste ano, a relação China-Rússia foi elevada a uma parceria estratégica abrangente de coordenação para uma nova era.

Sendo os maiores vizinhos entre si e membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, a China e a Rússia têm laços saudáveis e estáveis, disse Li.

No contexto da crescente incerteza e fatores instáveis na situação internacional, não somente beneficia os dois países, mas também contribui para a estabilidade e prosperidade regional e mundial que a China e a Rússia aumentem a coordenação estratégica, fortaleçam a confiança política mútua, aprofundem a cooperação pragmática e intensifiquem os intercâmbios culturais e interpessoais, acrescentou.

Medvedev disse que este ano é muito importante para as relações China-Rússia porque representa o 70º aniversário da fundação da República Popular a China, assim como o 70º aniversário dos laços diplomáticos entre os dois países.

Além de assinalar que os laços bilaterais se encontram em seu melhor momento da história, Medvedev disse que desenvolver os laços com a China é uma prioridade da política externa da Rússia, dado que se ajusta às próprias necessidades do país.

Ele disse que os dois países estão coordenando o cenário internacional e defendendo o cumprimento das regras internacionais multilaterais e opondo-se às sanções unilaterais.

Durante a reunião, Li e Medvedev acompanharam os relatórios dos vice-primeiros-ministros da China Sun Chunlan e Hu Chunhua, o primeiro vice-premiê russo Anton Siluanov e os vice-premiês da Rússia Dmitry Kozak, Tatyana Golikova e Maxim Akimov.

Os dois chefes de governo também realizaram profundos intercâmbios de opiniões sobre assuntos regionais e internacionais de preocupação comum.

Depois da reunião, Li e Medvedev assinaram um comunicado conjunto sobre a 24ª reunião regular e presenciaram a assinatura de uma série de acordos em áreas como investimento, economia e comércio, agricultura, energia nuclear, aviação, ciência e tecnologia e economia digital.

Li chegou na tarde de segunda-feira a São Petersburgo para realizar uma visita oficial de três dias. Fim

Ver original em "XINHUA Português" na ligação seguinte:

http://portuguese.xinhuanet.com/2019-09/18/c_138401185.htm

Artigos relacionados

 Área florestal na Mongólia Interior expande 17 milhões de hectares em...
Área florestal na Mongólia Interior expande 17 milhões de hectares em...   O Parque Nacional do Pântano de Genheyuan na Região Autônoma da Mongólia Interior, norte da China. (Xinhua/L... 28 views Sat, 05 Oct 2019, 21:25:54
“Servir ao povo”: 70 anos do milagre social da Revolução Chinesa
“Servir ao povo”: 70 anos do milagre social da Revolução Chinesa “O povo chinês se levantou”. O título desse famoso discurso de Mao Tsé-Tung em 1949 incorporava uma promessa feita pel... 40 views Wed, 02 Oct 2019, 13:33:12
Trump diz que EUA terão boas relações com a Rússia 'porque é inteligen...
Trump diz que EUA terão boas relações com a Rússia 'porque é inteligen... © AP Photo / Jose Luis Magana Os Estados Unidos terão um relacionamento amigável com a Rússia, disse o presi... 35 views Thu, 03 Oct 2019, 00:00:07
A REVOLUÇAO CHINESA
A REVOLUÇAO CHINESA SEPTUAGÉSIMO ANIVERSÁRIO  Comemora-se hoje o 70.º aniversário da Revolução Chinesa, data do nascimento da Repúbli... 29 views Tue, 01 Oct 2019, 18:04:27
China ajuda reforma do sistema de governança global, sem "reinventar a...
China ajuda reforma do sistema de governança global, sem "reinventar a... Beijing, 27 set (Xinhua) -- A China participará ativamente da reforma e desenvolvimento do sistema de governança glo... 32 views Fri, 27 Sep 2019, 15:25:48
Putin pede para Europa e Ásia não instalarem mísseis de curto e médio ...
Putin pede para Europa e Ásia não instalarem mísseis de curto e médio ...     Kremlin confirmou que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, enviou proposta de introdução de morat... 36 views Fri, 27 Sep 2019, 15:06:08

China, Rússia

  • Criado em .
  • Visualizações: 24

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Últimos posts

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • Vasco Graça updated his profile
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades